BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

» CURSOS »
 

PSICOMOTRICIDADE

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
BARRA DA TIJUCA SÁB MANHÃ 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CAMPO GRANDE 4ª NOITE 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO SÁB MANHÃ 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO 4ª NOITE 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
MÉIER 6ª NOITE 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
NITERÓI SÁB MANHÃ 18/08/2018 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA

Objetivo

O curso de PSICOMOTRICIDADE tem como objetivo ressaltar a importância da descoberta e ainda aprofundar o tema “integração do corpo, ação e emoção” na área educacional. Oferece subsídios para que os alunos possam organizar as habilidades motoras da criança através de atividades trabalhando gestos, as ações e posturas enquanto sistema. Mostrar que o bom desenvolvimento psicomotor é importante para fazer com que o sujeito melhore seu desempenho e habilidades, crie confiança em si, aprimorando sua autoestima e que há essência no ser em movimento. Também é um importante instrumento para mostrar que a prática psicomotora pode ajudar qualquer profissional em todas as atividades que têm o corpo como instrumento de conhecimento. Com base no saber psicomotor leva cada um a buscar habilidades que irão transformar cada ação numa expressão cheia de intelectualidade, verdade e consciência. Fazer sabendo. Fazer pensando. Produzindo o corpo para adequar em muitos significados. Mostrar que somos o corpo construído numa totalidade de afeto e de existência humana. Também analisar a contribuição do trabalho psicomotor na construção e preservação da saúde do idoso, sua valorização e reconhecimento para uma melhor qualidade de vida. Psicomotricidade é construir, reconstruir e transformar. Também assimilar alguns conceitos e apropriar-se de alguns princípios norteadores, tendo em vista um pequeno aprofundamento no conhecimento no que tange à prática da psicomotricidade na educação inclusiva.
 

Disciplinas

1 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

Condutas psicomotoras infantis. A expressão motora. Reeducação psicomotora. Deficiências psicomotoras. Conscientização da expressão motora: possibilidade para a melhoria das aptidões. A reeducação psicomotora.

2 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE

O idoso e a gerontopsicomotricidade. O corpo e as perspectivas psicomotoras para o idoso. O corpo e seus símbolos (linguagens razões). A contribuição da família do idoso: convivência, conflitos, participação e interação. Intervenções psicomotoras: possibilidade de educação, reeducação e terapia. Processos Neurofuncionais: Gnosias, Praxias, Memória, Atenção, Linguagem e Pensamento. Atividades como essência de motivação.

3 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

4 - NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E MOTORA

Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente.

5 - PRÁTICAS DE JOGOS PSICOMOTORES

Intervenções psicomotoras: relevância, necessidades e propósitos. Jogos e estímulos: funções e práticas usuais.

6 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Introdução à Psicologia: conceito, princípios. Pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Freud. Infância, Adolescência, Vida Adulta e envelhecimento: conceitos, características.

7 - PSICOMOTRICIDADE

Psicomotricidade: conceitos, características e propósitos. A intervenção psicomotora no processo de aprendizagem. Aspectos funcionais: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço-temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, tônus, postura, memória, respiração, relaxamento. Aspectos relacionais : a comunicação, a expressão, a agressividade, a afetividade, o limite e a corporeidade.

8 - PSICOMOTRICIDADE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Abordagem das características e especificidades de alguns transtornos ao qual o especialista em psicomotricidade pode trabalhar; Alguns transtornos e deficiências a serem trabalhadas em sua atuação profissional; Conceitos primários dos transtornos que o profissional encontra diante de seus desafios diários na sua atuação; Conceitos de inclusão e educação especial na atuação do especialista em psicomotricidade; Promover discussão a respeito da atuação do psicomotricista na área de educação especial.

9 - TÉCNICA E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

Avaliação do Indivíduo: prática fundamrntal no atendimento psicomotor. Esquema corporal : percepção global do corpo. Relaxação generalizada e segmentar. Coordenação geral estática e dinâmica. Equilíbrio: educação e treinamento. Ritmo : adaptação e intervenção. Relações têmporo-espaciais : orientação e estruturação.


AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

Compartilhe:

 

©2018 - AVM - Todos os direitos reservados.
17/08/2018 - 06:03:43