Pós-Graduação/MBA a Distância - EAD

NEUROCIÊNCIA COM ÊNFASE NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR - A DISTÂNCIA

Cursos de especialização que você faz no seu tempo em qualquer plataforma.

  • Objetivo

    O Curso de NEUROCIÊNCIA COM ENFASE NO ENSINO SUPERIOR a Distância tem por objetivo formar especialistas em nível de Pós-Graduação, proporcionando conhecimento teórico referente à aprendizagem e suas interfaces. Capacitar educadores e profissionais voltados para a educação superior sobre as bases neurocientíficas de como o cérebro aprende e guarda saberes. A ênfase será dada às questões que possuem implicação direta com a atualização de práticas e técnicas voltadas para o potencial do neurodesenvolvimento, bem como identificação das alterações no processo e a atuação do especialista na função dos estímulos cognitivos, afetivos e sociais. Atuar como especialista em Neurociência no ensino superior significa analisar um processo que inclui questões metodológicas, pessoais, relacionais e socioculturais educacionais.

    1 - HISTÓRIA DAS NEUROCIÊNCIAS

    OBJETIVO: Fundamentar os estudos pedagogicos através do contexto histórico no campo das Neurociências e da Bioética aplicada à pesquisa. EMENTA: Origem e desenvolvimento histórico das Neurociências. O encéfalo e a construção do conhecimento na Grécia, no Império Romano, no século XIX. Neurociência Hoje: Noções da Neurociência Molecular, Celular e dos Sistemas comportamentais e cognitivas. Fundamentos da Bioética e as pesquisas no campo das neurociências.

    2 - FUNDAMENTOS DA NEUROANATOMIA E FISIOLOGIA DA SNC E APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Reconhecer o desenvolvimento anatomofisiológico do sistema nervoso central, perifério, autonômo, simpático e parassimpático, bem como a relação com o processo da aprendizagem e comportamento para aceitação de uma nova maneira de entender as potencilaidades cerebrais humanas a partir de uma perspectiva científica educacional. Além disso, propiciar o aprofundamento do conceito de inclusão; identificar os aspectos legais que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e discute as finalidades da educação básica, que devem ser implementadas respeitando o direito de todos. Abordar conceitos do sistema nervoso. Proporcionar reflexão acerca da plasticidade cerebral e a memória. O estudo da filogênese do sistema nervoso. A neurobiologia do conhecimento aplicada à construção da inteligência e da afetividade. Conexão da Neurociência com aprendizagem prática. EMENTA: Estruturas embriológicas do telencéfalo e diencéfalo, Córtex cerebral e áreas do neocórtex. Células Glias e bainha de mielina.Propriedades do Potencial de Ação do neurônio na organização da aprendizagem cognitiva e comportamental. Tipos de sinapses e transmissão de neurotransmissores da aprendizagem e do comportamento(sinaptogênese). Neurônios, Compartimentos neuronais, Fibra nervosa, Sinapse, Mediadores químicos, Barreiras do SN. Medula espinhal e áreas encefálicas integradas para a aprendizagem e comportamento. Morfofuncionalmente do sistema nervoso central e periférico humano; Revestimento do SNC, nervos aferentes e eferentes, sistema nervoso autônomo/periférico somático e visceral e os princípios de vascularização encefálica. Formação da Bainha de Mielina e aprendizagem. As Estruturas do SNC e organização do encéfalo e da medula espinhal (cérebro, cerebelo,tronco encefálico) estruturas cerebrais envolvidas na aprendizagem e no comportamento humano. Estudo filogenético do sistema nervoso central. Evolução dos sentidos biológicos e suas conexões neurais. Bases neurais da memória, da atenção e da aprendizagem. Modulação da memória por neurotransmissores( acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA) e por neuromoduladores e hormônios que interferem na aprendizagem.

    3 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO COGNITIVA DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL HUMANO

    OBJETIVO: Identificar as estruturas emocionais, relacionando a razão e a emoção no processo da aprendizagem e as diferentes habildades desenvolvidas e potencializadas. Reconhecer que a afetividade é a necessária para novas aquisições do aprendizado. EMENTA: Neocórtex e a Memória de Trabalho e o córtex pré-frontal na razão. O Córtex Cerebral. nas Funções Intelectuais. O Córtex e a criatividade. Mecanismos das estruturas neurais subjacentes aos comportamentos motivacionais do cérebro. Sistema Límbico. Hipotálamo e a filogênese da estrutura primitiva cerebral. Bases fisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo. Homeostase. Papel da Dopamina, Serotonina na motivação. Emoção e os Mecanismos no Encéfalo. Teorias da Emoção. Sistema Límbico, Medo e Ansiedade. Amigdala Cerebral. Circuitos Neurais da Agressão e Raiva. Hipotálamo e a Agressão. Reforço e Recompensa de dopamina no encéfalo. Síndrome da Negligência. Efeitos fisiológicos da atenção e respostas neuronais do córtex parietal. Formação Reticular, Habituação, Consciência caracterização e aspectos evolutivos instintivos e das emoções e suas estruturas neurais subjacentes do comportamento. Comportamento Adaptativo e Aprendizagem.

