BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

Pós-Graduação Presencial

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - VER DISCIPLINAS
 Unidade Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
BARRA DA TIJUCA 3ª NOITE 04/05/2019 13x300,00 Abertas   PREENCHER FICHA



Objetivo

O curso visa divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA. O objetivo é apresentar as características e a heterogeneidade das alterações que acometem o desenvolvimento infanto-juvenil do escolar com TEA, bem como suas demandas de intervenção nos contextos terapêuticos, familiar e educacional. Com isso, espera-se poder contribuir com a formação dos profissionais que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las.
 

Disciplinas

1 - ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NO TEA

Perfil de desenvolvimento comportamental. Inflexibilidade cognitiva: impactos práticos deste perfil de funcionamento. Interesse restrito e comportamentos repetitivos. Compulsões e obsessões. Competências e habilidades sociais. Princípio da análise comportamental. Manejo de comportamento e os reforçadores mais presentes em cada contexto (família e escola). Estratégias e desafios da prática. Recursos visuais facilitadores.

2 - COGNIÇÃO NO TEA

Perfil de desenvolvimento cognitivo. Hipóteses cognitivas e suas relações com o comportamento: os déficits em Teoria da Mente, Coerência Central e Atenção Compartilhada. Cognição Social. Ilhas de conhecimento. Do rebaixamento cognitivo associado ao alto funcionamento. Avaliação neuropsicológica e outras sondagens cognitivas. Identificação dos estilos de aprendizagem dentro do Espectro.

3 - COMPORTAMENTO SENSORIAL E MOTOR

Estereotipias vocais e motoras. Marcha e postura atípicas. Disfunções proprioceptivas e a automutilação. Alterações sensoriais de impacto nas atividades de vida diária e cuidado pessoal. Programas de integração sensorial. Benefícios das atividades físicas e esportivas no tratamento do TEA.

4 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

Avaliação de funções e habilidades comunicativas na criança sem oralidade. Perfil de desenvolvimento sócio comunicativo. A definição das estratégias de intervenção. Abordagem desenvolvimentista e a importância da psicoeducação dos pais e cuidadores. A linguagem emocional (expressões faciais e a prosódia). Subgrupos do TEA com prejuízos em outros níveis linguísticos (Apraxia verbal, Desvio Fonológico, Prejuízo sintático). Perfil comunicativo no TEA nas linguagens oral, gestual e escrita. Recursos, técnicas e estratégias para comunicação aumentativa/alternativa. Habilidades conversacionais do adulto enquanto mediador do desenvolvimento comunicativo do indivíduo com TEA.

5 - DIAGNÓSTICO

Definição, características e manifestações clínicas. A CID-10 e o DSM-V. Os sinais de risco e a importância da identificação/intervenção precoce. As pesquisas etiológicas e prevalência do TEA. Diagnóstico diferencial. Instrumentos de avaliação. Protocolos e Escalas. Programas de Resposta à Intervenção. Comorbidades com outros transtornos e síndromes.

6 - EDUCAÇÃO E MEDIAÇÃO ESCOLAR

Concepção de Inclusão. Políticas educacionais e práticas inclusivas no Brasil. Legislação Pertinente. A escola e a família na promoção da funcionalidade adaptativa. Mediação escolar. Alfabetização do aluno com TEA. Práticas ocupacionais e a perspectiva atual de inclusão no mercado de trabalho. Plano de Ensino Individualizado e adaptação de materiais instrucionais.

7 - EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O papel das especialidades na investigação diagnóstica e no acompanhamento do indivíduo com TEA. Mitos e verdades sobre as intervenções terapêuticas, educacionais e medicamentosas. Terapias convencionais e outras complementares. Abordagem terapêutico-educacional (instrumentos). Eficácia das metodologias terapêutico-pedagógicas cientificamente comprovadas (ABA, TEACCH, CAA, outras). Repensando práticas generalistas: a importância de um raciocínio clínico para definição de métodos, abordagens e condutas.

8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

9 - NEUROBIOLOGIA NO TEA

Aspectos neurobiológicos da cognição social. Alterações sensório-perceptivas e de processamento. Neurônio Espelho. Neuroplasticidade e a importância de uma organização particular na apresentação dos estímulos. Os efeitos neurológicos dos alimentos. Vitaminas. Mitos e verdades da restrição do glúten e caseína segundo a ciência. Medicação no TEA. Pesquisas genéticas.


APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

  Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Compartilhe:

 

©2019 - AVM - Todos os direitos reservados.
23/04/2019 - 01:36:50