Objetivo
Oferecer subsídios teórico-práticos para o desenvolvimento de ações educativas/ pedagógicas comprometidas com a Educação voltada para as Relações Étnico-Raciais.
1 - ASPECTOS LEGAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Análise e impacto da Lei 10.639/03 no cotidiano escolar; Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais; Crime de racismo e injúria racial; Preconceito racial contra o negro à luz da Lei nº 7.716/89; Direitos humanos e discriminação racial. Atividade Complementar Integrada.
2 - CULTURA AFRICANA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA
As manifestações culturais africanas; a arte africana e a representação do sagrado; origens mitológicas iorubas; o culto aos Orixás (divindades de origem Iorubá); religiões afro-brasileiras; crenças e ritos religiosos; a pedagogia dos odus, sincretismo religioso; discriminação/intolerância religiosa na escola. Atividade Complementar Integrada.
3 - EDUCAÇÃO, LITERATURA E IDENTIDADE CULTURAL
Abordagens críticas à literatura Africana; Literatura infanto-juvenil Africana; Tendências Contemporâneas em Literatura Africana; Literatura negra brasileira, Memória, Violência e Representação; Escrita da Escravidão no Mundo Africano; História da África; Escritores e experiência pós-colonial em África. Corpo e Cabelo: Rejeição, Aceitação e Ressignificação. Atividade Complementar Integrada.
4 - GERAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES RACIAIS
As Relações étnico-raciais na infância, na juventude face as relações de gênero; Tensões étnico raciais em diferentes gerações; Desenvolvimento humano e as questões raciais; As infâncias, a escola e a herança africana no Brasil; Problemas étnico-raciais traduzidos durante as interações e brincadeiras de meninos e meninas na educação básica; As assimetrias de raça e gênero no ensino superior; As políticas de promoção da igualdade de raça e gênero no ensino superior. Atividade Complementar Integrada.
5 - PENSAMENTO POLÍTICO E FILOSÓFICO NA DIÁSPORA E EM ÁFRICA
O surgimento do pensamento na Diáspora; O Movimento Pan-africanista; O processo de descolonização da África; Crítica Historiográfica; Movimento da Consciência Negra; Perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Mitos e a construção do imaginário afro-brasileiro; Territórios Afro-brasileiros no Rio de Janeiro. Atividade Complementar Integrada.
6 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE
As relações étnico- raciais no cotidiano escola; A desconstrução da discriminação no livro didático; O direito a diferença; Aprendizagem e ensino das africanidades brasileiras; Didática multi/intercultural Construção da autoestima da criança negra; Estratégias de atuação no combate ao racismo. Atividade Complementar Integrada.
7 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEITOS BÁSICOS, IDENTIDADE E AUTO IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.
História e conceitos básicos de racismo, diversidade, raça, cor, etnia, negritude e branquitude; identidade étnico-racial ; Identidade étnica e auto-estima; Racismo, preconceito e Discriminação; Currículo e identidade; Identidade Negra e Currículo nas Escolas Brasileiras; Atividade Complementar Integrada.
8 - TÉCNICAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO.
Notas sobre Augusto Boal, o criador da metodologia; A criação e a construção do Teatro do Oprimido e seu desenvolvimento para a Estética do Oprimido; Conceitos de Opressão; Ética e solidariedade no Teatro do Oprimido; A essência comunitária e coletiva do T.O e a construção da sua dramaturgia; A relação entre os primeiros estudos de Augusto Boal e a formulação de sua metodologia e o Teatro Experimental do Negro de Abdias Nascimento e seu grupo; A Árvore do Teatro do Oprimido: Teatro imagem, Teatro Invisível, Teatro Fórum, Teatro Jornal, Arco Íris do Desejo, Teatro Legislativo, Estética do Oprimido e Ações concretas; Os diálogos da fundamentação teórica do T.O e da Estética do Oprimido com correntes de pensamento da segunda metade do século vinte. Atividade Complementar Integrada.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.