Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM FACILITY MANAGEMENT - FM

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Proporcionar aos profissionais da área uma visão integrada das disciplinas relacionadas ao gerenciamento da infraestrutura da área predial e industrial, no âmbito privado e público. Discutir como ocorre o gerenciamento de aspectos como manutenção, limpeza, gestão de contratos, gestão de pessoas, coleta de resíduos, logística, controle de frota, entre outros, apontando os indicadores de desempenho mais usados, correlatos às atividades. Apresentar os aspectos intangíveis (comunicação, seleção de profissionais, treinamento, ética empresarial e qualidade) e as questões legais pertinentes à área, discutindo seu impacto no desempenho da instalação e de forma assertiva precificar os serviços.

    1 - FINANÇAS APLICADAS AO GERENCIAMENTO DE FM

    Elaboração de orçamentos, conceito de juros e remuneração do capital. Juros simples. Juros Compostos. Taxa de Juros. Desconto. Rendas uniformes. Perpetuidades. Planos de Amortização. Payback, Payback descontado, VPL e TIR. Atividade Complementar Integrada.

    2 - GERENCIAMENTO DE PROJETOS E ESTRATÉGIA

    Fatores Humanos alinhados a estratégia de uma empresa, Manejo e Sustentabilidade Ambiental como diferencial do profissional estratégico, Qualidade da informação em um projeto, Comunicação efetiva fazendo parte da estratégia de um projeto e Pesquisas de mercado e sua efetividade na aplicação de uma estratégia voltada para o mercado e para dentro da empresa. Atividade Complementar Integrada.

    3 - GESTÃO DA MANUTENÇÃO E SISTEMAS CRÍTICOS

    Objetivos da manutenção, tipos de manutenção, apresentação dos principais sistemas de manutenção, descrição de equipamentos e suas funções, execução de projeto de dimensionamento de equipe e apresentação de planilha de custo para cálculo. Atividade Complementar Integrada.

    4 - GESTÃO DA QUALIDADE E CRIAÇÃO DE INDICADORES

    Introdução (Conceitos Básicos. Evolução do Processo da Qualidade). Normas ISSO (Histórico, certificação, normas ISO 9000 e 41001, sistemas integrados de gestão). Prêmio Nacional da Qualidade (Histórico, fundamentos e modelo de excelência). Padronização e Melhoria (Ciclo do PDCA, melhoria contínua). Ferramentas da Qualidade (Brainstorming, Diagramas de Causa e Efeito, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Outras Ferramentas). Tópicos Especiais em Gestão (5S e Seis Sigma). Indicadores de performance SLA, KPI e suas aplicação práticas. Atividade Complementar Integrada.

    5 - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E LIDERANÇA

    A importância da liderança na motivação, gestão e construção de equipes de alta performance; Diferentes estilos e abordagens de liderança (clássica e contemporânea); Ética e liderança; Equipes de Alta performance: empowerment, delegação de autoridade e resolução de conflitos; Perfil de competências do líder; Foco no desenvolvimento de habilidades sociais para aqueles que querem aperfeiçoar o seu estilo de gestão; Meritocracia e Avaliação de Performance por Competência: melhores práticas de organizações de classes mundial e nacional. Atividade Complementar Integrada.

    6 - GESTÃO DE LIMPEZA E RESÍDUOS

    Conhecimento o histórico da atividade, estrutura dos serviços de limpeza e resíduos, gestão de fornecedores e demandas. Como controlar e estimar custos, realizar adequação dos custos para operações. Realização de plano de melhorias contínuas na prática da gestão de limpeza e resíduos. Entender particularidades de produtos e procedimentos de limpeza e resíduos (POP). Tendências de mercado e tecnologia. Atividade Complementar Integrada.

    7 - GESTÃO DE LOGÍSTICA PARA FM

    Introdução à logística e transporte. Importância da logística em empresas. O futuro da logística. Sistema logístico nacional. Novas estratégias logísticas. O impacto da logística nos preços de materiais e serviços. Atividade Complementar Integrada.

    8 - GESTÃO DE PESSOAS EM FM

    Discute a temática, abordando teorias do processo de desenvolvimento humano, bem como a formação de personalidade, tendo como objetivo principal o entendimento do comportamento e suas respectivas atitudes diante das adversidades do mundo do trabalho. Explorar a prática de recrutamento e seleção com foco no negócio e todas as possibilidades de adequar o melhor perfil a vaga. Aborda as questões práticas das legislações vigentes e as ferramentas para avaliação de desempenho e desenvolvimento da equipe. Atividade Complementar Integrada.

