Pós-Graduação/MBA Presencial

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Oferecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educativas/ pedagógicas comprometidas com a Educação voltada para as Relações Étnico-Raciais.

    1 - ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

    Análise e impacto da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar; Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais; Crime de racismo e injúria racial; Preconceito racial contra o negro à luz da Lei nº 7.716/89; Direitos humanos e discriminação racial.

    2 - CULTURA AFRICANA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA

    As manifestações culturais africanas; a arte africana e a representação do sagrado; origens mitológicas iorubas; o culto aos Orixás (divindades de origem Iorubá); religiões afro-brasileiras; crenças e ritos religiosos; a pedagogia dos odus, sincretismo religioso; discriminação/intolerância religiosa na escola.

    3 - EDUCAÇÃO, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL

    Abordagens críticas à literatura Africana; Literatura infanto-juvenil Africana; Tendências Contemporâneas em Literatura Africana; Literatura negra brasileira, Memória, Violência e Representação; Escrita da Escravidão no Mundo Africano; História da África; Escritores e experiência pós-colonial em África. Corpo e Cabelo: Rejeição, Aceitação e Ressignificação.

    4 - GERAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS

    As Relações étnico-raciais na infância, na juventude face as relações de gênero; Tensões étnico raciais em diferentes gerações; Desenvolvimento humano e as questões raciais; As infâncias, a escola e a herança africana no Brasil; Problemas étnico-raciais traduzidos durante as interações e brincadeiras de meninos e meninas na educação básica; As assimetrias de raça e gênero no ensino superior; As políticas de promoção da igualdade de raça e gênero no ensino superior.

    5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

    6 - PENSAMENTO POLÍTICO E FILOSÓFICO NA DIÁSPORA E EM ÁFRICA

    O surgimento do pensamento na Diáspora; O Movimento Pan-africanista; O processo de descolonização da África; Crítica Historiográfica; Movimento da Consciência Negra; Perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Mitos e a construção do imaginário afro-brasileiro; Territórios Afro-brasileiros no Rio de Janeiro.

    7 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE

    As relações étnico- raciais no cotidiano escola; A desconstrução da discriminação no livro didático; O direito a diferença; Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras; Didática multi/intercultural Construção da autoestima da criança negra; Estratégias de atuação no combate ao racismo.

    8 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEITOS BÁSICOS, IDENTIDADE E AUTO IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

    História e conceitos básicos de racismo, diversidade, raça, cor, etnia, negritude e branquitude; identidade étnico-racial ; Identidade étnica e auto-estima; Racismo, preconceito e Discriminação; Currículo e identidade; Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras;

    9 - TÉCNICAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO.

    Notas sobre Augusto Boal, o criador da metodologia; A criação e a construção do Teatro do Oprimido e seu desenvolvimento para a Estética do Oprimido; Conceitos de Opressão; Ética e solidariedade no Teatro do Oprimido; A essência comunitária e coletiva do T.O e a construção da sua dramaturgia; A relação entre os primeiros estudos de Augusto Boal e a formulação de sua metodologia e o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento e seu grupo; A Árvore do Teatro do Oprimido: Teatro imagem, Teatro Invisível, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Arco Íris do Desejo, Teatro Legislativo, Estética do Oprimido e Ações concretas; Os diálogos da fundamentação teórica do T.O e da Estética do Oprimido com correntes de pensamento da segunda metade do século vinte.

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.