BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * FAMÍLIA E QUALIDADE DE VIDA

 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Família e Qualidade de Vida visa contribuir na reflexão das atuais ações das políticas públicas na área da saúde. Visa criar uma visão ampla das estratégias de saúde coletiva que abrangem as diferentes faixas etárias e gêneros. Visa ampliar conhecimento dos conflitos sociais que afetam indivíduo, família e sociedade.
 

Disciplinas

1 - PROMOÇÃO DA SAÚDE

OBJETIVO: Promover a reflexão sobre as conexões entre saúde e sociedade, numa perspectiva interdisciplinar focada na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida através da formação de uma consciência ecológica. Discutir os sentidos da integralidade e sua relação com a área da atenção básica. Compreender a importância da criação e implementação das chamadas Políticas Públicas Saudáveis (PPS) e conhecer alguns documentos associações relacionados à saúde pública como a Carta de Otawa (1986) e o Informe Lalande. EMENTA: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Integralidade, Cidadania e Saúde; Saúde e Meio Ambiente: Questões Atuais; Políticas Públicas Saudáveis.

2 - SAÚDE PÚBLICA

OBJETIVO: Refletir sobre as diferenças culturais nas sociedades contemporâneas e como influenciam e afetam o sistema de saúde e a distribuição equânime de saúde para a população. Analisar o sistema de saúde brasileiro, nas questões específicas de gênero, e as políticas públicas voltadas para estas questões, para crianças e adolescentes, para idosos na área da saúde. EMENTA: Aspectos Culturais da Saúde Pública; Saúde e Gênero - saúde feminina e masculina; Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes na Área da Saúde; Políticas Públicas para Terceira Idade na Área da Saúde.

3 - SAÚDE DA FAMÍLIA

OBJETIVO: Discutir a estratégia do PSF, o papel da epidemiologia como uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão saúde-doença no âmbito das populações e da promoção da saúde. Compreender o novo caráter das ações educativas de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Analisar o conceito de comunidade, a relação entre cultura, saúde e comunidade a partir da noção de “hábitos”, refletindo sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde no âmbito da Saúde da Família. Introduzir a ideia do trabalho em rede social como possibilidade de intervenção para superação das dificuldades do cotidiano familiar. EMENTA: Saúde da Família; Educação em Saúde da Família; Saúde e Comunidade; Rede Social e Família.

4 - HISTÓRIA SOCIAL DA FAMÍLIA

OBJETIVO: Embasar a discussão sobre a formação histórico-social da família em diferentes contextos, e o papel que a revolução sexual e a emancipação feminina tiveram para que surgissem novas formas de relacionamento. Particularmente, a evolução na sociedade brasileira. Apresentar o debate sobre as formas contemporâneas de sexualidade e as novas configurações familiares. Reconhecer a precariedade dos laços amorosos e de parentesco, com o impacto da mídia e da sociedade de consumo na infância e juventude. EMENTA: História Social da Família; Questões Contemporâneas sobre a Constituição Familiar; Casais Homoafetivos e Monoparentalidade.

5 - FAMÍLIA E CONFLITOS SOCIAIS

OBJETIVO: Identificar as novas configurações familiares como ponto de partida para as discussões atuais sobre o amor e o sexo que não são dependentes das regras do casamento. Discutir definições e funções da família nuclear bem como os dispositivos da sexualidade e a institucionalização da célula familiar. EMENTA: Família e Conflitos Sociais; As Relações Familiares e seus Aspectos Jurídicos.

6 - DINÂMICA DE GRUPO E DAS RELAÇÕES FAMILIARES

OBJETIVO: Apresentar as correntes teóricas e suas influências conceituais em relação ao papel dos profissionais da área de saúde e à prática da dinâmica de grupos. Identificar através de breve história, o papel das abordagens cujo foco é a dinâmica de relacionamento e comunicação do grupo familiar EMENTA: Introdução à Terapia de Grupo; Dinâmica de Grupo; Considerações da Terapia de Casal; As Principais Escolas de Terapia Familiar.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
20/08/2019 - 00:06:01