BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

» CURSOS »
 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO         AGO / 19 PREENCHER FICHA
NITERÓI         AGO / 19 PREENCHER FICHA

Objetivo

O curso de DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR visa favorecer profissionais, já graduados, que atuam ou desejam atuar na prática docente em instituições de ensino superior, através de uma metodologia diferenciada, fundamentação teórica e legal, além de ferramentas pedagógicas e administrativas, desenvolvendo, implementando e aprimorando processos educacionais, possibilitando assim resultados eficientes e eficazes durante a prática docente.
 

Disciplinas

1 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

A Didática em perspectiva histórica: gênese e movimentos. O campo de investigação da Didática: o processo ensino/aprendizagem. Abordagens pedagógicas: elementos estruturantes, características. A prática didática no cenário universitário. A Didática Fundamental. Os sujeitos e os tempos no processo ensinar / aprender. O curriculo e a produção do conhecimento e da cultura. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. O Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Ensino-Aprendizagem. A avaliação na universidade: concepções, fundamentos e tendências atuais.

2 - DIDÁTICA GERAL

Educação, o conhecimento pedagógico e a Didática: conceitos e histórico da Didática. Os pressupostos da Prática Pedagógica. A formação do docente e a construção de competências humanas, políticas e técnico-pedagógica (saberes, fazeres e atitudes). As diferentes abordagens do ensino/tendências pedagógicas e implicações na prática pedagógica. A relação professor-aluno. A sala de aula como espaço de cultura: seus sentidos, dinâmicas e possibilidades de construção da aprendizagem significativa e de inclusão social: monoculturalismo, multiculturalismo, interculturalismo. A construção, organização (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) e critérios de seleção do conhecimento.

3 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Conteúdo básico, que estuda o direito de forma introdutória, apresentando ao aluno os princípios, os fundamentos, as aplicações e os conceitos doutrinários do direito como ciência, além da metodologia de interpretação das leis. Inclui, ainda, um conteúdo específico, sobre direito da educação, que contempla os aspectos jurídicos da educação como um todo, aprofundando-se no direito da educação superior.

4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

5 - NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

A estrutura biológica do homem. Modificações biológicas decorrentes do processo educacional. O processo de aprendizagem e as estruturas de percepção, memória, atenção, linguagem e coordenação motora, na visão biológica. Os limites orgânicos, temporais e permanentes, no processo de aprendizagem. A ação dos hormônios no comportamento humano. A genética como fator determinante dos potenciais e limites humano: a ótica biológica. O papel da nutrição no processo de aprendizagem. A visão do homem bio-psico-social e as diferenças individuais.

6 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Introdução à políticas educacionais. Planos de políticas públicas. Principais pensadores. Perspectivas para uma Reforma Educacional.

7 - PRÁTICA DE ENSINO

Concepções de Currículo - Enfoque tradicional: currículo e disciplinas acadêmicas, Enfoque abrangente: o currículo além do ambiente acadêmico; Planejamento de Ensino - Conhecimento da realidade; Determinação dos objetivos de curso/aula, Seleção dos conteúdos, Escolha de recursos (visuais/audiovisuais), Instrumentos para avaliação dos alunos, Estruturação de um plano de ensino/plano de aula; Condições para a Prática de Ensino - O professor como um comunicador, Técnicas e estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, Auto-avaliação (o professor reflexivo); Realização da Prática de Ensino - Elaboração e execução de planos de aula: a regência, A Prática de Ensino exercida, individualmente, pelos futuros docentes.

8 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Aspectos psicológicos da aprendizagem. A intenção educativa e o conceito de inteligência. As teorias das Inteligências Múltiplas e da Inteligência Emocional e seus reflexos na educação. Afetividade e criatividade.


AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

Compartilhe:

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
25/05/2019 - 08:15:53