Pós-Graduação/MBA Presencial

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso de DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR visa favorecer profissionais, já graduados, que atuam ou desejam atuar na prática docente em instituições de ensino superior, através de uma metodologia diferenciada, fundamentação teórica e legal, além de ferramentas pedagógicas e administrativas, desenvolvendo, implementando e aprimorando processos educacionais, possibilitando assim resultados eficientes e eficazes durante a prática docente.

    1 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    A Didática em perspectiva histórica: gênese e movimentos. O campo de investigação da Didática: o processo ensino/aprendizagem. Abordagens pedagógicas: elementos estruturantes, características. A prática didática no cenário universitário. A Didática Fundamental. Os sujeitos e os tempos no processo ensinar / aprender. O curriculo e a produção do conhecimento e da cultura. O planejamento educacional no âmbito universitário: especificidades, concepções, práticas e desafios. O Projeto Político-Pedagógico e o Projeto Ensino-Aprendizagem. A avaliação na universidade: concepções, fundamentos e tendências atuais. Atividade Complementar Integrada.

    2 - DIDÁTICA GERAL

    Educação, o conhecimento pedagógico e a Didática: conceitos e histórico da Didática. Os pressupostos da Prática Pedagógica. A formação do docente e a construção de competências humanas, políticas e técnico-pedagógica (saberes, fazeres e atitudes). As diferentes abordagens do ensino/tendências pedagógicas e implicações na prática pedagógica. A relação professor-aluno. A sala de aula como espaço de cultura: seus sentidos, dinâmicas e possibilidades de construção da aprendizagem significativa e de inclusão social: monoculturalismo, multiculturalismo, interculturalismo. A construção, organização (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade) e critérios de seleção do conhecimento. Atividade Complementar Integrada.

    3 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    Conteúdo básico, que estuda o direito de forma introdutória, apresentando ao aluno os princípios, os fundamentos, as aplicações e os conceitos doutrinários do direito como ciência, além da metodologia de interpretação das leis. Inclui, ainda, um conteúdo específico, sobre direito da educação, que contempla os aspectos jurídicos da educação como um todo, aprofundando-se no direito da educação superior. Atividade Complementar Integrada.

    4 - NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

    A estrutura biológica do homem. Modificações biológicas decorrentes do processo educacional. O processo de aprendizagem e as estruturas de percepção, memória, atenção, linguagem e coordenação motora, na visão biológica. Os limites orgânicos, temporais e permanentes, no processo de aprendizagem. A ação dos hormônios no comportamento humano. A genética como fator determinante dos potenciais e limites humano: a ótica biológica. O papel da nutrição no processo de aprendizagem. A visão do homem bio-psico-social e as diferenças individuais. Atividade Complementar Integrada.

    5 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Introdução à políticas educacionais. Planos de políticas públicas. Principais pensadores. Perspectivas para uma Reforma Educacional. Atividade Complementar Integrada.

    6 - PRÁTICA DE ENSINO

    Concepções de Currículo - Enfoque tradicional: currículo e disciplinas acadêmicas, Enfoque abrangente: o currículo além do ambiente acadêmico; Planejamento de Ensino - Conhecimento da realidade; Determinação dos objetivos de curso/aula, Seleção dos conteúdos, Escolha de recursos (visuais/audiovisuais), Instrumentos para avaliação dos alunos, Estruturação de um plano de ensino/plano de aula; Condições para a Prática de Ensino - O professor como um comunicador, Técnicas e estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, Auto-avaliação (o professor reflexivo); Realização da Prática de Ensino - Elaboração e execução de planos de aula: a regência, A Prática de Ensino exercida, individualmente, pelos futuros docentes. Atividade Complementar Integrada.

    7 - TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    Aspectos psicológicos da aprendizagem. A intenção educativa e o conceito de inteligência. As teorias das Inteligências Múltiplas e da Inteligência Emocional e seus reflexos na educação. Afetividade e criatividade. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.