BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

VOLTAR
 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Dificuldades de Aprendizagem tem como objetivo instrumentalizar profissionais da área pedagógica com subsídios bem específicos sobre desenvolvimento e aprendizagens no processo pedagógico focando possíveis dificuldades.
 

Disciplinas

1 - TEORIAS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

OBJETIVO: Apresentar uma discussão geral sobre as teorias que amparam o estudo da aprendizagem humana. Construir um olhar psicopedagógico sobre o aluno/instituição. Apontar o caminho da construção do conhecimento interativo, investigando as infinitas formas de organização do pensamento sob o ponto de vista cognitivo. EMENTA: Esclarecer o que é psicopedagogia e seu objeto de estudo. Como se dá a prática psicopedagogia. Apresentar algumas atuações da prática psicopedagógica. Abordar a Teoria Psicogenética de Jean Piaget, favorecendo a conexão da teoria com a prática.

2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

OBJETIVO: Contribuir para aceitação de uma nova maneira de entender a deficiência a partir de uma perspectiva educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. EMENTA: Introdução ao estudo da educação especial e inclusiva; O que é inclusão; As perspectivas da inclusão; Diagnóstico e prevenção; Aspectos legais das políticas de atendimento a pessoa com necessidades educacionais especiais.

4 - ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial para suas dificuldades. Para isso precisamos conhecer o histórico do enfrentamento das dificuldades de aprendizagem, as principais deficiências, sintomas e maneiras possíveis de atendimento às necessidades, potencialidades e habilidades nos espaços de aprendizagem; EMENTA: Introdução às dificuldades de aprendizagem; Transtornos da leitura, da escrita e do cálculo matemático; Fracasso escolar e educação inclusiva; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.

6 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
18/08/2019 - 18:55:37