Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM GESTÃO DE COMPRAS E SUPRIMENTOS

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Formar profissionais para atuar na área de Suprimentos de grandes empresas, bem como desenvolver e ampliar a capacidade técnica de profissionais que já trabalham na área mas que desejam aprofundar os seus conhecimentos. Este curso foi estruturado visando atender às necessidades das empresas em contratar profissionais treinados e qualificados na área de Suprimentos. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao mercado.

    1 - GESTÃO DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES

    Análise do fluxo das requisições; Estratégias de acesso ao mercado; Processo de análise das propostas (biddings); Processo de reajustes de preços. Atuação convencional x Atuação contemporânea de Suprimentos; Ruptura de modelo; Segmentação estratégica das diferentes categorias de bens e serviços adquiridos; Estabelecimento das estratégias de relacionamento com fornecedores para cada grupo segmentado; Inteligência de Mercado; Análise dos fatores de força e fraqueza dos compradores e fornecedores quando do estabelecimento de estratégias de relacionamento; Acompanhamento e controle do planejamento estratégico realizado. Atividade Complementar Integrada.

    2 - GESTÃO DE CONTRATOS

    Tipos de contratos; Fases de um contrato/ Fluxo de aprovação; Metodologia para formalização de contratos; Especificidades da contratação de serviços (SLA); Ferramentas utilizadas no acompanhamento de Contratos; Aspectos jurídicos associados à realização dos contratos. Atividade Complementar Integrada.

    3 - GESTÃO DE PESSOAS EM SUPRIMENTOS

    Mercado de Trabalho e empregabilidade; Networking; Planejamento de Careira; Marketing Pessoal; Processos Seletivos; Recrutamento e Seleção; Times Multidisciplinares; Cultura e clima organizacional; Liderança; Gestão do Conhecimento; Sistemas de Recompensas; Atividade Complementar Integrada.

    4 - GESTÃO DE SERVIÇOS E INFRAESTRUTURA EM SUPRIMENTOS

    Cadeia de relacionamento da integração dos serviços de manutenção, limpeza e resíduos, com seus clientes e fornecedores (visão do mercado). Como realizar estimar custos adequados a cada operação. Melhorias contínuas na prática da gestão de serviços. Tipos e tendências de manutenção (manutenção corretiva, preventiva, preditiva e engenharia de Manutenção). Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

    Conceitos e definições sobre estratégias empresariais; Campos de atuação da estratégia empresarial (campo do poder econômico e suas interfaces); Administração estratégica sob a ótica sistêmica (cenários, valores organizacionais, empresa e seu ambiente operacional); Componentes do processo de planejamento nas organizações: Práticas e requisitos fundamentais para uma gestão orientada para excelência. Atividade Complementar Integrada.

    6 - INTELIGÊNCIA DE MERCADO EM SUPRIMENTOS

    Trabalhando a inteligência em compras a fim de proporcionar suporte adequado às negociações. O mecanismo de monitoramento de mercados fornecedores como fator-chave de sucesso na gestão da cadeia de suprimentos através da identificação de riscos e oportunidades, potencializando as negociações através do cruzamento de demanda interna com drivers de mercado. Gerando informações concretas e tendências sobre uma determinada carteira ou fornecedor, suportando a geração de valor e melhoria da qualidade e abastecimento. Atividade Complementar Integrada.

    7 - LOGÍSTICA E GESTÃO DE ESTOQUES

    Introdução de novos conceitos da logística empresarial como diferencial competitivo; Conceitos e as principais decisões envolvidas nas diferentes etapas do fluxo de materiais bem como o sistema de informações que permite o controle destes fluxos; Relacionamento empresarial de redes de organizações, o Supply Chain Management, traduzidos pelas parcerias empresariais que permitem resultados ampliados aos participantes, demonstrando a importância da compreensão das mudanças culturais empresariais que privilegiam os processos, na busca de acréscimos de valor aos clientes finais. Gestão de estoques: conceituação, objetivos, avaliação de estoques, sintomas e reflexos da gestão. Previsão de estoques: requisitos, recomendações, sistemas e técnicas de previsão de demanda. Correção antecipada do consumo em função do aumento da utilização. Economia decorrente da padronização de material: considerações, procedimento matemático, economias da padronização. Avaliação do desempenho e performance da gestão de estoques: objetivos, relatórios, gráficos. Saneamento dos estoques: critérios de saneamento, cuidados nos ajustes. Atividade Complementar Integrada.

