Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM AUDITORIA E CONTROLADORIA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Habilitar profissionais a atuar nas áreas de especialização de Auditoria e Controladoria fornecendo-os,através de conceitos e técnicas fundamentais,visão ampla empresarial,tanto no âmbito legal quanto no gerencial.

    1 - AUDITORIA CONTÁBIL - ÊNFASE EM ATUAÇÃO DE AUDITORIA EXTERNA

    Principais Normas do CFC, da CVM e PCAOB. Ética profissional. Modalidades de Auditoria. Auditoria das Demonstrações Contábeis. Parecer do auditor independente. Tipologias de amostragem. Planejamento de Auditoria. Principais Riscos Contábeis. Procedimentos de testes de detalhes e de testes de controles. Evidência em auditoria. Avaliação do ambiente de Controles Internos. Auditoria integrada. Impactos da Lei Sarbanes-Oxley e de outras Leis e iniciativas que impactam as organizações (CVM/480/09, Dodd Frank, FCPA, PACI). Atividade Complementar Integrada.

    2 - AUDITORIA DE SISTEMAS

    A metodologia da Auditoria de sistemas na revisão dos controles internos da organização e a sua contribuição no alcance dos objetivos estratégicos da governança. Avaliação da Segurança da Informação corporativa, através da aplicação da Norma NBR ISO/IEC 27002, sobre os requisitos da Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade, e Autenticidade (DICA). Avaliação e gerenciamento dos riscos relativos às soluções corporativas de TIC. O ambiente de Tecnologia da Informação e as técnicas e procedimentos de Auditoria de Sistemas. Aplicação da Lei de Benford, da distribuição de Gauss e a seleção de amostras na verificação da conformidade dos sistemas. Estudo de caso completo envolvendo análise de dados utilizando ACL (Audit Command Language). Atividade Complementar Integrada.

    3 - AUDITORIA EMPRESARIAL - ÊNFASE EM ATUAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA

    Governança corporativa e auditoria. Sarbanes-Oxley Act: principais aspectos. Novos paradigmas da auditoria interna. Auditoria e compliance. Modalidades de Auditoria e sua integração na gestão do risco e controles internos. Metodologia COSO. Monitoramento contínuo de controles x auditoria contínua. fraude: prevenção, detecção, investigação. Atividade Complementar Integrada.

    4 - CONTABILIDADE FINANCEIRA

    Contabilidade no Brasil. Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Mensuração dos elementos patrimoniais e evidenciação. Grupo de contas do ativo e do passivo. Contas de resultado. Demonstrações Contábeis de acordo com o CPC: Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstrativo de Valor Adicionado. Demonstração do Resultado Abrangente. Notas Explicativas e Relatório da Diretoria. Principais Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC). Análise de balanço ((indicadores financeiros, econômicos e operacionais). Atividade Complementar Integrada.

    5 - CONTABILIDADE GERENCIAL

    Contabilidade Gerencial: principais conceitos e aplicações. Classificação e comportamento de Custos. Sistema de alocação de custos na produção. Estoques. Sistemas e métodos de custeio. Custos para controle. Análise Custo-Lucro-Volume: ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional.Cálculo e análise das variações dos elementos de custos e receitas e análise do desempenho dos produtos, estabelecendo a maximização dos resultados. Análise Financeira do Capital de Giro. Alavancagem Financeira e Operacional. EVA e EBITDA. Atividade Complementar Integrada.

    6 - CONTROLADORIA

    Controladoria. O papel da Controladoria no processo de gestão. Principais funções do controller. Estrutura de uma controladoria. Governança corporativa e conflito de agência. Planejamento estratégico, BSC e controladoria. Mercado de capitais, Avaliação de Ativos e o desafio da sua mensuração. O valor de uma empresa. O Lucro passível de distribuição. Resultado Contábil X Financeiro X Econômico. Fluxo de caixa, Gerenciamento da Necessidade de capital de giro. Gerenciamento de riscos e metodologia controles internos. Cultura de controle. Atividade Complementar Integrada.

    7 - ESTATÍSTICA APLICADA A AUDITORIA E CONTROLADORIA

    Medidas de Posição e Dispersão. Correlação. Principais Distribuições. Teste de Hipóteses. Regressão Linear, técnicas de seleção e avaliação de amostras (técnicas de amostragem estatística e não estatística), inferência estatística. Atividade Complementar Integrada.

    8 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    9 - MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA A AUDITORIA E A CONTROLADORIA

    Juros simples e compostos. (Diferenciação entre os sistemas de capitalização, características e aplicações). Desconto racional e comercial (Conceituação e aplicações). Taxas de juros (Taxas efetivas, taxas nominais e equivalência de taxas). Séries uniformes (Conceitos, cálculo de prestações, taxa e prazo). Planos de Amortização (Sistema PRICE, SAC, SACRE e Sistema de Amortização Americano). Atividade Complementar Integrada.

    10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.