BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

» CURSOS »
 

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO 5ª NOITE 24/08/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA

Objetivo

Oferecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educativas/ pedagógicas comprometidas com a Educação voltada para as Relações Étnico-Raciais.
 

Disciplinas

1 - ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Análise e impacto da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar; Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais; Crime de racismo e injúria racial; Preconceito racial contra o negro à luz da Lei nº 7.716/89; Direitos humanos e discriminação racial.

2 - CULTURA AFRICANA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

As manifestações culturais africanas; a arte africana e a representação do sagrado; origens mitológicas iorubas; o culto aos Orixás (divindades de origem Iorubá); religiões afro-brasileiras; crenças e ritos religiosos; a pedagogia dos odus, sincretismo religioso; discriminação/intolerância religiosa na escola.

3 - EDUCAÇÃO, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL

Abordagens críticas à literatura Africana; Literatura infanto-juvenil Africana; Tendências Contemporâneas em Literatura Africana; Literatura negra brasileira, Memória, Violência e Representação; Escrita da Escravidão no Mundo Africano; História da África; Escritores e experiência pós-colonial em África. Corpo e Cabelo: Rejeição, Aceitação e Ressignificação.

4 - GERAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS

As Relações étnico-raciais na infância, na juventude face as relações de gênero; Tensões étnico raciais em diferentes gerações; Desenvolvimento humano e as questões raciais; As infâncias, a escola e a herança africana no Brasil; Problemas étnico-raciais traduzidos durante as interações e brincadeiras de meninos e meninas na educação básica; As assimetrias de raça e gênero no ensino superior; As políticas de promoção da igualdade de raça e gênero no ensino superior.

5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

6 - PENSAMENTO POLÍTICO E FILOSÓFICO NA DIÁSPORA E EM ÁFRICA

O surgimento do pensamento na Diáspora; O Movimento Pan-africanista; O processo de descolonização da África; Crítica Historiográfica; Movimento da Consciência Negra; Perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Mitos e a construção do imaginário afro-brasileiro; Territórios Afro-brasileiros no Rio de Janeiro.

7 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

As relações étnico- raciais no cotidiano escola; A desconstrução da discriminação no livro didático; O direito a diferença; Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras; Didática multi/intercultural Construção da autoestima da criança negra; Estratégias de atuação no combate ao racismo.

8 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEITOS BÁSICOS, IDENTIDADE E AUTO IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

História e conceitos básicos de racismo, diversidade, raça, cor, etnia, negritude e branquitude; identidade étnico-racial ; Identidade étnica e auto-estima; Racismo, preconceito e Discriminação; Currículo e identidade; Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras;

9 - TÉCNICAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO.

Notas sobre Augusto Boal, o criador da metodologia; A criação e a construção do Teatro do Oprimido e seu desenvolvimento para a Estética do Oprimido; Conceitos de Opressão; Ética e solidariedade no Teatro do Oprimido; A essência comunitária e coletiva do T.O e a construção da sua dramaturgia; A relação entre os primeiros estudos de Augusto Boal e a formulação de sua metodologia e o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento e seu grupo; A Árvore do Teatro do Oprimido: Teatro imagem, Teatro Invisível, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Arco Íris do Desejo, Teatro Legislativo, Estética do Oprimido e Ações concretas; Os diálogos da fundamentação teórica do T.O e da Estética do Oprimido com correntes de pensamento da segunda metade do século vinte.


AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

Compartilhe:

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
22/08/2019 - 15:05:57