Objetivo
1 - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Habilitar o aluno para a correta compreensão do direito e para a adequada interpretação das leis, habilidades indispensáveis ao bom entendimento dos demais conteúdos. Esclarecer os aspectos jurídicos que envolvem a educação - sobretudo a educação básica - habilitando-o a cumprir a lei adequadamente, além de conscientizá-lo dos direitos e deveres do aluno, da escola, do professor e de todos os profissionais da educação. EMENTA: Introdução ao Estudo do Direito; Legislação Educacional: Normas Gerais; Legislação da Educação Básica e Legislação Educacional Especial.
2 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
OBJETIVO: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias a elaboração de um planejamento, visando permitir as ações gestoras e a busca de resultados. Para ser um bom gestor é imprescindível sólidos conhecimentos de planejamento e de suas ferramentas. EMENTA: Os níveis e a importância do Planejamento; O processo e os elementos essenciais do Planejamento; Projeto Político Pedagógico; Planejamento Estratégico; Planejamento Curricular/ Plano de Curso/ Plano de Ensino-Aprendizagem e Aula e, Planejamento de Projetos de Trabalho.
3 - RELAÇÕES HUMANAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
OBJETIVO: Apresentar técnicas essenciais ao desenvolvimento de trabalho em equipe. A escola moderna não permite que uma gestão seja centrada no autoritarismo e no trabalho individual. Cada vez mais é importante o trabalho em equipe e, para isto, é imprescindível o conhecimento de técnicas de liderança, motivação, comunicação e de trabalho em equipe. EMENTA: Motivação; Liderança; Diferenças Individuais sobre grupos e equipes; Trabalho em equipe e Comunicação.
4 - HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA
OBJETIVO: Compreender as formas de poder ao longo da história que estiveram presentes, também, nas famílias e nas relações entre os seus membros influenciando as diversas representações sobre a infância até a modernidade. Conhecer as formas de educação infantil que existiram e se desenvolveram ao longo dos séculos, com abordagens teóricas diferentes que influenciaram as práticas educativas atuais. EMENTA: Introdução à história social da infância; O declínio do poder patriarcal: da Roma antiga ao antigo regime; O nascimento das representações modernas de infância I; O nascimento das representações modernas de infância II; Educação Infantil: de suas origens as novas tendências.
5 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS
OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.
6 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
6Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
5 x de 99,00Os CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL oferecidos na modalidade a distância pelo AVM, com carga horária total de 240h, visam preparar o aluno para a reflexão e atuação em uma área específica de seu campo de interesse profissional. Tem por objetivo fornecer informações atualizadas na área de interesse selecionada e indicações de práticas qualificadas pertinentes à temática de aprofundamento profissional escolhida.
* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Acesse as Unidades