PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Ver disciplinas e ementas

    Objetivo

    O Curso de Especialização em ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL tem o objetivo formar e capacitar, profissionais de educação em especial da educação infantil interessados no fazer com a arte. De modo geral, o curso pretende ser um instrumento que permita, através da realização de atividades teórico-práticas, fazer da arte um instrumento reabilitador de problemas na educação Infantil. Para tal, busca fornecer informações sobre a utilização dos conceitos e técnicas de Arte como método facilitador na educação, observando e experimentando o despertar do potencial criativo do ser humano. Ao longo do curso, é adotada uma abordagem que valorize a sensibilidade e o autoconhecimento através de recursos expressivos com materiais artísticos.

    1 - HISTÓRIA DA ARTE

    OBJETIVO: Proporcionar um conhecimento mais aprofundado da arte universal; Demonstrar as inter-relações da arte com o contexto social em que estão inseridas as diversas manifestações culturais; Possibilitar um despertar para o prazer de conhecer, fruir e fazer arte; Instrumentalizar o profissional em Educação e em Saúde com conteúdos que possam enriquecer seu trabalho. EMENTA: Pré-história e antiguidade; Da idade média ao rococó; Século XIX; Século XX; Arte brasileira; Arte oriental e africana.

    2 - LINGUAGENS EXPRESSIVAS

    OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. EMENTA: Corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.

    3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

    OBJETIVO: Demonstrar os diferentes materiais e suas técnicas reconhecendo mais sobre a importância da linguagem específica de cada material e sua aplicação na educação e na saúde, além de aprender a manipular todos esses diferentes materiais, explorando suas qualidades expressivas. EMENTA: Os materiais gráficos; As tintas; As massas; Materiais duros; As colas e a colagem; Materiais alternativos.

    4 - CRIATIVIDADE

    OBJETIVO: Conhecer conceitos e definições da criatividade e seus devidos autores; identificar as barreiras que bloqueiam a criatividade e a importância de ambientes que desenvolvam o potencial criativo; identificar estratégias para desenvolver as competências e habilidades metacognitivas da motivação; verificar a influência tanto positiva quanto negativa que um líder exerce no desenvolvimento do potencial criativo das pessoas, em organizações de trabalho; destacar os aspectos que mais têm impulsionado ou inibido os processos de inovação; analisar a relação entre a Gestão da Criatividade e alguns sistemas da Administração de Recursos Humanos (RH): Seleção, Treinamento, Clima Organizacional, Motivação e Recompensas. EMENTA: Fundamentos da Criatividade; Ambiente Criativo e Barreiras à Criatividade; Motivação e Metacognição como Impulsionadores da Criatividade; Liderança para Criatividade; Criatividade para Inovação; Gestão da Criatividade na organização

    5 - DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS

    OBJETIVO: Conhecer o desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos, sua importância e aspectos evolutivos, as habilidades representacionais e as influências genéticas, sociais e culturais. Conhecer algumas fases do desenvolvimento humano e suas progressivas conquistas a partir de Piaget, Vygotsky e Wallon e suas influências no processo de aprendizagem. EMENTA: A descoberta da criança; O desenvolvimento humano; O desenvolvimento psicossocial; A contribuição de Piaget, Vygotsky e Wallon; O desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos.

    6 - DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

    OBJETIVO: Apresentar o mundo da linguagem e todo o processo de aquisição no desenvolvimento humano, um processo que pode envolver dificuldades e impasses comprometendo o aprendizado de crianças em idade escolar, por isso, propomos discussões na visão de diferentes teóricos da lingüística e da psicologia. EMENTA: O desenvolvimento da linguagem: definições, conceitos e características; Representação da linguagem; Dificuldades de comunicação e linguagem; Educação especial nas deficiências auditivas.

    7 - HABILIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Compreender a pedagogia do corpo e do movimento e conectar estas ao aprendizado da criança. Conhecer a psicomotricidade para que possa utilizá-la com os alunos no desenvolvimento e na consciência do próprio corpo. Compreender a importância do jogo e do brinquedo auxiliando o conteúdo pedagógico e a própria organização do pensamento da criança. EMENTA: Pedagogia do corpo; Pedagogia do corpo e do movimento na 1ª e na 2ª infância; Jogos e brincadeiras na aprendizagem do aluno; Psicomotricidade; Desenvolvimento motor da criança.

    8 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    OBJETIVO: Compreender as especificidades relativas à estruturação de uma creche enquanto espaço de interação social das crianças e valorizar a formação e comprometimento do profissional envolvido com creche. Conhecer e identificar o operacional das práticas educativas que conduzam e permitam à criança de 0 a 6 anos viver e conviver no mundo social. Conhecer as principais tendências pedagógicas para atendimento do planejamento curricular e das abordagens metodológicas, e destacar as mudanças significativas que se operam com o uso da Pedagogia de Projetos. EMENTA: Estrutura de uma creche, atividades e profissionais envolvidos; Estruturando as salas ambientes na Educação Infantil; Alfabetização e suas implicações relação família-escola; Construção de propostas pedagógicas: desenvolvimento de currículo, programas e atividades; O desenvolvimento de projetos em educação infantil.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância
Download Ficha de Inscrição para cursos MBA a Distância



Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.