BUSCAR NO SITE:  

» CURSOS » QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA
 

MD QUAL - * NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

VOLTAR
 Material do Curso Matrícula(R$) N° Parcelas Valor (R$)
WEB - OnLine 50,00 6 6 x de 199,00

 

Objetivo


 

Disciplinas

1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

2 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E NEUROCIÊNCIA

OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da dinâmica de grupo no contexto do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos das inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. Demonstrar como trabalhar com as diversas brincadeiras e jogos para o melhor desenvolvimento do aluno, revelando a importância do lúdico no cotidiano escolar, mas para isso precisamos identificar no jogo ou no brinquedo uma melhor compreensão sobre seu conteúdo pedagógico. EMENTA: Promover a ação a aprendizagem através das relações individuais e grupais, a fim de valorizar a aprendizagem do cérebro social, sendo utilizado todos os contextos propostos nas outras disciplinas, perpassando nos procedimentos relacionados à memória humana, atenção, percepção, criatividade, pensamento, linguagem, expressão motora, emoção, afetividade e inteligência humana. Jogos e brincadeiras: pra início de conversa; Sobre o jogo: definição e correntes; Sobre os brinquedos e brincadeiras; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; O valor do jogo e do brinquedo no desenvolvimento.

3 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

4 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

5 - NEUROCIÊNCIA DA MOTRICIDADE SENSORIAL

OBJETIVO: Analisar formas de aprender e ensinar visando um olhar especial A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Reconhecer que o equlíbrio é a homeostase no processo do aprendizado motor, cognitivo. Compreender o que é a Pedagogia do Corpo e o conhecimento deste corpo e de seu funcionamento no mundo. Compreender e conhecer o movimento. Analisar as conexões entre a Neurociência e o movimento favorecendo a conscientização de que é de fundamental importância trabalhar com o corpo na escola, fazendo as conexões entre o corpo/movimento/aprendizagem. EMENTA: Controle Encefálico do Movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas A Importância da Respiração na Aprendizagem.Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibraçãoe funções. Contração do Músculo Esquelético e Transmissão Neuromuscular nas ações voluntárias do corpo. A Importância da Respiração na Aprendizagem. Sensações Somáticas dos Sentidos do Tato , de Posição, da Audição , Visão e Equilibração. Rítmos do Encéfalo e as Síndromes motoras. Ciclo do Sono. Vigília, Ritmos Circadianos e Cronobiologia. Movimentos Expressivos (Percepção e Comportamento).

6 - NEUROCIÊNCIA E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM

OBJETIVO: Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. Reconhecer a neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática nas dificuldades e no transtornos do aprendizado e comportamento. EMENTA: Distúrbio da Atenção, Distúrbios de Memória, Distúrbios de Linguagem, Apraxias, Afasias, Agnosias, Dislexia, Disgrafias, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Dependências Químicas, Outras funções executivas. Neurobiologia do Estresse, Fobias. Reflexos e Comportamentos Complexos. Hiperatividade e Déficit de Atenção nos comportamentos sociais. Envelhecimento neurológico. Alterações Neuropsicológicas na Criança e no Adolescente.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
20/08/2019 - 00:33:07