Pós-Graduação/MBA Presencial

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Atender os profissionais da área do Direito, em especial advogados, defensores públicos, procuradores, promotores e magistrados que visem o aprimoramento de conhecimentos em processo civil.

    1 - AÇÃO RESCISÓRIA E MEDIDAS CONSTITUCIONAIS

    Ação Rescisória e Ação Anulatória: conceito, natureza jurídica, cabimento. Erro de fato, erro de direito, ofensa à lei e à coisa julgada. Dolo e fraude à lei: prova falsa, documento novo. Artigo 485 do CPC. Ação anulatória: conceito, natureza jurídica, cabimento.Competência, sentença homologatória. Artigo 486 do CPC. mandado de segurança, Habeas Corpus, mjandado de injunção Habeas Data: conceito, objetivo, partes, competência e legitimidade, liminar, sentença, recurso e execução. Ação popular e ação civil pública: conceito, requisitos, legitimidade, competência. O papel do Ministério Público, liminar, sentença, recursos e execução. Atividade Complementar Integrada.

    2 - CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E PROCESSO DE EXECUÇÃO

    Cumprimento de Sentença: disposições gerais, Liquidação de Sentença, Cumprimento Provisório e Definitivo. Espécies de Cumprimento de Sentença. Processo de Execução: disposições gerais, Partes, Competência, Requisitos, Título Executivo, Exigibilidade da Obrigação, Responsabilidade Patrimonial. Das Diversas Espécies de Execução, Do Procedimento, Citação do Devedor, Arresto, Penhora, Depósito e Avaliação. Da Penhora: objeto, registro, lugar, modificações, espécies. Expropriação: adjudicação e alienação. Da Satisfação do Crédito. Execução Contra a Fazenda Pública. Execução de Alimentos. Embargos à Execução. Da Suspensão e Extinção do Processo de Execução. Atividade Complementar Integrada.

    3 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    4 - PROCESSO DO CONSUMIDOR

    CDC: noções gerais. O processo civil contemporâneo. O CDC enquanto norma de ordem pública e de interesse social. Tutela Individual e Coletiva do Consumidor. Substituição processual. Processo Coletivo. O ônus da prova no CDC. Prescrição e Decadência no CDC. Atividade Complementar Integrada.

    5 - PROCESSO DO TRABALHO

    O processo do trabalho: noções gerais. As normas e os princípios do processo civil aplicáveis ao processo do trabalho. Procedimentos Trabalhistas (Processo em Geral, Dissídios Individuais, Dissídios Coletivos, Execução e Recursos). Atividade Complementar Integrada.

    6 - PROCESSO TRIBUTÁRIO

    O Direito Processual Tributário e temas atuais. Princípios Constitucionais Tributários. Constituição e exigência do crédito tributário. O lançamento tributário e suas espécies. Suspensão, exclusão e extinção do crédito tributário. O Processo administrativo fiscal. Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - CARF. O depósito recursal no processo administrativo tributário e o posicionamento do Supremo Tribunal Federal. Apreciação da constitucionalidade das leis pelo CARF. O processo judicial tributário. Espécies de ações atinentes ao direito tributário. O Mandado de Segurança. A tutela antecipatória e a ação cautelar no direito tributário. A execução fiscal. A exceção de pré-executividade. O controle concentrado de constitucionalidade e sua repercussão para o direito processual tributário. O problema da legitimidade do Ministério Público: questionamentos da matéria tributária. Atividade Complementar Integrada.

    7 - TEORIA GERAL DO PROCESSO E PROCESSO DE CONHECIMENTO

    Norma Jurídica. Direito Objetivo, Subjetivo e Protestativo. Direito Material e Direito Processual. Interpretação e Integração da Norma Processual. Eficácia da Norma Processual no Tempo e no Espaço. Precedentes Históricos do Direito Processual. Necessidade e Reconhecimento de uma Teoria Geral do Direito Processual. A Teoria dos Princípios. Princípios de Direito Processual. O Acesso à Justiça. O Movimento de Efetividade do Processo. Os Escopos do Processo. Trilogia Estrutural do Direito Processual. Jurisdição: características, poderes e limites. Jurisdição Contenciosa e Voluntária. Competência Absoluta e Relativa. Critérios de Fixação de Competência. O Direito de Ação. Condições da Ação: debate atual. Teorias sobre a Natureza do Processo. Litisconsórcio. Intervenção de Terceiros. Incidentes Processuais. Amicus Curiae. Desconsideração da Personalidade Jurídica. O Processo de Conhecimento e seu Procedimento Comum. Juizados Especiais Cíveis. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TEORIA GERAL DOS RECURSOS E RECURSOS EM ESPÉCIE

    Natureza Jurídica do Recurso. Origem Histórica do Sistema Recursal. Espécies. Sucedâneos Recursais. Princípios Informadores do Sistema Recursal Brasileiro. Pressupostos Recursais: objetivos e subjetivos. Sucumbência. Fundamentos do Recurso: error in iudicando e error in procedendo. Juízo de Admissibilidade e Mérito. Efeitos do Recurso. Recursos em Espécie: Apelação, Agravos de instrumento e interno, Embargos de Declaração, Prequestionamento, Recurso Ordinário Constitucional, Recurso Especial, Recurso Extraordinário, Incidentes: Recurso Adesivo, Resolução de Demandas Repetitivas, Arguição de Inconstitucionalidade, Assunção de Competência, Conflito de Competência, Homologação de Decisão Estrangeira e Reclamação. Atividade Complementar Integrada.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    10 - TUTELA PROVISÓRIA

    Tutela Provisória: disposições gerais, Da Tutela de Urgência: Tutela Antecipada e Tutela Cautelar, requisitos e procedimentos. Da Tutela de Evidência: requisitos e procedimentos. Atividade Complementar Integrada.

    • Nenhuma turma agendada.

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.