Pós-Graduação/MBA Presencial

GERONTOLOGIA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Capacitar profissionais na Multidisciplinaridade na área de gerontologia. Adquirir uma visão global dos diferentes aspectos relacionados à gerontologia; Promover uma compreensão das dimensões biopsicossociais do envelhecimento; Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais, trabalho em equipe, apoio à família. Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com idosos; Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica; Aprender sobre as grandes síndromes gerontológicas, assim como sobre as patologias mais frequentes, a reabilitação, etc; Dominar a multidisciplinariedade na assistência gerontológica; Interiorizar os processos a serem seguidos na avaliação gerontológica integral; Ampliar as práticas preventivas de assistência para manutenção ou reabilitação de saúde dos idosos. Atuar em equipe multidisciplinar de atenção à saúde do idoso , identificando e aplicando instrumentos de avaliação, programas e políticas de atendimento nas diversas modalidades de saúde e assistência ao idoso. Ensino Remoto com aulas por transmissão ao vivo.

    1 - ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

    Abordar os conceitos da interdisciplinaridade, contextualizando e relacionando as práticas em Gerontologia. Correlacionar os conceitos multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. Contribuições da interdisciplinaridade no campo da ciência gerontológica. Atividade Complementar Integrada

    2 - ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO

    Abordar o envelhecimento normal dos diversos sistemas no Envelhecimento especialmente o sistema osteomioarticular. Atividade Complementar Integrada.

    3 - AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DO IDOSO

    Abordar as dimensões interdisciplinares da avaliação de um paciente idoso. Avaliação neuropsicológica. Avaliação social. Avaliação funcional. Avaliação Geriátrica Ampla. Instrumentos e escalas de avaliação. Escalas de atividades da vida diária. Testes psicométricos. Testes de avaliação motora, de equilíbrio e de marcha. Escalas de depressão. Atividade Complementar Integrada.

    4 - COGNIÇÃO E ENVELHECIMENTO

    Processos cognitivos e funções executivas. Conceitos sobre demência e tipos de transtornos cognitivos. Benefícios de programas de estimulação cognitiva na melhoria da funcionalidade, autonomia e independência do idoso. Comprometimento cognitivo leve e demências associadas ao processo de envelhecimento. Elaboração de programas de estimulação e reabilitação aplicados aos idosos. Atividade Complementar Integrada.

    5 - EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO

    Abordar as mudanças do perfil demográfico e epidemiológico mundial ocorridas nas últimas décadas com ênfase no caso Brasileiro Discutir as diferentes teorias acerca do processo de envelhecimento e suas repercussões sobre nosso entendimento a respeito. Atividade Complementar Integrada.

    6 - INTRODUÇÃO A GERONTOLOGIA

    Abordar conceitos básicos sobre Gerontologia e o processo do Envelhecimento Humano. Áreas de atuação profissional e mercado de trabalho. Atividade Complementar Integrada.

    7 - POLITICAS PUBLICAS DE SAÚDE ENVELHECIMENTO

    Discutir as políticas Nacionais, Estaduais e Municipais de Saúde do Idoso Abordar os diversos modelos de atendimento, que visem o bem-estar do mesmo. Fornecer conceitos básicos de ciências sociais que permitam melhor compreensão do processo saúde - doença, a realidade brasileira, no sentido de caracterizar a evolução econômica, política e social, abordando as principais concepções e tendências da educação em saúde, propostas pedagógicas libertadoras, comprometidas com o desenvolvimento da solidariedade e da cidadania. Atividade Complementar Integrada.

    8 - TÓPICOS EM GERIATRIA

    O objetivo da disciplina é a capacitação dos alunos na área de envelhecimento, abordar o cuidado do idoso, capacidade funcional, entendida como autonomia e independência, fundamentais para a melhoria de sua qualidade de vida. Avaliando a vulnerabilidade clínico-funcional e, consequentemente, maior risco de adquirir incapacidades devido ao cuidado inadequado. Conhecer os aspectos particulares da saúde do idoso inerentes ao envelhecimento. Atividade Complementar Integrada

    9 - TÓPICOS ESPECIAIS EM GERONTOLOGIA

    Psicologia aplicada Gerontologia; Nutrição aplicada a Gerontologia; Fisioterapia aplicada a Gerontologia; Fonoaudiologia aplicada a Gerontologia; Serviço Social aplicada a Gerontologia; Terapia Ocupacional aplicada a Gerontologia; Educação Física aplicada a Gerontologia; Enfermagem aplicada a Gerontologia. Atividade Complementar Integrada

    10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.