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MD QUAL - * METODOLOGIAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Metodologias e Práticas na Educação Infantil visa contribuir sobre o conhecimento das múltiplas necessidades de um desenvolvimento humano saudável, que incentive a inclusão de crianças no processo de aprendizagem e conhecimento. Visa resgatar a história da infância e compreender as habilidades humanas em desenvolvimento que podem ser apreendidas de maneira lúdico-criativa.
 

Disciplinas

1 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA

OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.

2 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.

3 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Reconhecer que o trabalho básico com a linguagem constitui-se num dos principais eixos da educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Apresentar os principais sintomas da deficiência visual, as deficiências motoras e de processamento da linguagem, e as formas como estas afetam o desempenho escolar. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Deficiências do processamento em educação infantil.

4 - HABILIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Compreender a pedagogia do corpo e do movimento e conectar estas ao aprendizado da criança. Conhecer a psicomotricidade para que possa utilizá-la com os alunos no desenvolvimento e na consciência do próprio corpo. Compreender a importância do jogo e do brinquedo auxiliando o conteúdo pedagógico e a própria organização do pensamento da criança. EMENTA: Pedagogia do corpo; Pedagogia do corpo e do movimento na 1ª e na 2ª infância; Jogos e brincadeiras na aprendizagem do aluno; Psicomotricidade; Desenvolvimento motor da criança.

5 - ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Identificar a educação criativa e os processos criativos na ação educativa através de jogos simbólicos e de regras, brincadeiras e técnicas de arte, favorecendo as atividades em grupo no fazer educativo. Entender a diversidade das crianças de educação infantil e as possibilidades de trabalho musical, destacando o papel do ritmo e da habilidade de movimentos. Conhecer e aplicar os valores transmitidos através das histórias infantis e contos de fadas. EMENTA: Processos criativos na educação infantil; Brincando e significando: Piaget e Vygotsky; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; Música, ritmo e movimento; A literatura na educação infantil.

6 - INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Apresentar dados históricos e analisar as principais características da inclusão, destacando dilemas e perspectivas próprios da inclusão na educação infantil. Compreender o objetivo do diagnóstico e da classificação para a educação e tratamentos existentes. Conhecer as formas de construção do conhecimento para a inclusão a partir dos fundamentos piagetianos e vygotskyanos, destacando a necessidade de adaptações curriculares para a inclusão. EMENTA: O que é inclusão?; As perspectivas da inclusão; Diagnóstico e prevenção; A construção do conhecimento e seu significado na educação infantil.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

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20/08/2019 - 00:05:05