Pós-Graduação/MBA Presencial

EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Estudar reflexiva e objetivamente os fundamentos e concepções do desenvolvimento infantil na família e na escola, enfatizando prioritariamente os processos de construção da IDENTIDADE, AUTONOMIA E DIFERENTES LINGUAGENS na criança de 0 a 6 anos. Aprofundar o conhecimento nos eixos de trabalho que relacionam-se ao conhecimento como MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, ARTES VISUAIS, LITERATURA E MUSICA, NATUREZA E SOCIEDADE, ATIVIDADE GRÁFICO PLÁSTICA.

    1 - A ATIVIDADE ARTISTICA NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    Explorar, manipular e reconhecer materiais de diferentes texturas e espessuras; explorar e reconhecer diferentes movimentos gestuais; cuidados individuais e em grupo; valorização da arte; A evolução do grafismo; observação dos elementos da linguagem visual; apreciação artística; integração corpo e mente. Encaminhando a criança para o uso de seu pensamento criador em todos os setores das atividades. Arte , brinquedo e desenvolvimento. Atividade Complementar Integrada.

    2 - A HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS

    Educação Infantil das origens ás novas tendências; a importância da filosofia no entendimento da educação como manifestação de cultura; dos primitivos ao século XXI; os precursores, sua importância e influência nas metodologias contemporâneas. Das sociedades tribais à queda do Império Romano, Patriarcado e matriarcado; a educação no antigo Egito, Sócrates, Platão e Aristóteles; Atenas e Esparta, Do apogeu romano à idade Média. Da Idade Média ao início dos tempos modernos, Comenius, o pai da Didática Moderna.. Conhecendo Rousseau, Passagem da Idade Moderna à Idade Contemporânea. Pestallozi e Froebel. Maria Montessori e a “Pedagogia Científica”. Decroly e os “centros de interesse”. Dewey e educação pela ação. Conhecendo a Escola Nova. O método de Projetos. A pedagogia social de Celestin Freinet. O movimento da Escola Nova no Brasil. As grandes contribuições e influências à Educação de hoje. A importância de Freud. A. S. Neill : idealizando uma educação em liberdade. As teorias Construtivistas. A teoria Sócio-Histórica. Rudolf Steiner e a Antroposofia. Henry Wallon e a emoção. A redemocratização da educação de Paulo Freire. As múltiplas inteligências. A importância de Heloisa marinho. Atividade Complementar Integrada.

    3 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos. Estrutura das salas ambiente de Educação Infantil, desenvolvimento de currículos, programas e atividades; construindo propostas educativas; alfabetização e suas implicações; relação família/escola. O brincar, atividade fundamental. Por que as crianças brincam. Atividades, jogos e brincadeiras. Oficinas: vivência prática e discussão teórica. Literatura: o mundo mágico das histórias e da poesia. Musica: linguagem universal. Artes visuais: técnica de sensibilização. Programa das atividades x faixa etária. Ação educativa e desenvolvimento psico-social. Sexualidade. Agressividade. Limite. Ação educativa e família. Anamnese. Falando sobre criança: orientação sobre adaptação, rotina, atividade de vida diária. Atividade Complementar Integrada.

    4 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

    A descoberta da criança do pré-natal à segunda infância; conhecendo0 o desenvolvimento da comunicação, expressão e percepção, coordenação global e equilíbrio; orientação espacial e temporal; características sócio-afetivas; saúde e qualidade de vida. O nascimento e o recém-nascido. O desenvolvimento Físico. O desenvolvimento Perceptivo. O desenvolvimento da Personalidade. O desenvolvimento das Relações Sociais. Teorias do Desenvolvimento. O desenvolvimento da Cognição Social. Alem da família: o impacto da Cultura. Atividade Complementar Integrada.

    5 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

    O aprendizado da linguagem colocando questões conceituais e não apenas perceptivo-motoras;compreender o sistema de representação da linguagem; a linguagem é concebida como processo de construção do conhecimento por meio de práticas iniciadas com o inicio da mesma e continuando com a participação nas diversas práticas sociais da escrita ; intercambio social e linguagem: dificuldades da aprendizagem. Introdução em fala, Linguagem, Comunicação. Definições lingüísticas. Função cognitiva da Linguagem. As idéias básicas de Piaget. Desenvolvimento cognitivo do Período de Bebê à Criança em idade Pré-escolar. Desenvolvimento da Linguagem. a fase pré-linguística. as primeiras palavras. -desenvolvimento da gramática. desenvolvimento do significado. comunicação e auto-direção. diferenças individuais no desenvolvimento da linguagem. aprendendo a ler. Distúrbios da Comunicação. distúrbios da fala. distúrbios da voz. distúrbios da fluência. Distúrbios da Linguagem. perda auditiva. Autismo. Afasia infantil. Distúrbio específico de linguagem. distúrbios de aprendizagem. Atividade Complementar Integrada.

    6 - TEORIA E PRÁTICA DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS

    Descoberta e familiarização com o corpo;destreza progressiva da marcha e confiança motora; ampliação das possibilidades expressivas utilizando as habilidades motoras em desenvolvimento: caráter instrumental do movimento;conhecendo jogos , atividades e brincadeiras;ritmo, musica e movimento; Concepções do movimento. Tônus de base. Desenvolvimento motor. Necessidades motoras de 0 a 6 anos. Vivência corporal. Jogos e brincadeiras. O movimento na Educação Infantil. Movimento - Pensamento - Linguagem. Ritmo - Musica Movimento. Criação / Autoria / Autonomia. Atividade Complementar Integrada.

    7 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.