BUSCAR NO SITE:  
UCAM AVM

Pós-Graduação Presencial

ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR - VER DISCIPLINAS
Aguarde o carregamento do vídeo
 Unidade Turno Início Valor (R$) Inscrições Próx. Turma Pré-inscrição
CAMPO GRANDE SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
CENTRO 4ª NOITE 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
MÉIER 3ª NOITE 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA
NITERÓI SÁB MANHÃ 23/02/2019 13x250,00 Abertas   PREENCHER FICHA



Objetivo

Prover capacitação profissional transdisciplinar para gestão e coordenação de práticas pedagógicas , resgatando articulação no aspecto múltiplo e uno de uma Administração e Supervisão escolares, voltadas para criação de uma escola reflexiva. Promover a realização de estudos e pesquisas que se preocupem com as implicações político-ideológicas no avanço do pensamento pedagógico contemporâneo.
 

Disciplinas

1 - ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Conceitos atuais de administração educacional e de administração escolar. Conceitos essenciais da administração geral e sua aplicabilidade na administração educacional. Origens históricas das teorias de administração. A administração educacional face à administração moderna e suas diferentes abordagens. Princípios e funções da administração geral e suas especificações na administração educacional. A Administração educacional no atual contexto econômico-social e político. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. A ação administrativa e seu compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas. Estudo e análise da função da administração organização e dinâmica da escola. A escola enquanto local de trabalho: A questão da especificidade da escola, O processo de trabalho no interior da escola, A natureza do trabalho pedagógico. A função administrativa na unidade escolar: Matrizes teóricas dos estudos de Administração Escolar no Brasil, Tendências atuais de Administração Escolar no Brasil, Administração enquanto mediação, atividades-meio e atividades-fim. O cumprimento da função social da escola e as condições objetivas de trabalho: A organização do trabalho na escola diante dos fins da educação escolar, O administrador, as normas e sua aplicação, A administração financeira da unidade escolar. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar: O direito à participação nas decisões da escola: pessoal escolar, alunos, pais e comunidade, Tipos e níveis de participação na escola, Mecanismos de participação coletiva na gestão escolar. Organização político-administrativo-pedagógica da escola pública. Transformação de relações burocráticas em relações pedagógicas. O Regimento escolar e suas relações com o projeto pedagógico.

2 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

A competência Relacionamento Interpessoal e as Relações Profissionais: como conviver com personalidades, percepções e modelos mentais diferentes; Gestão dos Conflitos e Resolução de Problemas ligados à dinâmica do relacionamento com as pessoas.; Relações pessoais x metas profissionais para gerar resultados desejados. O Papel do Orientador Educacional e Pedagógico como líder integrador entre a escola, os alunos, a família e a comunidade. A Liderança como competência essencial na função de Orientador; Gerentes e líderes; Estilos de Liderança e Liderança Situacional -A importância do desenvolvimento da flexibilidade; A habilidade de dar e receber "feedbacks" e sua importância para o alcance dos resultados e melhoria do ambiente de trabalho. Comunicação Assertiva; Características das Equipes de Alto Desempenho; A competência Trabalho em Equipe e o estilo de trabalhar em grupo.

3 - FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA

Fundamentos da didática. A didática em perspectiva histórica. A didática e o processo ensino / aprendizagem: abordagens pedagógicas. A relação Professor-Aluno. Didática Fundamental: pressupostos, características. Planejamento educacional: o projeto político-pedagógico e o projeto ensino-aprendizagem. Os projetos de trabalho. A abordagem intercultural.

4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional. Disciplina desenvolvida na Secretaria Virtual.

5 - MÉTODOS DE SUPERVISÃO

Princípios e Métodos de Supervisão Escolar, Princípios da ação supervisora. Aspectos legais da supervisão. Áreas de atuação do supervisor. Funções da supervisão escolar. Atividades específicas de cada área de atuação. Etapas da supervisão. Alternativas metodológicas da práxis da supervisão. Métodos e técnicas de supervisão. supervisão - meios ou técnicas, considerações gerais, técnicas ou meios gerais, técnicas ou meios a nível de sistema, técnicas ou meios a nível de unidade escolar, integração professor - escola, treinamento em serviço de professores. A supervisão escolar sob o enfoque pesquisa-ação. Relações humanas e liderança. Ética profissional. A supervisão: construtiva, criadora, democrática e integradora. Objetivos do ensino fundamental e médio, características de cada grau de ensino. Currículo, o subsistema ensino-aprendizagem e o processo educacional. Plano de ação: planejamentos e projetos de supervisão. Implementação e implantação. Projeto coletivo.

