Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Proporcionar aos profissionais de quaisquer formações acadêmicas, gerentes e não gerentes, condições para identificar oportunidades de melhoria em suas organizações e aplicar Ferramentas e Técnicas da Gestão da e de Sistemas de Gestão.

    1 - CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS E DA QUALIDADE

    Variação estatística: métodos descritivos, probabilidades, distribuições de probabilidades, teste de hipóteses. Controle estatístico do processo: métodos, processos, etapas, valores, limites, variabilidade , função da perda de taguchi. Gráficos de controle por variável.Finalidades das cartas de controle por variáveis. Cartas x e r e cartas x e s. Gráficos de controle por atributos : principais modalidades. Variação. Carta de controle do número de defeitos. Classificação de defeitos. Análise da capacidade de processos. Inspeção por amostragem. Modalidades de planos. Curva de operação. Norma NBR-5426. Custos. Seis Sigma.

    2 - GESTÃO DE PROCESSOS

    Evolução dos sistemas de medição de desempenho das empresas. Métodos indicadores: técnicas, modelos e avaliação do desempenho. Fundamentos da Excelência: histórico, teoria, prática, modelos, critérios, interpretação. Dinâmica da avaliação. Relatório da Gestão. Critérios de modelos de gestão da excelência: Evolução (periodicidade), aplicação, participação, avaliação. Prêmio de Qualidade (Nacional, Estadual, Municipal). Critérios de participação. Modelo de Gestão. Avaliação: planos de ação estratégicos. Sistema de Medição do desempenho das empresas.

    3 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    4 - INDICADORES DE DESEMPENHO BALANCED SCORECARD E BENCHMARKING

    Manutenção: finalidades e contribuições na manutenção das organizações. Planos de manutenção: ação, principais indicadores. Ferramentas de Gestão . Importância de treinamentos. Importância das pessoas. Fator Humano. Software utilizados em manutenção: programas importantes. Terceirização. Identificação das atividades a terceirizar. Qualidade na contratação. Modalidades de contratação.

    5 - MÉTODOS DE GESTÃO PARA QUALIDADE

    Controle de qualidade: conceitos, princípios básicos da qualidade total, controle e itens do processo. O ciclo do PDCA nos processos; implementação de gestão de qualidade. Ações da gestão de qualidade e melhoria dos padrões. Planejamento da qualidade. Clientes : identificação, determinação e tradução das necessidades. Desenvolvimento de produtos e serviços e do processo de fabricação dos produtos. Comprovação da capacidade do processo e transferência dos processos aos meios de produção. Ferramentas da qualidade. Técnicas de Identificação de Problemas. Técnicas de identificação e de análise de problemas. Reengenharia. Downsizing.Outsoursing. Benchmarking. House Keeping. Programa 5 "S". Qualidade em Serviços.

    6 - SISTEMA DE GESTÃO ISO 9000/ ISO 14000/ OHSAS 18000/ SA 8000

    Sistema de Gestão. Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000. Sistema de Gestão Ambiental ISO 14.001: origem,normas, procedimentos e propósitos .Nível organizacional .

    7 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA SISTEMAS DE GESTÃO

    Tecnologia da informação : fundamentos e objetivos. Qualidade da informação : impactos na gestão do desempenho das empresas. Fatores críticos de sucesso na gestão dos recursos de TI. Planejamento e alinhamento estratégico de projetos de TI. Processos de negócio x tecnologia de informação x qualidade nas organizações. Modelos de avaliação do grau de satisfação de usuários de TI. Avaliação de investimentos de projetos de TI. Elementos de arquitetura e características dos sistemas de informação : nível transacional e analítico. Panorama das principais aplicações disponíveis no mercado : contribuições para qualidade dos processos de gestão empresarial (ERP,CRM,Data Warehouse,Internet,SCM e EDI).

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

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Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

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Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.