Qualificação a Distância

MD QUAL - * ASPECTOS POLÍTICOS E SOCIOCULTURAIS DA INCLUSÃO APLICADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cursos que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.

    2 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO

    Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.

    3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial

    4 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA

    OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.

    5 - ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Identificar a educação criativa e os processos criativos na ação educativa através de jogos simbólicos e de regras, brincadeiras e técnicas de arte, favorecendo as atividades em grupo no fazer educativo. Entender a diversidade das crianças de educação infantil e as possibilidades de trabalho musical, destacando o papel do ritmo e da habilidade de movimentos. Conhecer e aplicar os valores transmitidos através das histórias infantis e contos de fadas. EMENTA: Processos criativos na educação infantil; Brincando e significando: Piaget e Vygotsky; Jogos e brincadeiras na prática pedagógica; Música, ritmo e movimento; A literatura na educação infantil.

    6 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine
    • Matrícula(R$):

      50,00
    • Valor:

      6 x de 199,00

    Faça a Pré-Matrícula desse curso EAD

Informações Gerais

Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Acesse as Unidades



Documentos necessários para inscrição

Xerox do Diploma do Ensino Médio + comprovante de que está cursando o último ano do curso de graduação (indispensável)
Xerox do Histórico Escolar
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.