BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

» CURSOS »
 

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
BARRA DA TIJUCA 2ª NOITE 24/08/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO 3ª NOITE 24/08/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
MÉIER 2ª NOITE 24/08/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA

Objetivo

O curso tem como proposta qualificar o professor através de fundamentos e metodologias de ensino e aprendizagem, permitindo a melhoria da prática pedagógica em diferentes dimensões (linguística, social e política, psicológica e educacional) e também trazer a discussões, propostas para a alfabetização e dessa forma amenizar problemas educacionais, que envolvem o processo de aquisição da escrita e da leitura. O especialista em Letramento e Alfabetização será capaz de elaborar e utilizar diferentes metodologias de ensino e avaliação. A arte tem que fazer parte desse curso já que a construção do sujeito e seu envolvimento com sua cultura enfatizam a importância de um processo pedagógico que subsidie elementos da linguagem visual. A arte traz prazer para aprender.
 

Disciplinas

1 - A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: PRÁTICAS E REFLEXÕES DE METODOLOGIAS DE ENSINO

Práticas Avaliativas Significativas na Alfabetização, Letramento, História, Aprendizagem, Abordagens de Ensino de Crianças, Jovens e Adultos. A Literatura Infantil no Processo de Alfabetização e Letramento no Contexto Educacional, Cultural e Diversidade.

2 - A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Alterações que se manifestam em crianças durante o processo de alfabetização. Fatores de risco e preditivos. Transtornos do Neurodesenvolvimento que podem interferir no processo de aquisição da leitura e escrita. Aspectos afetivo-emocionais no processo de alfabetização. Motivação.

3 - A PSICOMOTRICIDADE E A LUDICIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Relações Existentes entre a Educação e o Processo de Transformação Social e Práticas Pedagógicas: o Aluno, o Professor e o Conhecimento, Arte e Ludicidade na Perspectiva do Letramento e a Psicomotricidade.

4 - ARTES, CULTURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Percepção do significado da Arte, levando o educando a refletir sobre estética de forma crítica e criativa, tendo em vista, seu cotidiano mais próximo. Atividades que estimulem a liberdade de criação por meio da Arte.

5 - ATIVIDADES NO LETRAMENTO E NA ALFABETIZAÇÃO

Letramento, não pode ser um treinamento repetitivo de uma habilidade. O Letramento pode ser uma diversão. Brincando com as letras, palavras. Pensar sobre o sistema alfabético por meio de atividades dando possibilidades cognitivas. Construir parcerias com os alunos através de habilidades, criando situações para o letramento e a alfabetização como forma de estratégias. Mostrar a importância do brincar através do jogo, do brinquedo e da brincadeira. cuito de recompensa e aprendizagem nos processos de comunicação. Brinquedos cantados: sons, corpo, emoção, memória rítmica e mímica Decifração de signos, símbolos na formação da cognição e metacognição. Processos de criação e recriação de símbolos para comunicação.

6 - CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, ESCRITA E LEITURA

Teorias e Função Social do Letramento para a Leitura e para a Escrita, Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização na Leitura e a Escrita e outros Contextos (Oralidade, Processos Fonéticos e a Aprendizagem da Leitura e Escrita. Psicogênese da Língua Escrita / Diagnóstico e Avaliação do Processo de Aprendizagem da Escrita

7 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Educação Inclusiva, Dificuldade de Aprendizagem na Alfabetização e Letramento: Especificidades e Contribuições. As Novas Tecnologias na Aprendizagem de Pessoas com Deficiência

8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

9 - NEUROCIÊNCIAS EM BENEFÍCIO DO LETRAMENTO E DA ALFABETIZAÇÃO

A Neurociência, a Alfabetização e Letramento e suas perspectivas para o ensino aprendizagem. Mostrar a importância e necessidade da Neurociência aos profissionais envolvidos no Letramento e Alfabetização para que tenham a clareza das ações comportamentais de seus educandos que provêm de atividades cerebrais dinâmicas e que contribuem para que sejam elaboradas atividades que desenvolvam tais funções. Dentro dessa abordagem, se procurará mostrar o que é Neurociências, suas possíveis contribuições para a área educacional, bem como a sua contextualização e relação com o processo ensino-aprendizagem.

10 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LINGUAGEM E MÍDIAS

Políticas Públicas, Currículo e Planejamento. Metodologia e Alfabetização Científica e Letramento. Projetos Pedagógicos. Plano de Aula e Sequência Didática. Alfabetização e Letramento de Pessoas Jovens e Adultas e Orientações Metodológicas e Materiais Didáticos. A Alfabetização em Ciências Humanas, Linguagem Matemática e em Ambientes Virtuais


AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

Compartilhe:

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
22/08/2019 - 14:49:51