MD QUAL - * ASPECTOS POLÍTICOS E SOCIOCULTURAIS DA INCLUSÃO APLICADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

2 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO

Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.

3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

4 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA

OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.

5 - ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Identificar a educação criativa e os processos criativos na ação educativa através de jogos simbólicos e de regras, brincadeiras e técnicas de arte, favorecendo as atividades em grupo no fazer educativo. Entender a diversidade das crianças de educação infantil e as possibilidades de trabalho musical, destacando o papel do ritmo e da habilidade de movimentos. Conhecer e aplicar os valores transmitidos através das histórias infantis e contos de fadas. EMENTA: Processos criativos na educação infantil; Brincando e significando: Piaget e Vygotsky; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; Música, ritmo e movimento; A literatura na educação infantil.

6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.

• Matrícula(R$):

• Valor: