Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM GESTÃO DE VAREJO

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    O curso, ao proporcionar uma visão histórica, contextualizada da evolução do Varejo, posicionando-as e operacionalizando-as no cenário contemporâneo, deverá conscientizar os participantes quanto à necessidade de mudanças de atitudes gerenciais, agora crescentemente voltadas à satisfação total dos clientes, tanto externos como internos.

    1 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

    Objetivos: Analisar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor; Estudar os processos de compra por parte dos consumidores. Ementa: Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Arquétipos de Marketing. Papeis de compra. Comportamento de compra: complexo, variados, habitual e com dissonância reduzida. Estágios no processo de compra. Comportamento pós-compra.

    2 - COMUNICAÇÃO DE MARKETING INTEGRADA

    Conceitos de Comunicação, Plano de Comunicação Integrado. Apresentação de integração de múltiplos métodos de comunicação para se formar uma mensagem abrangente e consistente. Os anúncios de rádio e tv usados para informar os clientes sobre os produtos.

    3 - ESTRATÉGIA COMPETITIVA

    Análise Estrutural, Análise da Concorrência. Análise ambiental Interna e Externa; Oportunidades de Mercado; Estratégia X Tática; Processos Estratégicos; Planejamento Tático do composto de Valor. Proporcionar ao educando a visão estratégica do Marketing, através da integração de seus planos e conceitos centrais, ao planejamento estratégico empresarial como um todo.

    4 - GERÊNCIA DE COMPRAS

    Mecanismo das Compras, Negociação. Análise de compras dentro de um contexto cada vez mais competitivo, com clientes mais exigentes e sabedor de seus direitos. Discutir, analisar e avaliar o impacto, as causas, os efeitos e as tendências da guerra que envolve comerciantes, profissionais de marketing e clientes cada vez mais exigentes.

    5 - GERÊNCIA DE MARKETING

    Processo de Marketing, Oportunidades do Mercado e Posicionamento.

    6 - GERÊNCIA DE OPERAÇÕES

    Fundamentos de Operações, Estratégia de Operações, Aspectos mais importantes das operações em serviços, diferenciando a administração de operações em serviços administrações de operações industriais.

    7 - GERÊNCIA DE VENDAS

    Previsão de Vendas, Venda Pessoal, Estabelecimento de Metas, Administração de Vendas. Decisões Estratégicas para a força de vendas; Aspectos táticos da ação de vendas; Técnicas de vendas; Negociação. Capacitar os participantes a tomar decisões relativas ao esforço de vendas. Proporcionar conhecimento dos instrumentos essenciais para o gerenciamento da força de vendas. Treinar os participantes em técnicas de vendas, capacitando-os para efetuarem negociações de qualidade.

    8 - GERÊNCIA FINANCEIRA

    Formação de Preço, Análise de Crédito. Conceito. Determinação de preços. A demanda de mercado. Fatores que influenciam a demanda. Custo de produção. O equilíbrio de mercado. Estratégia de preços para novos produtos. Fluxo de caixa. Planejamento financeiro de longo e cuto prazo. Orçamento de recebimentos. Orçamentos de pagamentos e de caixa. Demonstrações financeiras projetadas.

    9 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    10 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL

    Importância, relação e impacto da disciplina no contexto, foco e temas centrais do curso. A Importância da Logística. Fundamentos conceituais da Logística Empresarial. A Logística Integrada e o Supply Chain Management. Principais modelos sistêmicos. Abordagem de Ballou e de Christopher. Nível de Serviço Logístico:definições e medidas. Estratégia de estoque. Fundamentos e métodos de determinação do estoque ótimo. Balanceamento da produção para estoque. Aquisição com descontos. Aquisição ótima para múltiplos itens. Distribuição otimizada dos estoques.Definição da Estratégia de Transporte. Fundamentos conceituais do transporte Intermodalidade. Critérios de escolha de um serviço de transporte . Métodos de roteirização/alocação de veículos. Definição da Estratégia de Localização. Facilidades logísticas: função e justificativa econômica. Definição da Estratégia de Localização. Determinação do número de armazéns e sua localização. Integração Logística. O enfoque sistêmico: custo total x nível de serviço. Integração Logística. Sistemas Logísticos. Tópicos Especiais em Logística. Alianças estratégicas e parcerias logísticas. Gerenciamento do fluxo de informações. Esse módulo também abordará, através de fundamentos, tão somente, sobre a importância dos Sistemas de Informação para a Gestão da Logística, também para a Gestão de Cadeias Logísticas e para a Simulação de Sistemas Logísticos.

    11 - PESQUISA DE MARKETING

    Etapas de um Projeto, Métodos de Pesquisa, Princípios de pesquisa de mercado; Métodos de pesquisa de mercado; Tipos de pesquisa de mercado; Coleta, Análise e Interpretação de Dados. Proporcionar ao educando as informações básicas para estudos de mercado, seus procedimentos, instrumentos e técnicas básicas.

    12 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO VAREJO

    Tecnologia da Informação, Database Marketing, Informação no Ponto de Venda. Organização de Dados. Evolução da tecnologia de informação. Sistemas de Informação. Processos e fatores críticos no ambiente organizacional informatizado. Estratégias em sistemas de informação. Questões em face de competitividade.

    13 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    14 - VAREJO VIRTUAL

    B to B / B to C, Compra e Venda pela Internet, Mostrar as diferenças entre tipos de varejo sem lojas, os formatos de varejo que têm maior potencial de crescimento, a compra eletrônica em casa como fator crítico de sucesso no futuro e quais os produtos mais vendidos via Internet.

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.