Pós-Graduação/MBA Presencial

ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Informar os profissionais sobre a importância e utilização dos conceitos e técnicas da Arteterapia como método facilitador terapêutico nas áreas da saúde e educação; Observar e experimentar o despertar do potencial criativo do ser humano; Promover o reconhecimento dos genuínos valores emocionais e materiais, somente através dos quais poder-se-á abrir uma porta para o acesso, individual ou coletivo, a um mundo verdadeiramente mais humano.

    1 - ARTETERAPIA

    Contextualização histórica da Arteterapia. Principais correntes teóricas . A arte, a história da arte e a psicologia: possibilidades de intercâmbio com a arteterapia. O processo de individuação da psicologia analítica de C.G. Jung : fundamentos teóricos. Aplicação dos princípios teóricos de Jung nas áreas de saúde e de educação. Aspectos práticos da arteterapia. Atividade Complementar Integrada.

    2 - CRIATIVIDADE

    Abordagens da subjetividade humana através da história da arte.Os sentidos: possibilidade para desenvolver o potencial criativo. Criação. Potencial criador. O momento criativo como fazer artístico: processo de desencadeamento da atividade criativa. Principais movimentos criadores na história da arte. Atividade Complementar Integrada.

    3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

    Os materiais plásticos e sua linguagem terapeutica. A utilização de materiais plásticos, nas diferentes técnicas artísticas, através de atelier livre e arteterapeutico. Os materiais plásticos facilitando o contato com imagens internas, esquecidas e materializadas em símbolos carregados de significados afetivos. Os materiais plásticos nos diferentes movimentos da história da arte. Atividade Complementar Integrada.

    4 - NEUROCIÊNCIA NO CONTEXTO FAMÍLIAR

    Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: células nervosas, sinapses e neurotransmissores. Neurotransmissores, drogas e patologias: interação e mecanismos. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente: a neuroplasticidade. Atividade Complementar Integrada.

    5 - OFICINA DE ARTES

    O contexto prático da Arteterapia. O atelier arteterapeutico através das diferentes linguagens expressivas e visuais da arte, dos materiais plásticos e de diferentes técnicas artísticas. Os procedimentos artísticos utilizados em Arteterapia. O fazer expressivo, o simbólico e a procura do seu significado. Os elementos visuais da arte: o ponto, a linha, o plano, a forma , a cor , a composição como forma de expressão do imaginário. Atividade Complementar Integrada.

    6 - PSICOPATOLOGIA

    A arterapia e a doença da alma. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. O normal e o patológico. O paciente psicossomático e as contribuições do processo arterapêutico na melhoria da qualidade de vida. O material simbólico : ferramenta para o diagnóstico e para o prognóstico em pacientes psiquiátricos.Estruturação do sujeito sob a leitura lacaniana da obra de Freud. Atividade Complementar Integrada.

    7 - TERAPIAS EXPRESSIVAS

    A arteterapia e as diferentes linguagens da arte - a dança, o teatro , a fotografia, música e o cinema - como parte do processo Arteterapêutico. As técnicas expressivas no contexto arteterapeutico. A arteterapia e suas interfaces com a arte, em suas diferentes manifestações. A expressão artística e a compreensão dos Sentimentos humanos através do processo arteterápico, a partir de uma relação integradora e organizadora da psique. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.