MD QUAL - * PRÁTICAS DE JOGOS PSICOMOTORAS APLICADAS A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E GERONTOPSICOMOTRICIDADE

1 - PSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: Apresentar um panorama histórico sobre a Psicomotricidade, sua origem, seus conceitos, seus objetivos. Favorecer o entendimento sobre a Psicomotricidade funcional (áreas psicomotoras) e relacional (conceitos relacionais). Discutir as quatro áreas de atuação do Psicomotricista, que são: estimulação, educação, reeducação e terapia psicomotora, abordando as possíveis dificuldades, defasagens e instabilidades na falta de um adequado desenvolvimento da psicomotricidade humana. EMENTA: Fundamentos da psicomotricidade; Áreas de Atuação da Psicomotricidade; Psicomotricidade funcional e relacional; Desenvolvimento psicomotor humano; A criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades; Instabilidades, defasagens, perturbações psicomotoras.

2 - TÉCNICAS E AVALIAÇÕES PSICOMOTORAS

OBJETIVO: Apresentar o que constitui uma Avaliação Psicomotora; Analisar a importância de uma Avaliação Psicomotora para um adequado trabalho e desenvolvimento psicomotor; Mostrar como construir uma Anamnese e qual a sua importância no processo avaliativo; Analisar algumas defasagens, perturbações e dificuldades apresentadas por Gislene de Campos Oliveira, A. De Meur & L. Staes, entre outros; Questionar qual a importância da relação entre o observador e o observado a demanda, a devolução, como é uma sala adequada ao trabalho psicomotor, os materiais; Disponibilizar a Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca e o Exame Psicomotor de Francisco Rosa Neto; EMENTA: Avaliação Psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotoras psicomotora e das dificuldades; Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca e Exame motor de Francisco Rosa Neto.

3 - NEUROCIÊNCIA E PSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: Expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; Distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; Estudar a memória, seus tipos e funções; Demonstrar a filogênese do sistema nervoso; Discutir sobre a linguagem e seus distúrbios; Abordar as regiões encefálicas numa visão integrada; Analisar os impactos da neurobiologia no âmbito da sala de aula. EMENTA: Funções gerais do Sistema Nervoso e sua relação com a aprendizagem; Plasticidade cerebral e memória; A filogênese do sistema nervoso: linguagem e Pensamento; Estruturas neurais dos movimentos e da aprendizagem motora.

4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: abordar atividades psicomotoras que facilitam o acompanhamento e desenvolvimento de alunos com ou sem comprometimento, entendendo que a psicomotricidade pode favorecer e se tornar um estímulo na educação inclusiva, além de analisar o papel e a importância do educador no processo psicomotor e de inclusão do aluno. EMENTA: Educação Inclusiva e Psicomotricidade; Transtornos/Deficiências e a Psicomotricidade; A Formação do Professor para a Educação Infantil.

5 - GERONTOPSICOMOTRICIDADE

OBJETIVO: Abordar a Gerontopsicomotricidade que é uma área em que o Psicomotricista trabalha de forma terapêutica e preventiva com a terceira idade revendo as relações e as influências entre o psiquismo e a motricidade de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras dos idosos. EMENTA: O Idoso e a Gerontopsicomotricidade; O corpo e as perspectivas Psicomotoras para o idoso; Atividades como essência de Motivação; Desenvolvimento psicomotor do Idoso; a Contribuição da Família do Idoso; e Intervenções Psicomotoras/Processos Neurofuncionais.

6 - PRÁTICA DE JOGOS PSICOMOTORES

OBJETIVO: Perceber a importância das Práticas psicomotoras; entender que a Prática de Jogos Psicomotores é um recurso propício à construção do conhecimento; e avaliar a importância das relações estabelecidas pela criança, sejam escolares, familiares e sociais. EMENTA: Prática de Jogos Psicomotores; Tipos de Jogos; e a criança: suas relações, desenvolvimento motor e suas habilidades.

• Matrícula(R$):

• Valor: