Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM MARKETING

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Este curso se propõe a analisar as possibilidades estratégicas que o marketing oferece, dentro de uma concepção baseada numa ótica tridimensional, mercadológica e ações táticas.

    1 - ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS

    Objetivos: Explorar os métodos de planejamento, administração e avaliação de resultados da equipe de vendas, baseados na administração do relacionamento com o cliente, no trabalho de equipe e na qualidade em vendas; Analisar diversas possibilidades de Marketing Direto e e-commerce. Ementa: A força de vendas e a orientação estratégica da empresa. Gestão do pessoal de vendas. Planejamento de vendas. Avaliação e controle de resultados. Gerenciamento de canais de distribuição. Logística das vendas. Análise dos mercados atacadista e varejista. Marketing Direto. Telemarketing. E-commerce.

    2 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    Objetivos: Analisar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor; Estudar os processos de compra por parte dos consumidores. Ementa: Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Arquétipos de Marketing. Papeis de compra. Comportamento de compra: complexo, variados, habitual e com dissonância reduzida. Estágios no processo de compra. Comportamento pós-compra.

    3 - COMUNICAÇÃO EM MARKETING

    Objetivos:Fornecer conhecimentos sobre publicidade para permitir ao profissional de Marketing melhor planejar o processo de comunicação empresarial com o mercado consumidor; Permitir a integração da comunicação às demais atividades do Marketing; Capacitar o profissional de Marketing para a tomada de decisões quanto à escolha de agências, planejamento de mídia e elaboração de campanha nessa área. Ementa: A função da propaganda. A propaganda no contexto de Marketing. O processo criativo, o braistorm e o reverse-braistorm. A linguagem da publicidade. Comunicações integradas de Marketing (4 Ps). Plano de mídia Mídia de Massa e No Mídia. Plano estratégico da Campanha Publicitária (pesquisa de praça e pesquisa de mercado entre outros). Campanhas publicitárias e cases. Sistemas de avaliação e manutenção de campanhas. Avaliação: produção de uma campanha.

    4 - ENDOMARKETING

    Objetivos: Desenvolver a conscientização sobre a importância do endomarketing como uma filosofia de gestão de pessoas e uma forma sistemática de criar e ressaltar uma cultura para os clientes. Analisar as ferramentas e processos do endomarketing. Ementa: Conceito de endomarketing. Perceber a prestação de serviços como o grande diferencial das organizações. A força do endomarketing em empresas competitivas. A interligação do marketing e a área de Recursos Humanos. Implementação estratégica do endomarketing e suas atividades.

    5 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    6 - MARKETING DE PRODUTOS E PREÇOS

    Objetivos: Analisar as etapas do processo de criação, desenvolvimento e lançamento de produtos; Desenvolver identidade de marca e implementar posicionamento para produtos; Elaborar estratégias de preços. Ementa: Conceito e classificação de produtos. Ciclo de vida do produto. Estratégias de determinação de preços. Políticas de preços de bens intangíveis. Exposição estratégica de produtos. Saturação de produtos. Revitalização de produtos. Sazonalidade. Embalagem. Produtos de conveniência.

    7 - MARKETING DE SERVIÇOS

    Objetivos: Transmitir conhecimentos para implementação do Marketing em suas três dimensões ( cultural, estratégica e tática ) nas organizações de serviços; Analisar as diferenças táticas entre o marketing de bens tangíveis e marketing de serviços; Analisar caminhos estratégicos de sucesso em empresas de serviços no Brasil. Ementa: A importância do setor de serviços no mundo e no Brasil. O conceito de Marketing aplicado a serviços. Comportamento do consumidor de serviços. Marketing Interativo. O Marketing de experiência. Posicionamento. Diferenciação. Marketing de Relacionamento. Desenvolvimento do produto serviço. Aspectos táticos do Marketing de Serviços: preço, promoçãos e distribuição.

    8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    9 - PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

    O ambiente de negócios e a aceleração da mudança. A competição em escala mundial. O papel da visão estratégica. O Marketing em três dimensões. A mudança de paradigmas. A evolução da administração estratégica. Etapas do processo de administração estratégica . Análise dos componentes e fatores ambientais relevantes. Diretrizes organizacionais. Missão e Princípios. Objetivos estratégicos. Estratégias. Plano estratégico de Marketing. Análise de estratégias de Marketing para diversos segmentos de negócios.

    10 - PROMOÇÃO DE VENDAS

    Promoção de vendas: conceitos e aplicações. Promoção de vendas X Propaganda. Ferramentas de promoção de vendas. Promoção para equipe de vendas: montagem de programas. Premiações e divulgação da campanha. Promoção a nível de revendedor: tipos e programas. Promoção a nível de consumidor: amostra, brindes, pacote promociona, concursos, cuponagem e demonstração. Planejamento do programa de promoção: propósitos, finalidades e metodologias.

    11 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

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Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.