BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

Pós-Graduação Presencial

ARTETERAPIA EM EDUCAÇÃO E SAÚDE - VER DISCIPLINAS
Aguarde o carregamento do vídeo
 Unidade Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CENTRO 3ª NOITE 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
NITERÓI SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA



Objetivo

Informar os profissionais sobre a importância e utilização dos conceitos e técnicas da Arteterapia como método facilitador terapêutico nas áreas da saúde e educação; Observar e experimentar o despertar do potencial criativo do ser humano; Promover o reconhecimento dos genuínos valores emocionais e materiais, somente através dos quais poder-se-á abrir uma porta para o acesso, individual ou coletivo, a um mundo verdadeiramente mais humano.
 

Disciplinas

1 - ARTETERAPIA

Contextualização histórica da Arteterapia. Principais correntes teóricas . A arte, a história da arte e a psicologia: possibilidades de intercâmbio com a arteterapia. O processo de individuação da psicologia analítica de C.G. Jung : fundamentos teóricos. Aplicação dos princípios teóricos de Jung nas áreas de saúde e de educação. Aspectos práticos da arteterapia.

2 - CRIATIVIDADE

Abordagens da subjetividade humana através da história da arte.Os sentidos: possibilidade para desenvolver o potencial criativo. Criação. Potencial criador. O momento criativo como fazer artístico: processo de desencadeamento da atividade criativa. Principais movimentos criadores na história da arte.

3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

Os materiais plásticos e sua linguagem terapeutica. A utilização de materiais plásticos, nas diferentes técnicas artísticas, através de atelier livre e arteterapeutico. Os materiais plásticos facilitando o contato com imagens internas, esquecidas e materializadas em símbolos carregados de significados afetivos. Os materiais plásticos nos diferentes movimentos da história da arte.

4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

5 - NEUROCIÊNCIA NO CONTEXTO FAMÍLIAR

Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: células nervosas, sinapses e neurotransmissores. Neurotransmissores, drogas e patologias: interação e mecanismos. Reorganização e reequilíbrio do sujeito ao meio ambiente: a neuroplasticidade

6 - OFICINA DE ARTES

O contexto prático da Arteterapia. O atelier arteterapeutico através das diferentes linguagens expressivas e visuais da arte, dos materiais plásticos e de diferentes técnicas artísticas. Os procedimentos artísticos utilizados em Arteterapia. O fazer expressivo, o simbólico e a procura do seu significado. Os elementos visuais da arte: o ponto, a linha, o plano, a forma , a cor , a composição como forma de expressão do imaginário.

7 - PSICOPATOLOGIA

A arterapia e a doença da alma. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. O normal e o patológico. O paciente psicossomático e as contribuições do processo arterapêutico na melhoria da qualidade de vida. O material simbólico : ferramenta para o diagnóstico e para o prognóstico em pacientes psiquiátricos.Estruturação do sujeito sob a leitura lacaniana da obra de Freud.

8 - TERAPIAS EXPRESSIVAS

A arteterapia e as diferentes linguagens da arte - a dança, o teatro , a fotografia, música e o cinema - como parte do processo Arteterapêutico. As técnicas expressivas no contexto arteterapeutico. A arteterapia e suas interfaces com a arte, em suas diferentes manifestações. A expressão artística e a compreensão dos Sentimentos humanos através do processo arteterápico, a partir de uma relação integradora e organizadora da psique.


APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

  Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Compartilhe:

 

©2018 - AVM - Todos os direitos reservados.
10/12/2018 - 06:43:58