BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM Faculdade Integrada

» CURSOS »
 

COMPLEMENTAÇÃO DE SUPERVISÃO ESCOLAR

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma

 

Objetivo

COMPLEMENTAR O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR.
 

Disciplinas

1 - MÉTODOS DE SUPERVISÃO

Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, Princípios da ação supervisora. Aspectos legais da supervisão. Áreas de atuação do supervisor. Funções da supervisão escolar. Atividades específicas de cada área de atuação. Etapas da supervisão. Alternativas metodológicas da práxis da supervisão. Métodos e técnicas de supervisão. supervisão - meios ou técnicas, considerações gerais, técnicas ou meios gerais, técnicas ou meios a nível de sistema, técnicas ou meios a nível de unidade escolar, integração professor - escola, treinamento em serviço de professores. A supervisão escolar sob o enfoque pesquisa-ação. Relações humanas e liderança. Ética profissional. A supervisão: construtiva, criadora, democrática e integradora. Objetivos do ensino fundamental e médio, características de cada grau de ensino. Currículo, o subsistema ensino-aprendizagem e o processo educacional. Plano de ação: planejamentos e projetos de supervisão. Implementação e implantação. Projeto coletivo.

2 - SUPERVISÃO ESCOLAR

Estudo crítico da origem e da evolução histórica da Supervisão Educacional no Brasil: supervisão e organização (conceitos, características, tipos e funções). Supervisão Escolar na atualidade (princípios filosóficos e objetivos educacionais). Supervisão Escolar na atualidade como mediadora da construção do conhecimento e da socialização do aluno. Supervisão escolar como porta-voz do processo de exercício da cidadania e da ética nas instituições de ensino; Supervisão Escolar e sua relação dialógica institucional na construção do Projeto-Político-Pedagógico (PPP), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais; Supervisão e Gestão Escolar compartilhada na Administração: a valorização dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (professores, especialistas, funcionários em suas mais variadas funções, estudantes e suas famílias/responsáveis). A ação supervisora enquanto proposta de qualidade de ensino-aprendizagem. O atual cenário da supervisão na concepção e implantação do currículo interdisciplinar como influência na construção do sujeito cidadão. A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação do ensino: a reflexão do professor sobre sua práxis em constante aperfeiçoamento. A Supervisão Escolar e o Conselho de Classe: uma visão de parcerias, trocas e reflexão sobre o ensinar e aprender; A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação da aprendizagem: a importância da conscientização dos estudantes quanto ao valor e à aplicabilidade do conhecimento em suas vidas; A Supervisão Escolar e a Comunidade Escolar: parceiros na investigação e reflexão da Legislação Escolar, Regulamentação de Pareceres e Regimentos; Os instrumentos de avaliação: princípios filosóficos e interdisciplinares de sua aplicabilidade prática no cotidiano escolar (a construção de instrumentos avaliativos segundo a realidade vigente do PPP).

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2014 - AVM Faculdade Integrada - Todos os direitos reservados.
18/04/2014 - 15:28:53