PÓS-MBA a Distância

Resumo do Pedido

MBA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL - A DISTÂNCIA

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    Objetivo

    Oferecer aos alunos a oportunidade de refletir sobre a educação e aprendizagem no contexto organizacional das empresas públicas ou privadas, de diferentes portes e setores da economia, desenvolvendo a capacidade de gerenciar programas de aprendizagem utilizando diferentes modalidades e tecnologias. Preparar o aluno para reconhecer as relações dos programas de Educação coprporativa com os diferentes processos de gestão da organização, bem como conhecer e aplicar instrumentos que potencializem a eficiência, a eficácia, a efetividade e a economicidade dos processos de aprendizagem da organização.

    1 - GESTÃO DO CONHECIMENTO

    objetivos: Conceituar e delimitar Sociedade de Conhecimento / Sociedade da Informação; Explicitar como a competitividade é, atualmente, baseada no conhecimento; Relacionar a inteligência competitiva com a gestão do conhecimento; Traçar um histórico da Gestão de conhecimento e definir quais são seus principais conceitos; Definir Capital intelectual; definir Propriedade intelectual e proteção do conhecimento. EMENTA: Sociedade do Conhecimento; Competitividade baseada no conhecimento; Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento: histórico e principais conceitos; Capital Intelectual e Propriedade Intelectual e proteção do conhecimento.

    2 - GESTÃO DE COMPETÊNCIAS

    OBJETIVO: Reconhecer os conceitos de Competências Organizacionais e Individuais; Conhecer e utilizar métodos de Seleção por competências com critérios bem definidos de escolha.; Desenvolver um Programa de Treinamento ou Desenvolvimento, avaliando o resultado alcançado para a organização; Perceber a importância de avaliar o Desempenho para tomada de decisão, como: promoção na carreira, premiações, novos treinamentos e outras decisões importantes de melhoria relacionadas a gestão de desempenho por competências.. EMENTA: Gestão por competências; cargos, recrutamento e seleção por competências;Treinamento e desenvolvimento por competências; Avaliação de Desempenho por competências..

    3 - QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO TRABALHADOR

    OBJETIVO: Reconhecer os conceitos e abordagens fundamentais para a compreensão da Qualidade de vida; conhecer os critérios para a elaboração e implantação de um programa de QVT;Compreender o conceito da saúde do trabalho, o impacto da perda do sentido do trabalho e a importância da autoestima; Perceber a relação entre a cultura organizacional e o desenvolvimento de doenças e a diferença entre as doenças do trabalho e doenças ocupacionais;identificar doenças do trabalho, tais como: Stress, Síndrome de Burnout e o Assédio Moral e implementar práticas pedagógicas para o enfrentamento do adoecimento. EMENTA: Evolução histórica da qualidade de vida no trabalho; Programas de QVT: Planejamento e Gerenciamento; A Saúde do trabalhador e seus desafios; A cultura organizacional e o adoecimento do trabalhador; O impacto do adoecimento do trabalhador na QVT e A QVT e as práticas pedagógicas para o enfrentamento do adoecimento

    4 - EDUCAÇÃO CORPORATIVA

    OBJETIVO: explicar a evolução histórica da educação no mundo, no Brasil e na sociedade de conhecimento; apresentar a evolução e o desenvolvimento da educação nas organizações; analisar a história da Educação Corporativa e a implementação das Universidades Corporativas nas organizações; Identificar os principais indicadores para mensurar o impacto das ações de Educação Corporativa na estratégia de gestão de pessoas e nos resultados organizacionais; descrever práticas empresariais de sucesso na implantação de Universidades Corporativas no Brasil. EMENTA: Educação no mundo, na realidade Brasileira e no contexto da sociedade do conhecimento; Educação nas Organizações; Educação Corporativa: conceito, histórico, contexto e tecnologias; Educação Corporativa; Gestão de Pessoas e Gestão das Organizações e Experiências de Sucesso em Educação Corporativa.

