Pós-Graduação/MBA Presencial

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM ÊNFASE EM FAMÍLIA

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

  • Objetivo

    Formar profissionais de diferentes áreas em Mediação a fim de intervir de modo colaborativo sobre os conflitos, mormente os conflitos familiares, incorporando e aprimorando as habilidades próprias do ofício de mediador.

    1 - ANÁLISE DOS CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Aspectos sociais, políticos e históricos do conflito. Teoria moderna do conflito. Teoria dos Jogos. Negociação como atividade cotidiana. Táticas e estratégias de negociação. Conceitos e princípios da negociação. Habilidades de relacionamento e tecnologia da negociação.

    2 - ASPECTOS GERAIS DA MEDIAÇÃO

    Panorama nacional e internacional dos métodos consensuais de resolução de conflitos. Diferentes metodologias de resolução de conflitos: negociação, arbitragem e conciliação. Mediação e transdisciplinaridade. Mediação: definição, história, norteadores e diferentes áreas de aplicação. Preceitos éticos da prática da mediação. Mediação Judicial e extrajudicial. Mediação Virtual. Princípios da Mediação. O papel e a formação do mediador de conflitos.

    3 - ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DA FAMILIA

    Pensamento Sistêmico. Conceitos de família. História Social da Família. Atuais Configurações Familiares. Os estágios do ciclo vital das famílias e seus atravessamentos. Fronteiras de Comunicações Familiares. Aspectos psicológicos da mediação de conflitos familiares. Visão sistêmica do conflito familiar. Conflitos geracionais. Conflitos familiares jurisdicionalizados.

    4 - COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA - CNV

    Teoria da comunicação humana e Mediação. Componentes da comunicação. Comunicação e conflito. Breve histórico da CNV e seu idealizador Marshall Rosenberg. Escuta Empática. Distinção entre empatia e simpatia, avaliação e julgamento. Os quatro passos da CNV.

    5 - CONSTELAÇÃO FAMILIAR: A POSTURA SISTÊMICA A SERVIÇO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

    Constelação Familiar: conceito e desenvolvimento. Ordens do amor. Níveis de Consciência. O lugar do mediador do conflito a partir da abordagem sistêmica. Ordens da ajuda. A postura sistêmica, o respeito às partes e o não julgamento do conflito. Vivências: exercícios e meditações sistêmicas.

    6 - FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA MEDIAÇÃO

    Disposições Gerais sobre a Mediação Civil. A Mediação Privada. A implementação da Política Pública dos Meios Pacíficos de Resolução de Conflitos. O Direito de Família. O Lugar e a função da Informação Jurídica na Mediação. Advocacia Colaborativa. O Papel do Advogado na Mediação. A Resolução nº 125/2010 do CNJ. Marco Legal da Mediação: Lei nº 13.140/2015 (Lei da Mediação) e Lei nº 13.105/2015 (Novo Código Processual Civil).

    7 - OS DIFERENTES MODELOS DE MEDIAÇÃO

    O Modelo Circular Narrativo (Sara Cobb). O Modelo Transformativo (Folger e Bush). Modelo Tradicional/Linear (Escola de Harvard). Especificidades da Mediação Familiar. Contribuições teóricas em destaque.

    8 - PROCESSO DE MEDIAÇÃO, SIMULAÇÃO E ESTUDO DE CASOS

    Mediação presencial e mediação virtual: principais aspectos a serem considerados. Pré-mediação. Estágios da mediação. A condução da mediação. Planejamento das sessões de mediação. Declaração de abertura do mediador. Levantamento das questões e agenda. Identificação de interesses e necessidades. O resumo em mediação. Empoderamento, reconhecimento e validação de sentimentos. As técnicas utilizadas em mediação. A negociação no processo de mediação. O trabalho de comediação. Construção e redação do acordo. Simulação e discussão de casos concretos. Derivação de casos. Outros encaminhamentos.

    9 - TÓPICOS ESPECIAIS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

    Violência doméstica, intergeracional e de gênero. Compulsões e dependências. Conflitos de lealdade. Conjugalidade, parentalidade e convivência familiar.

    10 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    • Turmas de Maio/2020.
      Pague com cartão de crédito ou Débito em Conta ou Boleto Bancário através do PagSeguro: R$

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.