BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

Pós-Graduação Presencial

EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO - VER DISCIPLINAS
Aguarde o carregamento do vídeo
 Unidade Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO 2ª NOITE 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
NITERÓI SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA



Objetivo

Estudar reflexiva e objetivamente os fundamentos e concepções do desenvolvimento infantil na família e na escola, enfatizando prioritariamente os processos de construção da IDENTIDADE, AUTONOMIA E DIFERENTES LINGUAGENS na criança de 0 a 6 anos. Aprofundar o conhecimento nos eixos de trabalho que relacionam-se ao conhecimento como MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, ARTES VISUAIS, LITERATURA E MUSICA, NATUREZA E SOCIEDADE, ETC.
 

Disciplinas

1 - A ATIVIDADE ARTISTICA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Explorar, manipular e reconhecer materiais de diferentes texturas e espessuras; explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais; cuidados individuais e em grupo; valorização da arte; A evolução do grafismo; observação dos elementos da linguagem visual; apreciação artística; integração corpo e mente. Encaminhando a criança para o uso de seu pensamento criador em todos os setores das atividades. Arte , brinquedo e desenvolvimento.

2 - A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

Educação Infantil das origens ás novas tendências; a importância da filosofia no entendimento da educação como manifestação de cultura; dos primitivos ao século XXI; os precursores, sua importância e influência nas metodologias contemporâneas. Das sociedades tribais à queda do Império Romano, Patriarcado e matriarcado; a educação no antigo Egito, Sócrates, Platão e Aristóteles; Atenas e Esparta, Do apogeu romano à idade Média. Da Idade Média ao início dos tempos modernos, Comenius, o pai da Didática Moderna.. Conhecendo Rousseau, Passagem da Idade Moderna à Idade Contemporânea. Pestallozi e Froebel. Maria Montessori e a “Pedagogia Científica”. Decroly e os “centros de interesse”. Dewey e educação pela ação. Conhecendo a Escola Nova. O método de Projetos. A pedagogia social de Celestin Freinet. O movimento da Escola Nova no Brasil. As grandes contribuições e influências à Educação de hoje. A importância de Freud. A. S. Neill : idealizando uma educação em liberdade. As teorias Construtivistas. A teoria Sócio-Histórica. Rudolf Steiner e a Antroposofia. Henry Wallon e a emoção. A redemocratização da educação de Paulo Freire. As múltiplas inteligências. A importância de Heloisa marinho.

3 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos. Estrutura das salas ambiente de Educação Infantil, desenvolvimento de currículos, programas e atividades; construindo propostas educativas; alfabetização e suas implicações; relação família/escola. O brincar, atividade fundamental. Por que as crianças brincam. Atividades, jogos e brincadeiras. Oficinas: vivência prática e discussão teórica. Literatura: o mundo mágico das histórias e da poesia. Musica: linguagem universal. Artes visuais: técnica de sensibilização. Programa das atividades x faixa etária. Ação educativa e desenvolvimento psico-social. Sexualidade. Agressividade. Limite. Ação educativa e família. Anamnese. Falando sobre criança: orientação sobre adaptação, rotina, atividade de vida diária.

4 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS.

A descoberta da criança do pré-natal à segunda infância; conhecendo0 o desenvolvimento da comunicação, expressão e percepção, coordenação global e equilíbrio; orientação espacial e temporal; características sócio-afetivas; saúde e qualidade de vida. O nascimento e o recém-nascido. O desenvolvimento Físico. O desenvolvimento Perceptivo. O desenvolvimento da Personalidade. O desenvolvimento das Relações Sociais. Teorias do Desenvolvimento. O desenvolvimento da Cognição Social. Alem da família: o impacto da Cultura.

5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

O aprendizado da linguagem colocando questões conceituais e não apenas perceptivo-motoras;compreender o sistema de representação da linguagem; a linguagem é concebida como processo de construção do conhecimento por meio de práticas iniciadas com o inicio da mesma e continuando com a participação nas diversas práticas sociais da escrita ; intercambio social e linguagem: dificuldades da aprendizagem. Introdução em fala, Linguagem, Comunicação. Definições lingüísticas. Função cognitiva da Linguagem. As idéias básicas de Piaget. Desenvolvimento cognitivo do Período de Bebê à Criança em idade Pré-escolar. Desenvolvimento da Linguagem. a fase pré-linguística. as primeiras palavras. -desenvolvimento da gramática. desenvolvimento do significado. comunicação e auto-direção. diferenças individuais no desenvolvimento da linguagem. aprendendo a ler. Distúrbios da Comunicação. distúrbios da fala. distúrbios da voz. distúrbios da fluência. Distúrbios da Linguagem. perda auditiva. Autismo. Afasia infantil. Distúrbio específico de linguagem. distúrbios de aprendizagem.

6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

7 - TEORIA E PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS

Descoberta e familiarização com o corpo;destreza progressiva da marcha e confiança motora; ampliação das possibilidades expressivas utilizando as habilidades motoras em desenvolvimento: caráter instrumental do movimento;conhecendo jogos , atividades e brincadeiras;ritmo, musica e movimento; Concepções do movimento. Tônus de base. Desenvolvimento motor. Necessidades motoras de 0 a 6 anos. Vivência corporal. Jogos e brincadeiras. O movimento na Educação Infantil. Movimento - Pensamento - Linguagem. Ritmo - Musica Movimento. Criação / Autoria / Autonomia


APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

  Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Compartilhe:

 

©2018 - AVM - Todos os direitos reservados.
10/12/2018 - 00:20:55