Objetivo
O curso tem por objetivo formar e capacitar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais de educação num contexto interdisciplinar das neurociências básicas aplicadas no cotidiano escolar. Promovendo conhecimento que entre inúmeras capacidades, propiciarão o entendimento da maneira como o sistema nervoso central desenvolve os aspectos de aprendizagem da fala, leitura e escrita. Compreendendo a recepção de informações, interpretações e a elaboração de respostas.
1 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEUROCIÊNCIA
Promover a ação a aprendizagem através das relações individuais e grupais, a fim de valorizar a aprendizagem do cérebro social, sendo utilizado todos os contextos propostos nas outras disciplinas, perpassando nos procedimentos relacionados à memória humana, atenção, percepção, criatividade, pensamento, linguagem, expressão motora, emoção, afetividade e inteligência humana. Atividade Complementar Integrada
2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E APRENDIZAGEM
Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo,Córtex cerebral e áreas do neocórtex.Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental.Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas,glutamato,GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem. Atividade Complementar Integrada
3 - FUNDAMENTOS DE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO
Bases filogenéticas do cérebro humano ( primitivo, emocional e intelectual). Áreas encefálicas especializadas na linguagem. Estudos da linguagem e a estimulação cerebral. Atenção. Conseqüências Comportamentais da Atenção. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular,Habituação,Consciência caracterização e aspectos evolutivos. Lateralização Hemisférica de Função. Pensamento e Ação, Sensação, Percepção e Imagens Mentais. Áreas de Associações. Criatividade. Plasticidade Cerebral. Memória. Bases Moleculares da memória. Tipos de Memórias. Lobos temporais e a Memória. Funções do Hipocampo na Memória. Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais .O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral.Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral.Circuitos Neurais da Agressão e Raiva.Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal.Formação Reticular,Habituação,Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento.Comportamento Adaptativo e Aprendizagem. Atividade Complementar Integrada
4 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS: EVOLUÇÃO E ATUALIDADE
Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular,Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas.Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências. Atividade Complementar Integrada
5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.
6 - NEUROCIÊNCIA APLICADA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Como o cérebro aprende e guarda saberes, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem. Planejamento de ensino. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos. Atividade Complementar Integrada.
7 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE E SENSORIAL
Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo .A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras.Ciclo do Sono. Vigíla, Ritmos Circadianos e Cronobiologia Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento). Atividade Complementar Integrada
8 - NEUROCIÊNCIA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Bases e o contexto Histórico da Educação. A Contribuição da escola no desenvolvimento cognitivo da aprendizagem. Razão e emoção no contexto escolar. Teoria da Complexidade e da Subjetividade na organização do conhecimento. A Plasticidade Cerebral e os estímulos neurais no processo da aprendizagem. Origem do Pensamento e a formação das conexões nas estruturas neurais.Teoria das Habilidades Múltiplas e os estímulos das Inteligências. Educação Emocional. Auto-estima na aprendizagem.Teoria da Aprendizagem e os Teóricos da Educação. Processos de informações e o papel do cérebro na aprendizagem.Tendências Pedagógicas Contemporâneas. Atividade Complementar Integrada
9 - NEUROCIÊNCIAS E OS TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM
Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem, Apraxias, Afasias, Agnosias, Dislexia, Disgrafias,Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Dependências Químicas, Outras funções executivas. Neurobiologia do Estresse, Fobias. Reflexos e Comportamentos Complexos. Hiperatividade e Déficit de Atenção nos comportamentos sociais. Envelhecimento neurológico. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente. Atividade Complementar Integrada
10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.