MD QUAL - LINGUAGENS EXPRESSIVAS E HISTÓRIA DA ARTE

O curso de Linguagens Expressivas e História da Arte visa instrumentalizar profissionais interessados nessa área com subsídios bem específicos sobre a arte, como por exemplo, suas linguagens e sua história.

1 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO: Demonstrar a importância e contribuição da psicologia do desenvolvimento na formação de profissionais da educação. Discutir questões pertinentes aos aspectos psicológicos do desenvolvimento e suas inter-relações com outras áreas, no que concerne à Educação. Além disso, pretende-se igualmente focalizar o estudo do homem dando ênfase nos diferentes processos biopsicológicos que interferem no fenômeno educativo ao longo do desenvolvimento humano. EMENTA: Introdução a psicologia do desenvolvimento; Jean Piaget e o desenvolvimento cognitivo; O modelo histórico- cultural de Vygotsky; Wallon e o estudo da psicogênese; Freud e as fases psicossexuais do desenvolvimento; O desenvolvimento da infância à velhice.

2 - NEUROCIÊNCIA DO CONHECIMENTO

OBJETIVO: Compreender os papéis gerais do funcionamento do sistema nervoso na recepção de informações, nas suas interpretações e na elaboração das respostas. Adquirir noções da fisiologia do encéfalo e estabelecer relações com os fatores bio-psico-sociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano tais como: o cognitivo, o afetivo, o emocional e o relacional. Facilitar a (re)organização e o (re)equilíbrio do sujeito ao ambiente, orientando a busca de um acompanhamento efetivo, promovendo, assim, uma vida mais saudável e feliz. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso; Neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

3 - CRIATIVIDADE

OBJETIVO: Conhecer conceitos e definições da criatividade e seus devidos autores; identificar as barreiras que bloqueiam a criatividade e a importância de ambientes que desenvolvam o potencial criativo; identificar estratégias para desenvolver as competências e habilidades metacognitivas da motivação; verificar a influência tanto positiva quanto negativa que um líder exerce no desenvolvimento do potencial criativo das pessoas, em organizações de trabalho; destacar os aspectos que mais têm impulsionado ou inibido os processos de inovação; analisar a relação entre a Gestão da Criatividade e alguns sistemas da Administração de Recursos Humanos (RH): Seleção, Treinamento, Clima Organizacional, Motivação e Recompensas. EMENTA: Fundamentos da Criatividade; Ambiente Criativo e Barreiras à Criatividade; Motivação e Metacognição como Impulsionadores da Criatividade; Liderança para Criatividade; Criatividade para Inovação; Gestão da Criatividade na organização

4 - LINGUAGENS EXPRESSIVAS

OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. EMENTA: Corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.

5 - HISTÓRIA DA ARTE

OBJETIVO: Proporcionar um conhecimento mais aprofundado da arte universal; Demonstrar as inter-relações da arte com o contexto social em que estão inseridas as diversas manifestações culturais; Possibilitar um despertar para o prazer de conhecer, fruir e fazer arte; Instrumentalizar o profissional em Educação e em Saúde com conteúdos que possam enriquecer seu trabalho. EMENTA: Pré-história e antiguidade; Da idade média ao rococó; Século XIX; Século XX; Arte brasileira; Arte oriental e africana.

6 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

OBJETIVO: Demonstrar os diferentes materiais e suas técnicas reconhecendo mais sobre a importância da linguagem específica de cada material e sua aplicação na educação e na saúde, além de aprender a manipular todos esses diferentes materiais, explorando suas qualidades expressivas. EMENTA: Os materiais gráficos; As tintas; As massas; Materiais duros; As colas e a colagem; Materiais alternativos.

• Matrícula(R$):

• Valor: