Objetivo
Possibilitar ao aluno condições de se inserir e se desenvolver no mundo competitivo dos negócios, dirimindo as incertezas, otimizando resultados e possibilitando a construção do futuro da empresa com sucesso
1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Motivação e Comunicação: aspectos funcionais e percepção crítica . Pressupostos mentais referentes a natureza humana. O comportamento crítico, lúcido, ético :possibilidade para a construção de organizações comprometidas com seu próprio desenvolvimento, das pessoas e da sociedade. Atividade Complementar Integrada.
2 - ESTRATÉGIA E PLANO DE NEGÓCIOS
Introdução à análise estratégica; Análise do ambiente competitivo, Análise dos recursos organizacionais, Análise do cliente e Análise da concorrência; Posicionamento Estratégico: Princípios de segmentação e posicionamento, Pesquisa de segmentação e posicionamento e Definição do mercado alvo; Estratégias de Posicionamento Competitivo: Construção da vantagem competitiva, Estratégias defensivas e ofensivas, Desenvolvimento de plano de negócios - visão estratégica e tática; definição de indicadores de desempenho e mensuração de resultado. Atividade Complementar Integrada.
3 - GESTÃO DA MUDANÇA E TOMADAS DE DECISÕES
Mudança: compreensão da mudança. Breakpoint, lideranças e resistências. Gestão do conflito. Inovação. Planejamento: implementação da mudança. Tomada de decisões. Processo criativo. Princípios da inteligência emocional. Negociação. Análise da decisão. Tomada da decisão. Implementação da decisão. GESTÃO DA MUDANÇA E TOMADAS DE DECISÕES
4 - GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL
Conceito de qualidade: Processo de qualidade: mapeamento, definição, avaliação e gestão; Ciclo PDCA; Indicadores de qualidade; certificações ISO; Documentação da qualidade: controles, processos e procedimentos, registros. Modelos de gestão da qualidade.
5 - GESTÃO DE EQUIPE
O trabalho em equipe, barreiras no desenvolvimento de equipes, tipos de equipes, estágios de uma equipe, liderança, gestão de diferentes tipos de equipes, PDCA
6 - GESTÃO DE MARKETING EMPRESARIAL
Conceito de marketing; Branding: comunicações da marca e posicionamento, estratégia de marketing. Principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor: fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Arquétipos de Marketing. Papéis de compra. Comportamento de compra: complexo, variados, habitual e com dissonância reduzida.
7 - GESTÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS
Conceituação e escopo do projeto. Técnicas e ferramentas para gerenciamento de projetos. As certificações em gerenciamento de projetos Planejamento e atribuição de recursos. Métodos de estimação de recursos. Gestão de tempo. Gestão de riscos e incerteza. Controle do projeto, cronograma, plano de ação e indicadores de desempenho. Atividade Complementar Integrada.
8 - GESTÃO DE VENDAS
O processo de venda e suas etapas; funções de vendas; administração de vendas; Definição de política comercial; Sistema de Informação de Vendas; estratégia de vendas; Gestão do mix de clientes, produtos e praças; Relacionamento com clientes; Gestão da equipe comercial; Avaliação da performance em vendas.
9 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO
Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.
10 - GESTÃO ORÇAMENTARIA E FINANÇAS
Processo de planejamento orçamentário e seu vinculo com a estratégia organizacional; Finalidade do orçamento, Elaboração do orçamento; orçamento estático e flexível, balanço projetado, resultado projetado e fluxo de caixa projetado; acompanhamento orçamentário e analise de desempenho. Introdução à adm financeira: gestão do capital de giro e efeitos de alavancagem financeira na criação de valor
11 - INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Introdução a IC; Concepção de um processo de IC; Implantação de um processo de IC; Desenvolvimento de um plano de implantação de IC; Organização da equipe de IC; Focalização no esforço de Inteligência; Coleta de informações; Análise das informações da IC; Guarda dos segredos da organização;
12 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Introdução ao conceito de TI; Alinhamento entre Negócios e TI; Governança de TI; Sistemas de Informações; Segurança da Informação; Negócio eletrônico.
13 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.