BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

Pós-Graduação Presencial

PSICOLOGIA JURÍDICA - VER DISCIPLINAS
Aguarde o carregamento do vídeo
 Unidade Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO 2ª NOITE 23/02/2019 13x270,00 Abertas   PREENCHER FICHA
NITERÓI SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x270,00 Abertas   PREENCHER FICHA



Objetivo

Instrumentalizar e promover a reflexão crítica sobre a inserção da psicologia nas questões aplicadas à justiça e ao direito. Promover a interlocução entre a Psicologia, o Direito e o Serviço Social nas questões referente à guarda, adoção. Atos infracionais, crimes, entre outras matérias.
 

Disciplinas

1 - ADOÇÃO

A adoção na história. Adoção e produção subjetiva. Sujeito de direito e sujeito do desejo no processo de adoção. Processo judicial de adoção na perspectiva dos direitos humanos. O ECA, a Lei Nacional de Adoção (LNA) nº 12.010/09 e a equipe interprofissional na Preparação Psicossocial e Jurídica. Os destinatários e as demandas de trabalho na adoção.

2 - ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

O cenário social produzido após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990). História da Tutela Estatal: infância e juventude brasileiras do final do século XIX aos dias atuais. O cargo de Psicólogo do Poder Judiciário do Rio de Janeiro e as intervenções diante da temática. As complexidades da escuta psicológica: o adolescente em conflito com a lei no Estado do Rio de Janeiro e seus atravessamentos institucionais.

3 - CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA

A criminologia como ciência : conceito, método, objetivos e funções. Evolução histórica da criminologia: da fase empírica às tendências atuais. O crime: abordagem criminológica, o tipo penal e seus principais aspectos. O delinqüente : abordagens penal e criminológica. A vítima : a vitimologia como ciência. Criminalidade: tipos, causas e perspectivas.

4 - FAMÍLIAS E PODERES

A família moderna nas sociedades ocidentais. A família no contexto brasileiro. As relações entre lei, disciplina e sexualidade. A transformação das formas de conjugalidade e das representações de infância e juventude. A atuação do psicólogo em Varas de Família.

5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

6 - POLÍTICAS SOCIAIS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS

Proporcionar o desenvolvimento crítico através da reflexão das práticas institucionais nas políticas públicas voltadas para ações de inclusão social.

7 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Tipos de violência doméstica : abuso sexual, violência física, negligência e violência psicológica. A violência doméstica e a legislção : o Estatuto da Criança e do Adolescente. As ações dos Conselhos Tutelares, das Varas da Infância e da Adolescência, das ONGs, dos abrigos diante da violência doméstica. Medidas preventivas para a violência doméstica. Tratamento psicológico dos agentes envolvidos em situação de violência doméstica: abordagem psicanalítica.


APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

  Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Compartilhe:

 

©2018 - AVM - Todos os direitos reservados.
11/12/2018 - 20:35:29