Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM GESTÃO DE PROPRIEDADES - REAL ESTATE

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Proporcionar ao profissional ampla visão de mercado, desenvolver competências, habilitando-o para atuar na área de Real Estate e gestão de propriedades, aplicando conceitos inovadores, técnicas e fundamentos necessários para seu amadurecimento teórico e prático na profissão, tornando-o assim apto para realização da atividade.

    1 - ANÁLISE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE ESPAÇOS CORPORATIVOS E FONTES DE RECURSOS

    Aspectos relevantes da orçamentação. Montagem de budget para empreendimentos corporativos. Análise de gastos e alocação de verbas: desafios e lições aprendidas. Contratação de serviços de forma diferenciada.

    2 - DIREITO IMOBILIÁRIO E CIVIL EM ESPAÇOS COORPORATIVOS

    Introdução aos Contratos Imobiliários; Aspectos Jurídicos da Administração de Propriedades; Transações imobiliárias: compra, venda, locação, built to suit, permuta, comodato, doação, hospedagem, etc; Incorporações Imobiliárias, Condomínio Edilício, Direito de Vizinhança e Multipropriedade Imobiliária; Registros Públicos - Panorama e Controvérsias; Responsabilidade Civil e Relações de Consumo no Mercado Imobiliário.

    3 - ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS IMPACTANDO NA GESTÃO DE PORTFÓLIO

    O desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis e com certificações ambientais está cada vez mais comum na indústria de Real Estate. Essa matéria irá fornecer ferramentas para avaliar de forma efetiva o que pode ser melhorado, gerenciar e reconhecer oportunidades de implementar estratégias sustentáveis nos empreendimentos, reduzindo assim custos operacionais e melhorando o nível de satisfação dos usuários.

    4 - GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS, SUPRIMENTOS E NEGOCIAÇÃO

    Avaliação do mercado de Soft Service e Hard Service, suas fases de implantação, contratação, tipos de contratos e gestão dos contatos. Modelo de contratação para serviços de áreas comuns e privadas (pay per use, demanda programada, SLA, Disponibilidade de equipamentos e gestão de concessões). Tecnologias voltadas para edificação que impactam na produtividade e evolução do nível dos serviços, negociação e regras básicas de segurança.

    5 - GESTÃO DE ESPAÇOS COORPORATIVOS FLEXÍVEIS

    Explorar, entender e elucidar a forte e rápida mudança do jeito de trabalhar, influenciado pela tecnologia e crise econômica, gerando um forte impacto no mercado de Real Estate, o que fortaleceu a tendência do coworking e trabalho remoto. Estudar esta mudança e reaprender a gerir e lidar com esta realidade do trabalho flexível, abordagem de conceitos, benefícios co-living e trabalho remoto.

    6 - GESTÃO DE RISCO EM PROJETOS COORPORATIVOS

    Definição de Riscos, Ameaças e Vulnerabilidade, categorias de Riscos e dimensões dos Riscos, técnicas para identificação de riscos, conceito de severidade de riscos, matriz de Probabilidade e Impacto, Lista de Riscos, Riscos Residuais, Desenvolvimento de estratégias de resposta aos riscos, Conceito de prevenção vs contingência , Monitoramento de riscos e conceito de Trigger. Abordar risco com foco em projetos, a importância da definição do escopo inicial e os principais riscos associados à má elaboração inicial do escopo, A importância da reunião de start-up em projetos, com o comprometimento da alta direção, Principais ferramentas de análise de viabilidade de projetos – Técnicas básicas de análise, A importância do acompanhamento dos riscos durante todas as fases do projeto, Gestão financeira dos riscos – como dimensionar as reservas (Valor Monetário Esperado), A importância das lições aprendidas no final do projeto e principais erros em projetos de Real Estate voltados para a Área de Facilities.

    7 - GESTÃO ESTRATÉGICA DE WORKPLACE

    A evolução das organizações, das formas de trabalhar e dos espaços de trabalho. Introdução à Gestão Estratégica de Workplace. Entendendo o que acontece hoje no espaço de trabalho. Projetando para o futuro: Novas formas de trabalhar e novos comportamentos, O trabalho e o espaço de trabalho ágil, Bemestar: O escritório e o cérebro. Noções de change management: ajudando as pessoas no processo de mudança de espaços e de comportamentos, Estudos de caso.

    8 - LIDERANÇA E GESTÃO DA MUDANÇA

    Observar as abordagens contemporâneas de liderança em um mundo em constante transformação, as Melhores Práticas em Projetos de Gestão de Mudança: fatores críticos de sucesso; as diferentes faces da resistência à mudança e como lidar com elas, competências par a Liderar Pessoas e Equipes e Gerenciar Mudanças, Gerentes e Líderes: eles são diferentes?, Como Salvar o Negócio em um caso de mudança estratégica, Impacto das atitudes do líder na motivação e comprometimento da equipe. Estudo de caso prático, Estilos de liderança e impacto nos resultados e Liderança Situacional: qual é o seu perfil?

    9 - LOCALIZAÇÃO E SELEÇÃO DE SITES, GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO E CICLO DE VIDA DAS PROPRIEDADES

    O footprint Corporativo: Terrenos, Empreendimentos e Workplace, Tecnologia e Inovações, O espaço transgeracional: dos Millenials aos Baby Boomers, Onshoring, Near-Shoring e Offshoring. Seleção de Sites: Critérios e Processos, Matriz de Localização e Comparação Financeira de Opções / Business Cases, Gerenciamento de Portfolio em Real Estate, abordagem de Conceito e Princípios, Um Fator de Produção, A combinação entre Duração e o Uso de um espaço, Análise de Clusters, mais do que Ativos, Gerenciando a Duração por Cluster ou Segmento, A subscrição financeira, Processo e Função, Entendendo os Drivers do Negócio, Entendendo o estado existente do Portfolio, Identificando os Requisitos de tipologia, Volatilidade do Setor. O ciclo de vida da Propriedade.

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    11 - TÓPICOS ESPECIAIS (VISITAS TÉCNICAS E PALESTRAS COM ESPECIALISTAS DO MERCADO)

    Visitas técnicas em edificações, conhecimento das certificações das instalações, ações de marketing e comunicação utilizadas e indicadores de RE apresentados pelo anfitrião da visita. Serão fomentadas Palestras de convidados que irão abordar temas atuais sobre o mercado de Real Estate.

    12 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Nenhuma turma agendada.

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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.