Objetivo
O Curso de Especialização em ARTES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA tem o objetivo formar e capacitar profissionais de educação interessados no fazer com a arte na educação especial. De modo geral, o curso pretende ser um instrumento que permita, através da realização de atividades teórico-práticas, fazer da arte um instrumento reabilitador de problemas na educação especial e inclusiva. Para tal, busca fornecer informações sobre a utilização dos conceitos e técnicas de Arte como método facilitador na educação, observando e experimentando o despertar do potencial criativo do ser humano. Ao longo do curso, é adotada uma abordagem que valorize a sensibilidade e o autoconhecimento através de recursos expressivos com materiais artísticos.
1 - HISTÓRIA DA ARTE
OBJETIVO: Proporcionar um conhecimento mais aprofundado da arte universal; Demonstrar as inter-relações da arte com o contexto social em que estão inseridas as diversas manifestações culturais; Possibilitar um despertar para o prazer de conhecer, fruir e fazer arte; Instrumentalizar o profissional em Educação e em Saúde com conteúdos que possam enriquecer seu trabalho. EMENTA: Pré-história e antiguidade; Da idade média ao rococó; Século XIX; Século XX; Arte brasileira; Arte oriental e africana.
2 - LINGUAGENS EXPRESSIVAS
OBJETIVO: Demonstrar as diferentes linguagens expressivas, entrando em contato com dinâmicas e conteúdos das linguagens expressivas. Apresentar as diversas formas expressivas em sintonia com o corpo e o movimento. EMENTA: Corpo e expressão; Linguagens literárias; Música; Dança; Teatro; Fotografia.
3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS
OBJETIVO: Demonstrar os diferentes materiais e suas técnicas reconhecendo mais sobre a importância da linguagem específica de cada material e sua aplicação na educação e na saúde, além de aprender a manipular todos esses diferentes materiais, explorando suas qualidades expressivas. EMENTA: Os materiais gráficos; As tintas; As massas; Materiais duros; As colas e a colagem; Materiais alternativos.
4 - CRIATIVIDADE
OBJETIVO: Conhecer conceitos e definições da criatividade e seus devidos autores; identificar as barreiras que bloqueiam a criatividade e a importância de ambientes que desenvolvam o potencial criativo; identificar estratégias para desenvolver as competências e habilidades metacognitivas da motivação; verificar a influência tanto positiva quanto negativa que um líder exerce no desenvolvimento do potencial criativo das pessoas, em organizações de trabalho; destacar os aspectos que mais têm impulsionado ou inibido os processos de inovação; analisar a relação entre a Gestão da Criatividade e alguns sistemas da Administração de Recursos Humanos (RH): Seleção, Treinamento, Clima Organizacional, Motivação e Recompensas. EMENTA: Fundamentos da Criatividade; Ambiente Criativo e Barreiras à Criatividade; Motivação e Metacognição como Impulsionadores da Criatividade; Liderança para Criatividade; Criatividade para Inovação; Gestão da Criatividade na organização
5 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA INCLUSÃO
Objetivo: Aperfeiçoar conhecimentos teóricos e práticos em Educação Inclusiva nos níveis de diagnóstico, prevenção, currículo, tecnologia, de modo a preparar o aluno para uma atuação mais eficiente na área. Ementa: O que é Inclusão?; As Perspectivas da Inclusão; Diagnóstico e Prevenção; A Construção do Conhecimento e seu Significado na Educação Inclusiva.
6 - ASPECTOS POLÍTICO-CULTURAIS DA INCLUSÃO
Objetivo: Apresentar através de outros saberes os aspectos político-culturais da inclusão, dando destaque ao âmbito jurídico, antropológico e o campo das políticas públicas. Neste sentido, abordando o papel da EJA no favorecimento da inclusão social, gerando oportunidades de relação entre educação e trabalho. Ementa: Estudos Sócio-Antropológicos dos Portadores de Necessidades Especiais; Aspectos Legais das Políticas de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais; Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Educação Inclusiva de Jovens e Adultos.
7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
Objetivo: Instrumentalizar o aluno no conhecimento das múltiplas deficiências, distúrbios comportamentais e desenvolvimento sexual dos PNEEs para que futuramente tenha condições de contribuir no aprendizado dessas crianças e adolescentes. Ementa: Educação Especial e Educação Inclusiva; Educação Especial e as Deficiências Visuais; Educação Especial nas Deficiências Auditivas; Educação Especial nas Deficiências Mentais; Educação Especial e os Distúrbios da Conduta; A Educação com os Portadores de Altas Habilidades; A Educação Especial e as Múltiplas Deficiências; Sexualidade na Educação Especial
8 - AÇÃO EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Objetivo: Oferecer aos alunos a base do conhecimento sobre as ações necessárias ao desempenho das mais diferentes atividades em Educação Inclusiva, focalizando a situação sócio-cultural atual e o papel que cabe à família e a escola em relação a mesma. Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.
9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.
Material do Curso:
WEB - OnLineQuantidade de Parcelas:
13Matrícula(R$):
0,001ª Parcela:
99,00___________
Total a pagar agora:
99,00Demais Parcelas no boleto:
12 x de 99,00Podem ser feitas por e-mail ou presencialmente Ou preenchendo o formulário da Pré-matrícula que entramos em contato - Clique Aqui.
Download Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação a Distância