BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM Faculdade Integrada

Complementação Pedagógica (4 meses)

 Somente para pós graduados AVM

Oferecido na modalidade Presencial e Distância

Objetivo: Capacitar pós-graduados do AVM para a atuação na docência superior através da análise da Didática específica do setor, do desenvolvimento de habilidades em diferentes procedimentos de ensino e pesquisa, e da compreensão do lugar social da universidade e seu papel político no cenário contemporâneo. Entre em contato com as unidades para verificar as datas de início.


O Ensino Superior vive um momento de intensas mudanças e questionamentos no Brasil. O sentido da formação universitária é continuamente alvo de questionamentos e a Universidade tem seu papel repensado seriamente no contexto social contemporâneo. Sua relação com o mercado deve conviver com uma preocupação contínua com a ética da cidadania e do compromisso socialmente responsável. Além de suas implicações político-sociais, a Universidade também é um campo de desenvolvimento de ações científicas de qualidade, tanto no campo do ensino, como da pesquisa e da extensão. Assim, este curso tem como proposta desenvolver um debate significativo para aqueles docentes que atuam ou visam atuar no ensino superior, envolvendo as preocupações didáticas, científicas, epistemológicas e sociais, visando um aprofundamento consciente nestes campos que fundamentam a prática responsável no Ensino Superior.

 

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Objetivo:
Reconhecer a didática como elemento fundamental para a efetividade do processo ensino-aprendizagem, identificando a Universidade como o espaço para a interação entre educação e sociedade.

Ementa:
A didática. A relação professor-aluno. A avaliação e a prática pedagógica. Didática e tecnologia. Recursos tecnológicos: ferramentas pedagógicas. Metodologias do Ensino Superior. Planejamento: desafios para a educação. Planejamento no Ensino Superior.

ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Objetivos:
Permitir ao aluno, através da discussão de temas referentes à análise crítica do atual estágio do ensino superior no Brasil, uma reflexão consciente da importância estratégica do terceiro grau. Pretende investigar as causas de alguns dos principais problemas com os quais a universidade vem se defrontando frente ao contexto de globalização e neoliberalismo. Buscamos analisar ainda questões da legislação educacional voltada para o Ensino Superior, bem como a problemática da relação universidade e mercado de trabalho.

Ementa:
Universidade e Cidadania. Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Direito e Legislação Educacional: normas gerais. Direito e Legislação da Educação Superior. Epistemologia e Ensino Superior. Formação Profissional e Mercado de Trabalho.

 

 

©2014 - AVM Faculdade Integrada - Todos os direitos reservados.
24/04/2014 - 06:40:36