Pós-Graduação/MBA Presencial

EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BILINGUISMO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso possui múltiplas e variadas abordagens a partir da proposta da Educação Bilíngue, qualificando para formação consistente de pedagogos e professores licenciados que tenham interesse no currículo bilíngue, mas também os demais membros da comunidade escolar tais como gestores, diretores, coordenadores, supervisores, orientadores, funcionários e simpatizantes com o ensino bilíngue e estudantes graduados que desejam se preparar para o mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente por profissionais com formação diferenciada. Pautado e pensado a partir do ensino bilíngue o curso permeia e explora áreas como a psicologia educacional, a educação sociolinguística, o letramento bilíngue a neurociência na educação bilíngue e sobre o cérebro das crianças que aprendem desde cedo através das línguas, assim como os demais campos de atuação do “DUAL LANGUAGE LEARNING”, buscando sempre a inovação e a prática da atividade educacional nos cenários multilíngues. O crescente interesse pela educação bilíngue tem se tornado cada vez mais evidente com o crescente número de escolas bilíngues em todo o país. Há um aumento significativo nos número de estudos mostrando os benefícios sociais e cognitivos no aprendizado bilíngue desde a infância. A adequação trabalho pedagógico frente a esses novos paradigmas se faz cada vez mais necessário. As evidências científicas sugerem que uma educação mais colaborativa e compatível com os cérebros da nova geração é fundamental

    1 - BILINGUISMO, EDUCAÇÃO BILÍNGUE E ENSINO INTERNACIONAL

    O aprendizado de um segundo idioma. Práticas educacionais voltadas para a educação bilíngue. Conceituação do bilinguismo como a competência mínima em uma ou mais das quatro habilidades linguísticas: escrever, ouvir, falar e ler. Práticas sociais e de vivencias do bilinguismo. Treinamento e adaptação dos materiais e professionais. O bilinguismo na escola regular de ensino. Global Learning Methods. Atividade Complementar Integrada.

    2 - DIDÁTICA E PRÁTICAS DE BILETRAMENTO

    Práticas e estratégias de letramento e biletramento. Desafios e benefícios da alfabetização da língua materna x alfabetização bilíngue simultânea. Modelos de avaliação de letramento e biletramento. Desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à escrita, à fala e à leitura. Proficiência em um idioma ou mais idiomas. Atividade Complementar Integrada.

    3 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA "SPECIAL NEEDS EDUCATION"

    Educação Especial e Educação Inclusiva. Salas de recursos e ambientações inclusivas para a prática da educação bilíngue. Promoção de uma educação para o bem-estar através de intercâmbios intensificados e aprendizado conjunto de crianças com necessidades educacionais ou não. Adequação e adaptação curricular para a efetivação de uma educação bilíngue. Relação teoria x prática. Múltiplas inteligências. Ensino e Consultoria Colaborativa. Professor generalista e especialista. Atividade Complementar Integrada.

    4 - EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

    A História da Educação Brasileira. Os teóricos mais expressivos da Educação. Principais Tendências Pedagógicas. As novas políticas educacionais e as tecnologias educacionais. Educação Bilíngue x Educação Internacional. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO ESCOLAR E O ENSINO BILÍNGUE

    Compreender e conceituar a gestão escolar frente a realidade do ensino bilíngue. A administração educacional face à administração moderna e suas diferentes abordagens. Princípios e funções da administração geral e suas especificações na administração educacional. A ação administrativa e seu compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas bilíngues. O Regimento e a legislação escolar e suas relações com o projeto pedagógico bilíngue. Atividade Complementar Integrada.

    6 - METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BILINGUE

    Conceito e definição sobre Metodologias Ativas. Ensino Híbrido (Hybrid Teaching). Sala de Aula Invertida (Flipped classroom). Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL). Gamificação (Gamification). Team Based Learning (TBL). Metodologia Bilíngue (Bilingual Methodology). Atividade Complementar Integrada.

    7 - NEUROCIÊNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

    Como o cérebro aprende mais de um idioma idiomas, através dos métodos pedagógicos e o uso correto de recursos de ensino voltados para o bilinguismo. Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem bilíngue. Planejamento de ensino bilíngue. Importância dos objetivos de ensino e tipos de objetivos. Seleção e organização de conteúdos bilíngues. Atividade Complementar Integrada.

    8 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E CURRÍCULO ADAPTADO AO BILINGUISMO

    A atuação dos professores bilíngues e não bilíngues dentro de uma formação multicultural e globalizada. A didática e o processo ensino / aprendizagem: abordagens pedagógicas voltadas para o bilinguismo. O Projeto Pedagógico da Escola: filosofia e construção - O modelo de educação almejada; A instituição escolar, seu perfil e seus objetivos; A construção do projeto político pedagógico. Adaptação do programa curricular da escola: os objetivos a serem alcançados a partir dos objetivos propostos. Elaboração de planejamentos voltados para o conceito da educação bilíngue. O papel da Gestão, da Coordenação Pedagógica e da Orientação Educacional/ pedagógica e os desafios enfrentados no cotidiano escolar multicultural. As dificuldades de aprendizagem do biletramento. Atividade Complementar Integrada.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.