    8 - MATEMÁTICA FINANCEIRA

    Taxas de juros. Juros simples. Juros Compostos. Equivalência de taxas. Capitalização com Juros simples e Juros Compostos. Rendas financeiras. Planos de amortizações. Valor Presente e Valor Futuro. Conceitos básicos de fluxo de caixa e valor do dinheiro no tempo. VPL e TIR. Atividade Complementar Integrada.

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    10 - NEGOCIAÇÃO

    Aspectos gerais das negociações; Perfis e conflitos; Estratégias de negociação; Negociação competitiva e colaborativa; Simulação entre grupos. Atividade Complementar Integrada.

    11 - POLÍTICAS E PROCESSOS DE SUPRIMENTOS

    O papel da área de suprimentos no supply chain. O papel da área de suprimentos na organização. O processo de suprimentos. Origem da demanda. A requisição de compra. Análise da requisição. Decisão de troca ou manutenção do fornecedor. Processo de seleção de fornecedores. Escopo de RFP. Análise técnica e comercial de propostas. Identificação, qualificação e seleção de fornecedores. Coleta e análise de informações. Compliance em suprimentos.

    12 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, RISCO E INTEGRAÇÃO COM FORNECEDORES

    Benefícios e aplicações da Gestão da informação, integração, performance e riscos. Conceitos básicos, termos e definições. Componentes da estrutura para gerenciar riscos. Elementos principais do processo de Gestão da informação, integração e riscos: comunicação e consulta, estabelecimento do contexto, identificação, análise e avaliação, tratamento, monitoramento e análise de reação. Integração cooperativa, performance, imagem perante ao mercado fornecedor. Ferramentas tecnológicas de apoio a gestão de suprimentos. Atividade Complementar Integrada.

    13 - TÉCNICAS DE ORATÓRIA

    Conceitos gerais a respeito de comunicação; Argumentação estratégica e objetivos de uma apresentação; Abordagem vivencial de técnicas aplicadas a apresentações com base na oratória e na neurolinguística; Como conseguir o interesse e engajamento da plateia sabendo quais são seus pontos fortes como orador; Como produzir e utilizar um bom recurso audiovisual gerando influência. (ênfase no PowerPoint); Como falar em público com naturalidade conhecendo seu estilo, seus medos e como equilibrá-los. Atividade Complementar Integrada.

    14 - TÓPICOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Negócios e Gestão de Projetos; Definições: PMI, PMBOK, Projeto, Programa, Portfólio e Gestão de Projetos; Steakholders em projetos; Metodologia de gestão de Projetos: Ciclo de vida, áreas de conhecimento, seus processos de gestão de projetos; Iniciação e Planejamento de Projetos; Execução, Controle e Encerramento de Projetos. Atividade Complementar Integrada.

    15 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    16 - TRIBUTAÇÃO EM SUPRIMENTOS

    Aspectos dos principais impostos (IPI, ICMS e ISS; ICMS/IPI; ISS). Recolhimento de diferencial de alíquotas: casos (ICMS). A retenção do ISS pelo tomador de serviço. Compras de Ativos (máquinas, prédios…) Compras para Industrialização (componentes para produzir, matéria-prima) Compras de material de escritório, serviços. Impactos dos tributos na escolha do fornecedor. Possibilidade de Créditos de Imposto na Compra de bens. Comercio Exterior. Tipos de Importação. Incoterms. As Compras internacionais: Imposto de Importação, IPI, ICMS, PIS/COFINS. Os acordos internacionais: Mercosul, México, ex-tarifários. Atividade Complementar Integrada.

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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

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Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.