Pós-Graduação/MBA Presencial

ARTE E EDUCAÇÃO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Promover a pesquisa, o diálogo e reflexões sobre o despertar artístico do ser humano no seu processo de desenvolvimento pessoal e social, salientando a importância da arte na construção dos pilares fundamentais da sociedade e de sua construção político-social-cultural. Desenvolver a capacidade cognitiva, motora e psíquica na diversidade das ações lúdicas e inclusivas desenvolvidas nas escolas ou em espaços artísticos, treinando o corpo e a mente para superar capacidades e desenvolver talentos pessoais e/ou coletivos. Pesquisar sobre a importância das artes visuais, da dança, da música, do teatro, da literatura, do cinema, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade de gênero e de corpos para o comportamento da sociedade e suas reflexões históricas estabelecendo pontes com a pedagogia. Abordar também o uso de novas mídias digitais e tecnológicas no processo de construção e desenvolvimento artístico-social-educacional.

    1 - A ARTE CINEMATOGRÁFICA E AS NOVAS MIDIAS DIGITAIS

    A tecnologia digital inserida na arte e a arte inserida na tecnologia digital. Novas reflexões sobre a utilização da arte no meio digital e suas performances sempre atrelada ao espaço pedagógico e à sua gerência. O estudo do cinema e sua importância cultural nacionalmente e internacionalmente. A importância das redes sociais como propulsão de artes. Criação de vídeos educativos. A tecnologia e a arte como novas frentes artísticas dos novos tempos fora e dentro da escola. Atividade Complementar Integrada.

    2 - A ARTE E A CULTURA COMO SENSO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO

    Pensar a importância da arte na sociedade e na escola. Valorização das potencialidades individuais e coletivas dos alunos. Discutir sobre o currículo e as produções artísticas diferenciadas geradoras de cultura. Refletir atualmente e historicamente sobre a cultura e sua diversidade nacional e mundial estabelecendo pontes com a pedagogia. Atividade Complementar Integrada.

    3 - A ARTE E A NEUROCIÊNCIA

    Pesquisar sobre o cérebro como propulsor de arte e cultura. A arte como geradora de mudanças físico, mentais e afetivas. A importância da arte no desenvolvimento motor, social, mental e emocional do indivíduo e do coletivo ao qual pertence. Atividade Complementar Integrada.

    4 - A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO

    Pensar a importância da escrita no processo de desenvolvimento cognitivo. Desenvolver o processo de leitura dentro da sala de aula. Criação de textos autorias. Reflexão e pensamento sobre a poesia, a narrativa e a dramaturgia. Debate e aprofundamento sobre autores negros e indígenas. Valorizar a diversidade literária e a cultura de raiz africana e indígena. Atividade Complementar Integrada.

    5 - ARTE E INCLUSÃO

    A arte como construtora de laços humanos-afetivos. Usar a arte como recurso de reflexão das diferenças humanas. Potencializar as diversidades de habilidades de cada aluno dentro do espaço pedagógico, principalmente no ensino infantil. Criar e pensar em jogos que tragam a inclusão como processo de reflexão no espaço pedagógico e artístico. Refletir sobre políticas de inclusão no ambiente escolar. Atividade Complementar Integrada.

    6 - AS ARTES VISUAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO

    Desenvolver potencialidades visuais dentro do meio educacional. Pensar a pintura e o desenho dentro da escola e seu engajamento político. A estética corporal propulsora de liberdade no mundo contemporâneo. Experimentar a pintura clássica e a abstrata. As multiplicidades de cores e formas. A estética como manifestação política e social em luta da diversidade de gênero e de corpos. Atividade Complementar Integrada.

    7 - AS LEGISLAÇÕES DA ARTE - FORA E DENTRO DA ESCOLA

    Pensar a arte politicamente. Refletir sobre a discussão dos princípios da arte-educação nos currículos escolares e na política pública como um todo. Analisar a importância e a atuação do Produtor Cultural. Pensar a implementação do desenvolvimento artístico nos espaços de educação. Refletir sobre a legislação da arte comparada com outras culturas de outros países. Dialogar sobre direitos autorias. Atividade Complementar Integrada.

    8 - MUSICALIZAÇÃO

    Potencializar a música e o ritmo como instrumentos propulsores de habilidades artísticas. Explorar a música como ativadora de movimentos corporais expressivos e afetivos - a música como ferramenta pedagógica. A música como elemento de desenvolvimento rítmico, sensorial e cognitivo. Discutir sobre a implementação da música no contexto escolar. Experimentar as múltiplas possibilidades de ritmos e batuques se inspirando na cultura Africana e Indígena. Atividade Complementar Integrada.

    9 - O CORPO E SUAS EXPRESSÕES PSICOMOTORAS

    Pesquisar e desenvolver jogos corporais que trabalhem o corpo como instrumento de potencialidade ativa. Jogos corporais e expressivos. Desenvolver um olhar cuidadoso para o movimento e suas expressões na dança. O corpo como propulsor de sabedorias motoras, afetivas e cognitivas. Pensar o corpo como elemento de afetividade dentro do espaço escolar. Atividade Complementar Integrada.

    10 - O TEATRO E SUAS FERRAMENTAS

    Usar o teatro como instrumento pedagógico na sala de aula. Pensar as artes cênicas como ferramenta de sociabilidade. Explorar o espaço cênico e os jogos dramáticos. Desenvolver o mundo do faz de conta. Criar personagens. Desenvolver as capacidades corporais e vocais exigidas no palco. Aprofundar sobre a importância da iluminação e da sonoplastia no palco. Discutir sobre a performance na cultura moderna e contemporânea. Usar o teatro como instrumento de reflexão social e política na escola. Atividade Complementar Integrada.

    11 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.