    4 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

    OBJETIVO: Promover uma reflexão sobre a didática e sua importância na prática do professor universitário. Analisar a relação professor-aluno. Discutir os dilemas pertinentes à prática da avaliação no cotidiano pedagógico. Oferecer alternativas metodológicas para o ensino no nível superior e refletir sobre a importância dos recursos tecnológicos como estratégias educacionais. EMENTA: A docência no ensino superior e seus desafios no contexto atual. Andragogia e Didática no ensino superior: pressupostos teóricos para a prática pedagógica. Os saberes e fazeres do docente de ensino superior. Teorias e propostas curriculares em ação no Ensino Superior. O Planejamento pedagógico, elementos, etapas, instrumentos e as contribuições didáticas nas diferentes áreas do conhecimento no ensino superior. A aula no ensino superior, o processo didático, seus elementos, a relação pedagógica e a mediação docente. As metodologias de ensino na prática pedagógica do docente de ensino superior (presencial/EAD) e a construção de aprendizagens significativas. Medida e avaliação: conceituação, concepções, funções, e a construção de diferentes instrumentos avaliativos na prática pedagógica de ensino superior.

    5 - PRÁTICA DE ENSINO

    OBJETIVOS: Conceituar planejamento educacional e sua centralidade no processo educativo. Diferenciar planejamento educacional, de currículo e de ensino. Refletir sobre o Planejamento Participativo, seus desafios e possibilidades. Estimular a compreensão do Projeto Político-Pedagógico na estruturação de uma proposta educativa. Analisar os diferentes níveis de Planejamento Educativo: Plano de Curso, Plano de Ensino e Plano de Aula. Destacar a articulação indispensável entre os programas de curso, de ensino (disciplina) e de aula.Instrumentalizar o aluno para a elaboração de um plano de ensino e um plano de aula. EMENTA: Planejamento de Ensino - Conhecimento da realidade; Determinação dos objetivos de curso/aula, Seleção dos conteúdos, Escolha de recursos (visuais/audiovisuais), Instrumentos para avaliação dos alunos, Estruturação de um plano de ensino/plano de aula; Condições para a Prática de Ensino - O professor como um comunicador, Técnicas e estratégias para o processo de ensino-aprendizagem, Auto-avaliação (o professor reflexivo); Realização da Prática de Ensino - Elaboração e execução de planos de aula: a regência, A Prática de Ensino exercida, individualmente, pelos futuros docentes.

    6 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

    OBJETIVOS: Introduzir o aluno no campo do direito aplicado à Educação com ênfase no ensino superior. Oferecer uma visão geral da legislação educacional brasileira. Discutir especificamente a forma como o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar diferentes aspectos da LDB e demais leis esparsas voltadas para a estrutura e funcionamento dos cursos de ensino superior no âmbito publico e privado. Auxiliar o aluno a refletir e se posicionar criticamente sobre a instituição universitária tomando por base o Direito Educacional. EMENTA: Introdução ao Direito: princípios básicos, fundamentos, aplicações e conceitos doutrinários do direito como ciência. Metodologia de interpretação das leis. Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A educação superior e a atual legislação educacional brasileira.

    7 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    OBJETIVO: Promover ao professor um campo de reflexões sobre seu papel no cenário político-social brasileiro. Apresentar e analisar algumas das políticas que atravessam o campo educacional no Brasil. Discutir especificamente a forma como a Educação Básica e o Ensino Superior é apresentado e discutido no texto legal. Analisar a função social da universidade, no que tange às suas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Refletir sobre o compromisso social da Universidade e seu sentido de formação para a Cidadania. EMENTA: Introdução às políticas educacionais. Políticas educacionais voltadas para a educação básica e para o ensino superior brasileiros. Finalidade e desafios da educação superior. Compromisso social da universidade. Avaliação da educação superior - SINAES.

    8 - NEUROCIÊNCIA E AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    OBJETIVO: Conceituar Educação. Reconhecer o contexto histórico da educação brasileira até a atualidade. Reconhecer os Educadores e teóricos da apendizagem e as teorias da aprendizagem. EMENTA: Bases e o contexto Histórico da Educação. A Contribuição da escola no desenvolvimento cognitivo da aprendizagem. Razão e emoção no contexto escolar. Teoria da Complexidade e da Subjetividade na organização do conhecimento. A Plasticidade Cerebral e os estímulos neurais no processo da aprendizagem. Origem do Pensamento e a formação das conexões nas estruturas neurais. Teoria das Habilidades Múltiplas e os estímulos das Inteligências. Educação Emocional. Auto-estima na aprendizagem. Teoria da Aprendizagem e os Teóricos da Educação. Processos de informações e o papel do cérebro na aprendizagem. Tendências Pedagógicas Contemporâneas.

    9 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    10 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

    • Material do Curso:

      WEB - OnLine

      Quantidade de Parcelas:

      13

      Matrícula(R$):

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    Demais parcelas em 12 x de R$99,00 no Boleto.

     

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Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

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*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.