    5 - EAD NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

    OBJETIVO: Descrever as mudanças tecnológicas e culturais da sociedade, o impacto e suas correlações; explicar o processo educativo nessa sociedade informatizada e os novos modelos de ensino-aprendizagem; apontar conceitos fundamentais para a compreensão do processo de educação a distância e educação online com a utilização de novas tecnologia de informação e comunicação (TICs); estender os conceitos e fundamentos da Educação a distância e educação online para EAD no contexto corporativo. EMENTA: Tecnologia e Sociedade; Educação na Sociedade da informação; Conceitos básicos e EaD; EaD na Educação Corporativa.

    6 - CULTURA E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

    OBJETIVO: Identificar o ambiente organizacional clássico, competitivo e globalizado; explicar os aspectos práticos das dimensões culturais na dinâmica corporativa; descrever a importância da aprendizagem organizacional; ilustrar os processos de aprendizagem organizacional na sociedade do conhecimento; apontar os aspectos estratégicos da aprendizagem organizacional. EMENTA: o ambiente organizacional; dinâmica da cultura corporativa; aprendizagem organizacional; aprendizagem organizacional na sociedade do conhecimento e Gestão estratégica da aprendizagem organizacional

    7 - CRIATIVIDADE

    OBJETIVO: Conhecer conceitos e definições da criatividade e seus devidos autores; identificar as barreiras que bloqueiam a criatividade e a importância de ambientes que desenvolvam o potencial criativo; identificar estratégias para desenvolver as competências e habilidades metacognitivas da motivação; verificar a influência tanto positiva quanto negativa que um líder exerce no desenvolvimento do potencial criativo das pessoas, em organizações de trabalho; destacar os aspectos que mais têm impulsionado ou inibido os processos de inovação; analisar a relação entre a Gestão da Criatividade e alguns sistemas da Administração de Recursos Humanos (RH): Seleção, Treinamento, Clima Organizacional, Motivação e Recompensas. EMENTA: Fundamentos da Criatividade; Ambiente Criativo e Barreiras à Criatividade; Motivação e Metacognição como Impulsionadores da Criatividade; Liderança para Criatividade; Criatividade para Inovação; Gestão da Criatividade na organização

    8 - PEDAGOGIA EMPRESARIAL

    OBJETIVO: Apresentar conceitos fundamentais da ação educativa em diferentes contextos históricos da organização do trabalho; identificar as principais concepções pedagógicas; explicar o processo de aprendizagem de adultos; analisar o perfil de e as competências consideradas essenciais pelo mercado para o trabalho efetivo do Pedagogo Empresarial; avaliar a importância do trabalho do Pedagogo Empresarial para o desenvolvimento das competências no ambiente laboral e desenvolver uma analise a respeito da importância do pedagogo empresarial para um projeto de trabalho. EMENTA: Evolução do trabalho e da pedagogia no contexto organizacional; fundamentos e concepções pedagógicas; aprendizagem de adultos no contexto organizacional; perfil de competências do pedagogo empresarial; o pedagogo empresarial e o desenvolvimento de competências; projeto educativo na empresa.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: expor sobre o sistema nervoso: nossa galáxia interna; distinguir partes do cérebro; Reconhecer a existência da plasticidade do cérebro; estudar a memória, seus tipos e funções; demonstrar a filogênese do sistema nervoso;discutir sobre a linguagem e seus distúrbios e abordar as regiões encefálicas numa visão integrada. EMENTA: Sistema nervoso: neurônios - nossa galáxia interna; plasticidade cerebral e memória; a filogênese do sistema nervoso e neurobiologia na construção da inteligência e da afetividade.

    11 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    Resumo do Pedido do Curso de Pós-Graduação

    • Curso EAD:

      MBA EM PEDAGOGIA EMPRESARIAL

      Matrícula(R$):

      0,00

      1ª Parcela:

      99,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      99,00

       

Inscrições

Podem ser feitas pelo site, por e-mail - riodejaneiro@avm.edu.br
ou por Whatsapp +55 21 96486-2679

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.