Pós-Graduação/MBA Presencial

MBA EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Capacitar profissionais de diferentes áreas para uma prática consciente e eficaz de gestão ambiental, em suas múltiplas esferas de ação, comprometida com a busca de soluções viáveis para os desafios ambientais que a realidade brasileira apresenta nesse novo século. De modo particular, o curso visa qualificar profissionais para atuarem em projetos públicos e privados de planejamento e gestão ambiental, utilizando ferramentas e tecnologias atuais em consonância com a legislação atual.

    1 - AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS (PÚBLICAS E PRIVADAS)

    Responsabilidade pelo Desenvolvimento Nacional Sustentável. Legislação Correlata às Licitações e Contratos com referência à sustentabilidade. Almoxarifado Sustentável. Contratos Públicos e Privados (Cláusulas Sustentáveis). Suplly Sustentável. Catálogos sustentáveis. Políticas Locais de Compras. Melhores Práticas em Aquisições e Contratos (público e privado). Atuação do Gestor socioambientalmente comprometido. Liderança e Governança Sustentável. Compliance Sustentável. Compras Eletrônicas. Administração 4.0.

    2 - AUDITORIA, PERICIA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

    Conceito, Teoria e Métodos de Auditoria Ambiental. Introdução à Certificação e Auditoria Ambiental. Tipos de Auditoria Certificação. Normas e Regulamentos elementares para realização de auditoria e perícia ambiental. Dano Ambiental. Auditoria Interna e Auditoria Externa. Diretrizes para auditoria ambiental. Auditoria de sistemas de gestão Ambiental. Programas de Certificação Ambiental. A série ISO 14000. Sistema de Gestão Ambiental pela ISSO 14001. Técnicas de Estudos de Avaliação e Licenciamento Ambiental. Implementação e Acompanhamento do Sistema de Gestão Ambiental a partir de um enfoque sistêmico. Medidas de desempenho e análise de processos. Problemas e Desafios para a certificação ambiental. Análise e Estudo de Casos.

    3 - ECOLOGIA GERAL

    Conceito e aplicações de Ecologia. História da Ecologia. A Cadeia Alimentar. Ecossistemas: Fluxo de Energia e Materiais. Populações: Dinâmica e Interações. Relações Ecossistêmicas. Estudo de Comunidades: Organização Temporal, Espacial e Funcional. Ecologia Humana e Ecologia Social. Ecologia Urbana e Ecologia Rural. (i) Ecologia do Indivíduo; (ii) Ecologia de Populações: crescimento e regulação populacional, competição, predação, parasitismo e mutualismo; (iii) Ecologia de Comunidades: estrutura e organização; padrões de mudança e desenvolvimento; (iv) Ecologia de Ecossistemas: estrutura trófica e dinâmica; ciclos biogeoquímicos; funcionamento e regulação dos ecossistemas; (v) Conservação e Manejo de Ecossistemas. Biodiversidade. Desafios estratégicos à Biodiversidade.

    4 - EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Relação sociedade-natureza ao longo da história. Educação Ambiental: História, definição e âmbitos de Atuação. Práticas de Educação Ambiental. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Conferências Internacionais e documentos de referência da Educação Ambiental no mundo. Reflexos das conferências no Brasil. ODS. As Políticas Públicas para a Educação Ambiental. Proteção ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Análise de Propostas Pedagógicas e Projetos Voltados para a Educação Ambiental. Técnicas de Conscientização ambiental individual e coletiva. A Construção da Educação Ambiental nas Organizações. Comunicação Ambiental: conceitos e aplicações.

    5 - GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

    Conceito e delimitação da sociedade do conhecimento e da Sociedade; Explicação da competitividade baseada no conhecimento; Relacionamento da inteligência com a gestão do conhecimento; Histórico da Gestão do conhecimento e principais conceitos; Definição de Capital Intelectual; Definição de propriedade intelectual; Conceitos relacionados à inovação; Apresentação dos atores do processo de inovação e o contexto em que atuam; Principais habitats de inovação, entendidos como ambientes de incentivo às atividades de inovação. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual. Atividade Complementar Integrada.

    6 - INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

    Conceitos e aplicações de Desenvolvimento Sustentável. Princípios e fundamentos teóricos da gestão de organizações. Triplle Botton Line. Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Gestão ambiental no Mundo e no Brasil: o processo decisório na Política Ambiental. Gestão Ambiental Pública e Privada. Instrumentos de planejamento e gestão ambiental. O modelo atual de planejamento e gestão ambiental e o papel dos diferentes atores. Planejamento e Gestão do meio ambiente em organizações privadas (NBR Série ISO 14000). Gerenciamento de Riscos Ambientais (ISO 31000). Reciclagem Ambiental e os 5Rs. Responsabilidade Socioambiental (ISO 16000). Compliance Ambiental. Estudos de caso.

    7 - LEGISLAÇÃO AMBIENTAL CORRELATA

    Evolução das Normas Ambientais. Normas Constitucionais Ambientais. Estrutura do CONAMA. Sistema de Informações Ambientais (SINIMA). Leis: Ordenamento Territorial, Zoneamento Ecológico Econômico, Cobertura e Uso da Terra, Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Poluição do Ar e Água, Recursos Hídricos e Unidades de Conservação. Resoluções do CONAMA, IBAMA, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ICMBIO. Normativas INMETRO, Normativas ANVISA.

    8 - PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA AMBIENTAL

    Práticas Ambientais Coorporativas (Públicas e Privadas). Instrumentos de Planejamento Estratégicos: Plano de Ação, Tabela SWOT, 5W2H, Matriz de Kraljic, Ciclo PDCA, Metas SMART, Indicadores Ambientais. Gerenciamento de Riscos nas etapas do Planejamento e Gestão. Normas COSO II. Técnicas de SUPLLY Sustentável. Prática de Dashboard Estratégico Ambiental. Oficinas e Estudos de Casos.

    9 - POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE

    Conceitos de Políticas Públicas e a participação da sociedade civil: CONAMA, FNMA. Política pública ambiental: os processos de planejamento e implementação. Atores e Instrumentos de política ambiental. Tecnologias “modernas”, tecnologias “alternativas”, e “novas tecnologias” na política ambiental. A política ambiental no Brasil e a problemática ambiental local e regional. Política Nacional dos Recursos Hídricos e Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Ecologia Política e Conflitos Ambientais. (Nacional e Internacional).

    10 - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: PÚBLICA E PRIVADA

    Ética, Compliance e Meio Ambiente. Conceitos de Ética e Moral. Princípios éticos aplicados à temática ambiental. O Conceito de Desenvolvimento. Pensando a Sustentabilidade. Modelos Alternativos de Desenvolvimento. Noções básicas de Desenvolvimento Sustentável. Indicadores da sustentabilidade ambiental. Agenda 21 e Agenda 21 Brasileira. Sustentabilidade e Globalização. Ética e Globalização. Práticas Coorporativas Ambientais (Públicas e Privadas)

    11 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    12 - VALORAÇÃO ECONÔMICA AMBIENTAL

    Estatística Ambiental: Conceitos, Métodos e Bases de Dados. Valoração Ambiental: Conceitos, metodologias e aplicações. 1) Contas Econômicas Ambientais. 1.1) Conta da Água 1.2) Conta da Floresta; 2) Créditos de Carbono: Metodologia e aplicações. 3) Economia Circular e Reciclagem.

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.