BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * GESTÃO PARTICIPATIVA

VOLTAR
 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Gestão Participativa tem como objetivo conhecer os aspectos gerais da gestão educacional; Entender o processo de autonomia na gestão escolar; Compreender os aspectos da gestão democrática na escola; Refletir sobre aspectos diversos e pertinentes a gestão participativa, compreendendo a gestão escolar, sua evolução, enfoques, conceitos, propósitos e estrutura, articulando teoria e prática no campo educacional, levando em consideração os aspectos sócio-culturais da realidade brasileira.
 

Disciplinas

1 - EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

OBJETIVO: Conhecer e compreender o papel da educação, da escola, do gestor escolar, do supervisor Escolar e do orientador escolar na construção do conhecimento. O processo operacional da escola e o exercício profissional dos gestores, supervisores e orientadores irão se constituir no alvo primordial para o entendimento pelo aluno da dinâmica educacional. EMENTA: Aspectos da Educação Brasileira; A Escola; Direção Escolar; Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Estágios.

2 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

OBJETIVO: Habilitar o aluno para a correta compreensão do direito e para a adequada interpretação das leis, habilidades indispensáveis ao bom entendimento dos demais conteúdos. Esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a educação - sobretudo a educação básica - habilitando-o a cumprir a lei adequadamente, além de conscientizá-lo dos direitos e deveres do aluno, da escola, do professor e de todos os profissionais da educação. EMENTA: Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Educacional: Normas Gerais; Legislação da Educação Básica e Legislação Educacional Especial.

3 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias a elaboração de um planejamento, visando permitir as ações gestoras e a busca de resultados. Para ser um bom gestor é imprescindível sólidos conhecimentos de planejamento e de suas ferramentas. EMENTA: Os níveis e a importância do Planejamento; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Estratégico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.

4 - GESTÃO DE POLÍTICAS PARTICIPATIVAS

OBJETIVO: Compreender e aplicar os conceitos básicos de Gestão nos processos educacionais nas diversas áreas de atuação profissional na escola. Pretende-se, igualmente, oferecer condições para que o gestor educacional possa capacitar-se a agir e a implantar a gestão participativa, bem como ter condições para utilizar a gestão de processo e conhecer o processo de certificação escolar. EMENTA: Aspectos Gerais da Gestão Escolar; Gestão Participativa; Gestão de Processos I; Gestão de Processos II e Certificação Escolar.

5 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. EMENTA: Articulação entre os Princípios da Educação Inclusiva e do Contexto Histórico e Teórico da Educação Especial; O processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva da Educação Inclusiva; Direitos Humanos: cidadania, família, trabalho e multiculturalismo; As crianças portadoras de deficiências e suas necessidades especiais; Tecnologia e informática educativa na Educação Inclusiva e Organização da prática Educativa: Planejamento e Avaliação Educacional.

6 - RELAÇÕES HUMANAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

OBJETIVO: Apresentar técnicas essenciais ao desenvolvimento de trabalho em equipe. A escola moderna não permite que uma gestão seja centrada no autoritarismo e no trabalho individual. Cada vez mais é importante o trabalho em equipe e, para isto, é imprescindível o conhecimento de técnicas de liderança, motivação, comunicação e de trabalho em equipe. EMENTA: Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
17/08/2019 - 21:45:51