BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * SAÚDE SEXUAL

 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo

O curso de Saúde Sexual tem como objetivo instrumentalizar profissionais interessados nessa área com subsídios bem específicos sobre saúde e sexualidade.
 

Disciplinas

1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SEXUALIDADE

Objetivo: Conhecer aspectos básicos e essenciais para o entendimento e reflexão dos diversos temas da sexualidade. Começaremos nosso estudo pelo tema do corpo, demonstrando como ocorre todo o processo de determinação do nosso sexo. Sendo assim, o ponto de partida de nosso curso é o lugar de onde viemos - o útero. Conheceremos assim, primeiramente, a anatomia e a fisiologia sexual para depois partirmos para outros assuntos introdutórios ao estudo da sexualidade como anticoncepção, doenças sexualmente transmissíveis, papeis sexuais e homossexualidade. Ementa: Determinismo e diferenciação sexual. Anatomia e fisiologia sexual (masculina e feminina); Métodos anticoncepcionais; DSTs; Papéis de gênero e Homo-bi-transexualidade.

2 - O SEXO NA HISTÓRIA

Objetivo: Reconhecer a sexualidade como um fenômeno complexo na história. Nesta disciplina, nossos estudos terão início na antiga Grécia, passando por Roma, Cristianismo, Idade Média, Renascimento até chegar aos dias atuais. Outro objetivo desta disciplina é identificar tantos os aspectos de repressão sexual quanto os avanços da liberdade sexual de todos os tempos; por fim analisaremos as transformações na sexualidade de homens e mulheres através da história. Ementa: História da sexualidade desde a antiguidade clássica aos dias atuais; A mulher na história da sexualidade; O homem na história da sexualidade.

3 - ANTROPOLOGIA

Objetivo: Reconhecer a sexualidade como um complexo cultural. Começaremos pensando o mundo que nos cerca partindo do nosso próprio corpo, pois ele pode nos ajudar a compreender a nossa cultura e o universo que nos cerca. Depois a idéia é abordar formas diferentes de pensar e viver a sexualidade como, por exemplo: a sexualidade ocidental versus a oriental; a sexualidade nas diversas religiões e a questão da prostituição. Ementa: O corpo: objeto de estudo antropológico; Sexualidade oriental x Sexualidade ocidental; Religião e Sexualidade; e Prostituição.

4 - SEXUALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Objetivo: Conhecer as diversas fases do desenvolvimento sexual humano. Nesta disciplina examinaremos os aspectos da sexualidade infantil para que possamos conhecer o desenvolvimento da sexualidade do ser humano desde o seu início. Examinaremos ainda os diversos aspectos que envolvem a sexualidade dos adolescentes. Trataremos do comportamento sexual dos seres humanos durante a gravidez. Por fim, demonstraremos como se pode viver a sexualidade na velhice com prazer. Essa disciplina, então, tem como objetivo final demonstrar vários períodos de vida com suas respectivas maneiras de expressar a sexualidade. Ementa: Sexualidade infantil; Sexualidade na adolescência; Sexualidade do casal grávido; Sexualidade na 3ª idade.

5 - SEXUALIDADE NA VISÃO BIOMÉDICA

Objetivo: Promover uma reflexão sobre saúde sexual em diversos temas biomédicos. Partindo do princípio que a sexualidade deve envolver prazer, discutiremos como viver a sexualidade em momentos de desprazer. O primeiro tema escolhido para pensarmos sobre esta questão foi a obesidade, pois se sexo envolve corpo, como lidar com a nossa sexualidade quando o nosso corpo foge aos padrões sociais. Estaremos também pensando sobre o HIV e sobre a mulher mastectomizada nesta mesma linha de pensamento. Outras questões ainda relevantes a serem discutidas nesta disciplina são quais as conseqüências sobre a sexualidade após a retirada do útero ou da próstata. Por fim mostraremos alguns tipos de tratamentos médicos voltados para os problemas sexuais. Ementa: Doenças e sexualidade; Tratamentos médicos; Prostatectomia/ histerectomia e a sexualidade e AIDS.

6 - TÓPICOS ESPECIAIS NO ESTUDO DA SEXOLOGIA

Objetivo: Discutir sobre temas emergentes e relevantes da sexualidade como: demonstrar a relação entre drogas e sexualidade buscando apontar as especificidades relativas às diferentes drogas como maconha, cocaína, heroína, entre outras, e suas repercussões na vida sexual dos usuários; discutir sobre comportamento sexual compulsivo pensando se existe a quantidade de sexo normal, ou não, além de conhecer parafilias e práticas sexuais exóticas; Refletir sobre algumas idéias que a vagina remete, demonstrando alguns mitos em que a vagina está presente; discutir sobre o simbolismo do pênis e o que ele representou e ainda representa. Ementa: Drogas e sexualidade; Desvios sexuais (parafilias); A vagina como símbolo de medo, desejo e castração; O pênis como símbolo de força, poder e virilidade.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
23/08/2019 - 08:02:21