BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

» CURSOS »
 

MBA EM FORMAÇÃO DE GERENTES, GESTORES E COORDENADORES PARA ALTO DESEMPENHO

 Campus Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO         AGO / 19 PREENCHER FICHA

Objetivo

Objetivo: Formar gerentes, gestores e coordenadores para todos os tipos de organizações (privadas e públicas), focados, principalmente, na maximização de resultados econômico-financeiros sustentáveis, no mínimo custo, maximizando a utilização dos recursos organizacionais disponíveis, com integração e envolvimento criativos e produtivos das pessoas de todos os níveis e máximo foco nos clientes, público e mercado. Após o curso os participantes serão capazes de resolver questões e problemas de gestão de pessoas e de processos, demonstrar capacidade aos donos das organizações no quê se refere à melhoria e à manutenção de resultados competitivos e sustentáveis, aplicando as técnicas apreendidas durante o curso." Os participantes, “não gerentes, gestores, coordenadores e chefes”, terão a oportunidade de visualizar quais atitudes, comportamentos, habilidades, perfis e conhecimentos (exceto QI), são mais valorizados pelos donos de empresas para colocar alguém num posto de confiança.
 

Disciplinas

1 - GERENCIAR E COORDENAR PROJETOS

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Do quê tratam o gerenciamento e a coordenação de projetos: diferenças; Definir os papeis e habilidades do Gerente, Gestor e Coordenador de projetos; Definir os objetivos, metas e indicadores de desempenho: quais serão os ganhos pelo projeto (Pay back, Tempo de Retorno, exemplo prático); Montar o cronograma ou planejamento do projeto; Definir a equipe do projeto e suas funções; Execução do projeto; Monitorar e controlar a evolução física e a planejada (ver 3.8.11); Monitorar os custos previstos e os reais: ações corretivas; rodar o PDCA no projeto; Utilizar ou indicar técnicas para monitorar evolução de projetos: MS Project, Primavera, etc).

2 - GESTÃO CORPORATIVA RESPONSÁVEL E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL - NBR´S 16001 E 14031

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Ética e os Fundamentos da Responsabilidade Social - conceitos e pilares da responsabilidade social corporativa. Gestão da Responsabilidade Social - Gestão, Certificações, Relatos, Fornecedores, Normas e Diretrizes. Questão para Debate: Por que as empresas "fazem" Responsabilidade Social? Diálogo e Relacionamento com Partes Interessadas; Desenvolvimento de Programas de Responsabilidade Social; A Diversidade como um Valor para a Empresa; Questão para Debate: E agora! Por onde começar para criar uma Cultura Responsável na minha Empresa? Avaliação de desempenho ambiental (ADA); A NBR ISO 14031:2015; Visão geral; O que é uma ADA; Processo de ADA; Por que realizar uma ADA; CONAMA 237; Indicadores de ADA; Princípios de ADA; Partes interessadas; Planejamento; Seleção de indicadores; Coleta de dados; Avaliação das informações; Relato e comunicação; Análise crítica e melhoria; Exemplos para seleção de indicadores.

3 - GESTÃO DE PROCESSOS COM INDICADORES DE DESEMPENHO E METAS

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Definição de Processo para Produtos e Serviços; Mapeamento de Processo; Importância do mapeamento de processo para a otimização da organização; Atores de um processo; Ferramentas básicas e avançadas para gestão de processo; Práticas da Gestão da Qualidade na Gestão de Processos (PDCA, Padronização, ISO 9001); Estruturação de Indicadores de Desempenho e definição de metas; Gestão com Indicadores e Metas; Desdobramento de metas pela empresa; O quê é controlar um processo ? O quê é otimizar um processo ? Fundamentos de Controle Estatístico de Processo (CEP) com 6 Sigma; Inspeções sistemáticas e auditorias como mecanismo de gestão (Exemplos práticos); Produtividade e Competitividade: como trabalhar e calcular.

4 - GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Planos Estratégico, Tático e Operacional; Matriz SWOT para gerar estratégias e ações; Visão, Missão, Cenários, Objetivos, Estratégias, Táticas, Metas; Plano de Ações: como elaborar, implementar e mensurar eficácia; Gestão Estratégica; Balanced Score Card (BSC) x Plano estratégico; Empreendedorismo e Visão Estratégica; Como identificar e /ou desenvolver empreendedorismo; Empreendedorismo e Criatividade: como conjugar e maximizar o impacto na empresa.

5 - MARKETING, VENDAS E NEGOCIAÇÃO

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Introdução ao Marketing (MKT); Mix de Marketing (MKT); MKT de Produtos e de Serviços; Público-alvo: como identificar e trabalhar o foco? Inteligência de MKT; Posicionamento e estratégias; Planejamento de MKT; Introdução a vendas; Principais diferenças entre vendas de produtos e vendas de serviços; Vendas B2C, Vendas B2B e Vendas Consultivas; Garantias; Pós-vendas e gestão do relacionamento com o cliente; Gestão de metas; O quê é negociação; Conflito x Negociação; Preço x Valor; Princípios e critérios para uma boa negociação; Negociação ganha-ganha; Estratégias e Planejamento da negociação.

6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

7 - PESSOAS E FUNÇÕES

Introdução: Importância do curso e disciplina para os alunos e organizações; link com as demais disciplinas; bibliografias e literaturas; Atribuições funcionais de um gerente, chefe, gestor, coordenador, supervisor, coach e consultor: o quê você quer ser ? O quê a sua organização precisa ou valoriza ? Perfis adequados: problemas mais comuns na escolha desses profissionais; Características mais valorizadas para um colaborador se tornar um GGC (Líder x GGC x Saber Mandar); Impasse: funções definidas x cobrança diária dos donos - como contornar e ser efetivo; Elaborando uma agenda mínima diária - priorização de tarefas e responsabilidades; Utilizando os recursos (comunicação, internet, redes, zap) da empresa para atingimento das metas; Visão do todo: senso de início, meio e fim; Como obter o comprometimento dos colaboradores; Diferentes tipos de gerentes, gestores e coordenadores (Comercial, Logística, Operacional, Transportes, Produção, Manutenção, Financeiro, Administrativo, TI, Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, etc); Reconhecendo e recompensando pessoas e equipes com desempenhos diferenciados; Treinando os colaboradores: levantando as reais necessidades em articulação com o RH; Competências essenciais; Formação dos quadros e equipes para máximo resultado: ouvindo os GGC; Como contornar os by-passes da direção sem traumas: quando o organograma é figura de retórica; Como motivar e tornar as pessoas donas de suas atividades e tarefas; Delegação; Como avaliar eficiência e eficácia de treinamentos.

8 - PROCESSO DECISÓRIO & DECISÕES ESTRATÉGICAS

Conceitos básicos e fundamentos na tomada de decisão. O processo de gestão e a tomada de decisões. Juízos de valor e juízos de fato. Racionalidade x Emotividade. Técnicas de análise de dados. Dados x informação. Ferramentas de análise. Procura de solução ótima. Plano de ação. Aplicação do método do caso. Solução de 4 casos.


AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 

Compartilhe:

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
24/05/2019 - 10:51:58