    9 - PLANEJAMENTO DE RFQ / RFI, CADEIA DE SUPRIMENTOS E GESTÃO DE ESTOQUE

    Como é realizada uma RFI/RFQ e seus pontos de atenção, aspectos necessários para organizações privadas e públicas. A ética empresarial alinhada a suas políticas e princípios organizacionais, responsabilidade social coorporativa, questões de poder e liderança. Conflitos e negociação. O conceito de negociação (As negociações positivas, modelo de negociação, credenciais e credibilidade, ética em negociações). Características do bom negociador. Aspectos estruturados (avaliação quantitativa, avaliação qualitativa, orientação tática, posicionamento estratégico, pontos de recuo). As quatro fases da negociação. Vivenciando a negociação (casos para serem negociados pelos alunos). Atividade Complementar Integrada.

    10 - PROPERTY MANAGEMENT, EMERGÊNCIAS E CONTINUIDADE

    Conceituação das análises e avaliação de propriedades (make or buy) e suas interações como custo médio de Manutenção, Tecnologia aplicada a instalação, Conforto e deslocamento para o local de trabalho e a nova ordem mundial em estudos de home office e Soluções de escritórios virtuais. A importância das análises de risco e continuidade de negócios em casos de sinistros, além da importância de treinamento de segurança nas instalações. Atividade Complementar Integrada.

    11 - SEGURANÇA DO TRABALHO,MEIO AMBIENTE E SAÚDE FM

    Administração da Área de Saúde e Segurança Ocupacional com abordagem das Normas Regulamentadoras -NR: NR 4 (SESMT), NR 5 (CIPA), NR 6 (EPIs e EPCs), NR 7 (PCMSO), NR 9 (PPRA), NR 17 (ERGONOMIA), NR 23 (PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS), NR 26 (SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA), NR 32 (BIOSSEGURANÇA), NR 33 (ESPAÇO CONFINADO) e NR 35 (SEGURANÇA EM TRABALHOS EM ALTURA) do Ministério do Trabalho e da NBR-14280 (CADASTRO DE ACIDENTE DE TRABALHO). Segurança no Transporte de Produtos Perigosos. Tópicos básicos em saúde (ergonomia, programa de controle médico e saúde ocupacional, exames médicos periódicos, campanhas vacinais (incluindo COVID-19) e programa de restrição de atividades no trabalho - PRAT). Atividade Complementar Integrada.

    12 - SUSTENTABILIDADE EM FM E RESPONSABILIDADE SOCIAL

    Estrutura do atual do mercado, certificações e princípios de sustentabilidade coorporativa. Como propor e implementar projetos de sustentabilidade que gerem recursos constantes. Conceito e questionamentos. Atividade Complementar Integrada.

    13 - TECNOLOGIA APLICADA A OPERAÇÃO DE FM

    Introdução. TI (Tecnologia da Informação) e SI (Sistemas de Informação). Por que utilizar a TI? Por que utilizar o SI? Sistemas de Informação (ERP - Enterprise Resource Planning, SCM Supply Chain Management, CRM Customer Relationship Planning, DW - Data Warehouses, BI -Business Intelligence, EAI - Enterprise Application Integration). TI e o Sistema Financeiro. Contabilidade Gerencial e Análise Financeira. Segurança da Informação (Segurança física, segurança lógica e cuidados essenciais).

    14 - TÓPICOS DE LEGISLAÇÃO CIVIL APLICADA A FM

    Noções de Direito. Aspectos jurídicos envolvidos na prática de facilities management. Legislação e normas específicas sobre infraestrutura predial e industrial. Inspeção em edificações públicas e privadas. Acessibilidade da infraestrutura urbanística e predial. Normas especiais de tutela do trabalho. Regime de contratação de serviços. Relações de trabalho e de emprego. Fiscalização do trabalho. Legislação de proteção de dados pessoais e privacidade. Responsabilidade Civil dos estabelecimentos comerciais e industriais (Shoppings Centers, Restaurantes, Estacionamentos e Garagens etc.) Atividade Complementar Integrada.

    15 - TÓPICOS ESPECIAIS I (CERTIFICAÇÕES E ISO)

    As principais certificações do mercado, suas estruturas e ISOs mais importantes para o trabalho de um gestor de Facilities. Atividade Complementar Integrada.

    16 - TÓPICOS ESPECIAIS II(DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL)

    Visão Geral. Os cartórios extrajudiciais. Princípios gerais do direito notarial e registral. Principais documentos Lavrados registráveis. Cartórios de Registro de Imóveis. Princípios básicos específicos do direito Registral imobiliário. Atividade Complementar Integrada.

    17 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.