Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Oferecer aos alunos um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos sobre a gestão estratégica de pessoas de forma a capacitar os participantes a coletar dados, mapear práticas e analisar resultados que possam gerar um desempenho organizacional mais eficaz e condizente com a atual conjuntura dos negócios

    1 - CLIMA ORGANIZACIONAL, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE DO TRABALHADOR

    Trabalho e saúde do trabalhador. Evolução histórica e diferentes abordagens da Qualidade de Vida. Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional do Trabalhador: higiene, segurança e medicina do ambiente de trabalho. Elaboração de Projetos e Programas de Qualidade de Vida. Atividade Complementar Integrada.

    2 - CULTURA E GESTÃO DA MUDANÇA

    Definição de cultura e subcultura organizacional. Aspectos formadores da cultura de uma organização. Formas de transmissão da cultura organizacional. Mudança cultural de uma organização e seus desafios. Manifestações da cultura organizacional. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Cultura e mudança. Atividade Complementar Integrada.

    3 - DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

    Desafios e exigências do contexto dos negócios para capacitação e desenvolvimento de pessoas. Conceitos de gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional; A estratégia corporativa: implicações e relações com as práticas de aprendizagem organizacional; Conceitos de gestão de competências e de educação corporativa; Conceitos básicos, princípios e evolução da educação corporativa; Modelos de educação corporativa. O uso das tecnologias e novas abordagens pedagógicas para a educação corporativa. Projeto de Educação Corporativa. Avaliação dos Resultados. Atividade Complementar Integrada.

    4 - GESTÃO DA POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO

    Equilíbrio Interno e Equilíbrio Externo; Meritocracia; Estratégia de Remuneração e suas relações com a Cultura Organizacional; Remuneração Variável ;Benefícios; Motivação Intrínseca. Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO DE CARREIRAS E DESEMPENHO HUMANO NO TRABALHO

    Alinhamento entre planejamento estratégico organizacional, planejamento de recursos humanos e planejamento de carreira. Análise do Trabalho. Estrutura e modelos de Cargos e Carreiras. Potencial. Competências e Desempenho Humano no Trabalho. Gestão do Desempenho Humano no Trabalho. Indicadores de Desempenho. Avaliação de desempenho e avaliação de desempenho por competências. Técnicas de apoio à gestão do desempenho: feedback, feedforward, coaching e mentoring. Atividade Complementar Integrada.

    6 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    7 - GESTÃO DO PROCESSO DE ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS

    O Processos de atração e de retenção por competências na Gestão de Recursos Humanos: diferenciação e interrelação entre os dois processos; Impacto das mudanças ambientais e organizacionais nos processos de atração e de retenção por competências; O processo de atração: visão geral e estratégica do recrutamento & seleção. A ação de recrutamento: estratégias eficazes e fontes de captação de candidatos; Processo seletivo: modelos de seleção; etapas do processo; técnicas e instrumentos eficazes para o processo seletivo. A validade preditiva das técnicas e instrumentos usados no processo seletivo; Lidando com o gerenciamento de impressões no processo seletivo; Monitoramento, avaliação e mensuração do processo seletivo;Políticas e estratégias de retenção na Gestão de Recursos Humanos. Atividade Complementar Integrada.

    8 - LIDERANÇA, GESTÃO DE CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE ELEVADO DESEMPENHO

    Conceitos de Gestão e Organização; Cultura e Liderança, conceitos e características. Perfil do gestor/Líder; Motivação; Objetivos da Motivação nas empresas; Como ocorre e fatores que impactam na Motivação das Pessoas; O papel da Motivação na gestão e construção de equipes de alta performance. ; A importância do Estilo de lideranças na Motivação do colaborador; Pessoas Motivadas; A importância da Liderança no Trabalho; Diferentes abordagens acerca da Liderança; Características e Tributos que os Líderes devem ter; Estilos de Liderança; Empowerment e Delegação de Autoridade; Comunicação Interpessoal; Ser Coach; Teorias que fundamentam a liderança nas Organizações. Ética e liderança. Atividade Complementar Integrada.

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    10 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RECURSOS HUMANOS E INDICADORES

    O pensamento estratégico e Prospectivo; Construção de cenários na perspectiva de recursos humanos. Análise do macroambiente. Diagnostico Organizacional. Cadeia de valor. Visão, missão e objetivos empresariais. Modelos de Planejamento de Recursos Humanos. Alinhamento do planejamento estratégico de RH ao Planejamento organizacional. Indicadores de desempenho e resultados em RH. Atividade Complementar Integrada.

    11 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Nenhuma turma agendada.

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.