6 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

O Planejamento Escolar e Educacional no Brasil. O processo de planejamento escolar: fundamentos, características, agentes, objetivos, relações e determinações. Aspectos políticos e técnicos do planejamento educacional. Aspectos históricos e sócio-econômicos do planejamento educacional e seus pressupostos. Centralização/descentralização. Tendências recentes do planejamento; Proposições teórico-metodológicas do planejamento convencional, do planejamento participativo e do planejamento estratégico. As práticas do planejamento participativo e do planejamento educacional. Desenvolvimento de atividades referentes ao planejamento educacional. Concepção de planejamento e de plano. Estudo e análise de propostas de Projetos Político-Pedagógicos implementados em instituições públicas de educação. Conceito de planejamento educacional. Fundamentação teórica sobre planejamento Características, princípios, requisitos e tipos de planejamento. Etapas de um plano. Montagem de diagnósticos e projetos. A questão da participação nas decisões. O controle da execução. O instrumento metodológico. A elaboração do Plano, Programa e Projeto. Elaboração de planos e projetos educacionais.

7 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

Estado, Sociedade e Educação: a gênese das políticas públicas e sua relação com a realidade social objetiva. A questão da ideologia e do poder na delimitação das políticas educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas. Organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; Políticas educacionais e legislação de ensino; estrutura e funcionamento da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Análise das políticas educacionais modernas e de suas matrizes filosófico-políticas. Estudo das políticas educacionais recentes no Brasil. Estudo do fenômeno educacional como práxis social e do conceito de cidadania e sua pluralidade interpretativa e política. Revisão histórica das políticas educacionais no Brasil. O Sistema Educacional Brasileiro, sua Legislação e Organização. Visão histórica da legislação educacional brasileira. Questões subjacentes as políticas educacionais: o público e o privado; a democratização do ensino e a qualidade da educação. Estrutura política e organização do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Concepções e desenvolvimento histórico dos movimentos sociais no Brasil e no contexto internacional. Articulação com as políticas educacionais. Caráter educativo dos movimentos sociais. Relação escolar e movimentos sociais. Relações entre o saber da prática social e o saber escolar. Movimentos sociais, educação e cidadania. Análise crítica das políticas educacionais vigentes. Lei No. 9394/96 e sua jurisprudência. Plano Nacional de Educação. Formalismo Educacional: Lei versus Prática.

8 - SUPERVISÃO ESCOLAR

Estudo crítico da origem e da evolução histórica da Supervisão Educacional no Brasil: supervisão e organização (conceitos, características, tipos e funções). Supervisão Escolar na atualidade (princípios filosóficos e objetivos educacionais). Supervisão Escolar na atualidade como mediadora da construção do conhecimento e da socialização do aluno. Supervisão escolar como porta-voz do processo de exercício da cidadania e da ética nas instituições de ensino; Supervisão Escolar e sua relação dialógica institucional na construção do Projeto-Político-Pedagógico (PPP), segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais; Supervisão e Gestão Escolar compartilhada na Administração: a valorização dos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (professores, especialistas, funcionários em suas mais variadas funções, estudantes e suas famílias/responsáveis). A ação supervisora enquanto proposta de qualidade de ensino-aprendizagem. O atual cenário da supervisão na concepção e implantação do currículo interdisciplinar como influência na construção do sujeito cidadão. A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação do ensino: a reflexão do professor sobre sua práxis em constante aperfeiçoamento. A Supervisão Escolar e o Conselho de Classe: uma visão de parcerias, trocas e reflexão sobre o ensinar e aprender; A Supervisão Escolar e seu papel no processo de avaliação da aprendizagem: a importância da conscientização dos estudantes quanto ao valor e à aplicabilidade do conhecimento em suas vidas; A Supervisão Escolar e a Comunidade Escolar: parceiros na investigação e reflexão da Legislação Escolar, Regulamentação de Pareceres e Regimentos; Os instrumentos de avaliação: princípios filosóficos e interdisciplinares de sua aplicabilidade prática no cotidiano escolar (a construção de instrumentos avaliativos segundo a realidade vigente do PPP).

9 - TEORIA DO CONHECIMENTO

A História da Educação Brasileira. Os teóricos mais expressivos da Educação. Principais Tendências Pedagógicas. A Orientação Educacional e as correntes pedagógicas.


APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

  Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.

Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30

Acesse as Unidades

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

MANUAL DO ALUNO:

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Compartilhe:

 

©2018 - AVM - Todos os direitos reservados.
11/12/2018 - 21:35:27