BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS NO ENSINO SUPERIOR

 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Estratégias e Políticas no Ensino Superior tem como objetivo favorecer a qualificação e o desenvolvimento de todos aqueles que atuam ou pretende atuar no âmbito do ensino superior através de sua capacitação técnica e política no que diz respeito às principais temáticas e questões que permeiam a universidade atualmente influenciadas pelas atuais políticas educacionais vigentes.
 

Disciplinas

1 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

OBJETIVO: Favorecer o entendimento do que seja aprendizagem de forma ampla e atualizada considerando os principais postulados teóricos sobre a mesma. Analisar alguns dos principais aspectos biopsicológicos da aprendizagem. Estudar as relações bipolares entre criatividade e aprendizagem e auxiliar a compreensão dos processos volitivos e sua importância para o aprendizado e o desenvolvimento da inteligência. EMENTA: Aspectos psicológicos da aprendizagem. A intenção educativa e o conceito de inteligência. As teorias das Inteligências Múltiplas e da Inteligência Emocional e seus reflexos na educação. Afetividade e criatividade.

2 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

3 - DIDÁTICA GERAL

OBJETIVOS: Refletir acerca dos pressupostos da prática pedagógica. Discutir acerca das diferentes abordagens da educação brasileira, caracterizando-as. Identificar as competências necessárias à ação docente, na perspectiva da construção de uma prática didática crítica, criativa, transformadora e inclusiva. Analisar a relação professor-aluno. Refletir sobre o cotidiano escolar, seu contexto e desafios, enfatizando a sala de aula como espaço de aprendizagem significativa e de inclusão e crítica social. Discutir acerca a importância do PPP e suas relações diretas com o processo de planejamento, execução e avaliação no ensino aprendizagem EMENTA: Educação, o conhecimento pedagógico e a Didática: conceitos e histórico da Didática. Os pressupostos da Prática Pedagógica. A formação do docente e a construção de competências humanas, políticas e técnico-pedagógica (saberes, fazeres e atitudes). As diferentes abordagens do ensino/tendências pedagógicas e implicações na prática pedagógica. A relação professor-aluno. A sala de aula como espaço de cultura: seus sentidos, dinâmicas e possibilidades de construção da aprendizagem significativa e de inclusão social: monoculturalismo, multiculturalismo, interculturalismo. A construção, organização (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) e critérios de seleção do conhecimento.

4 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

5 - PRÁTICA DE ENSINO

OBJETIVOS: Conceituar planejamento educacional e sua centralidade no processo educativo. Diferenciar planejamento educacional, de currículo e de ensino. Refletir sobre o Planejamento Participativo, seus desafios e possibilidades. Estimular a compreensão do Projeto Político-Pedagógico na estruturação de uma proposta educativa. Analisar os diferentes níveis de Planejamento Educativo: Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula. Destacar a articulação indispensável entre os programas de curso, de ensino (disciplina) e de aula.Instrumentalizar o aluno para a elaboração de um plano de ensino e um plano de aula. EMENTA: Planejamento de Ensino - Conhecimento da realidade; Determinação dos objetivos de curso/aula, Seleção dos conteúdos, Escolha de recursos (visuais/audiovisuais), Instrumentos para avaliação dos alunos, Estruturação de um plano de ensino/plano de aula; Condições para a Prática de Ensino - O professor como um comunicador, Técnicas e estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, Auto-avaliação (o professor reflexivo); Realização da Prática de Ensino - Elaboração e execução de planos de aula: a regência, A Prática de Ensino exercida, individualmente, pelos futuros docentes.

6 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

OBJETIVOS: Introduzir o aluno no campo do direito aplicado à Educação com ênfase no ensino superior. Oferecer uma visão geral da legislação educacional brasileira. Discutir especificamente a forma como o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar diferentes aspectos da LDB e demais leis esparsas voltadas para a estrutura e funcionamento dos cursos de ensino superior no âmbito publico e privado. Auxiliar o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre a instituição universitária tomando por base o Direito Educacional. EMENTA: Introdução ao Direito: princípios básicos, fundamentos, aplicações e conceitos doutrinários do direito como ciência. Metodologia de interpretação das leis. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação superior e a atual legislação educacional brasileira.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
23/08/2019 - 08:13:59