Pós-Graduação / MBA Presencial e Remoto

Pós-Graduação / MBA Presencial e Remoto - Matrículas Online

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    Objetivo

    Oferecer aos profissionais da Educação e áreas afins, formação nas áreas de Orientação Educacional, Supervisão e Administração Educacional, com vistas a formar profissionais, que atuem como mediadores na formação e no desenvolvimento biopsicossocial e afetivo dos educandos das várias redes de ensino existentes. Neste contexto, o curso se propõe a promover reflexões e ações no ambiente escolar, ampliando as possibilidades de uma visão analítica sobre as relações e desafios da equipe, no que se refere à intervenção e ao desenvolvimento de competências que corroborem para uma gestão criativa, inovadora e colaborativa.

    Ver disciplinas e ementas

    1 - ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

    Administração educacional e Administração Escolar: histórico, conceituação, princípios e especificidades. Tendências atuais de Administração Educacional no Brasil. A função social da escola e as condições objetivas de trabalho. Ação crítica da Administração educacional, o projeto institucional e seus fins. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar. Funções da Administração educacional na organização e dinâmica escolar em espaços públicos e privados. A gestão de pessoas, dos recursos materiais e financeiros na escola. A gestão democrático-participativa: Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar. Atividade Complementar Integrada

    2 - CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

    Análise histórica, ideológica, cultural e epistemológica do currículo. Paradigmas curriculares: técnico, prático e crítico e suas implicações no processo de desenvolvimento curricular. A disciplina também apresenta e discute questões contemporâneas que envolvem o currículo relacionando-as com os aspectos legais e as atuais políticas públicas. Estudo da BNCC na educação básica e suas articulações. Atividade Complementar Integrada

    3 - DINÂMICA DAS RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

    A competência Relacionamento Interpessoal e as Relações Profissionais: como conviver com personalidades, percepções e modelos mentais diferentes; Gestão dos Conflitos e Resolução de Problemas ligados à dinâmica do relacionamento com as pessoas.; Relações pessoais x metas profissionais para gerar resultados desejados. O Papel do Orientador Educacional e Pedagógico como líder integrador entre a escola, os alunos, a família e a comunidade. A Liderança como competência essencial na função de Orientador; Gerentes e líderes; Estilos de Liderança e Liderança Situacional -A importância do desenvolvimento da flexibilidade; A habilidade de dar e receber "feedbacks" e sua importância para o alcance dos resultados e melhoria do ambiente de trabalho. Comunicação Assertiva; Características das Equipes de Alto Desempenho; A competência Trabalho em Equipe e o estilo de trabalhar em grupo.

    4 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    O Sistema Educacional Brasileiro: legislação e organização. Estrutura política e administrativa do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Análise, interpretação e aplicação da Legislação Educacional vigente: CF/1988, Lei 9.394/96, Lei 8.069/90 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Atividade Complementar Integrada

    5 - ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO

    História social da família. Família e contemporaneidade. Rotinas e dinâmicas familiares. Políticas públicas e família. Redes de inter-relação das crianças na família. Escola e família: dimensões socializantes e processos formativos.Atividade Complementar Integrada

    6 - INOVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS EM EDUCAÇÃO

    Habilidades e competências de um Gestor Educacional. Inovação em Educação. Relações Interpessoais e o espaço escolar. Estilos de liderança em Gestão Educacional. Gestão de Conflitos e criatividade. Atividade Complementar Integrada

    7 - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICA.

    História da orientação educacional e pedagógica no Brasil - Origem, desenvolvimento da orientação educacional e pedagógica no Brasil: concepções de funcionamento e formas de intervenção; A evolução da orientação educacional e pedagógica no Brasil; Aspectos legais e sua aplicabilidade na escola. O papel da Orientação Educacional/ pedagógica e os desafios enfrentados no cotidiano escolar - O trabalho docente: ações, limitações e o processo avaliativo; O educando e o processo de ensino-aprendizagem; A família, a educação, o ensinando e a escola; Planejamentos, projetos e intervenções na prática da orientação educacional e pedagógica. O Projeto Pedagógico da Escola: filosofia e construção - O modelo de educação almejada; A instituição escolar, seu perfil e seus objetivos; A construção do projeto político pedagógico. A orientação educacional e pedagógica no conselho de classe - A construção de ações coletivas em prol da comunidade escolar; A mediação de conflitos entre docentes,discentes e famílias. O currículo como instrumento de formação da cidadania - Objetivos a alcançar, a partir do currículo desenvolvido: métodos e técnicas utilizadas; A adequação do currículo ao perfil educacional dos discentes: dimensões cognitivas, afetivas e sociais; As dificuldades de aprendizagem e os transtornos de comportamento - Atuação da orientação educacional e pedagógica junto aos docentes, discentes e famílias; Adaptações curriculares às necessidades dos educandos: a inclusão; A educação de jovens e adultos.

    8 - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    A disciplina se propõe a contribuir para a formação do Orientador educacional, priorizando uma maior compreensão teórico-metodológica do processo das relações de produção de um modo geral, e particularmente na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, a disciplina pretende aprofundar os estudos que fundamentam a relação Educação e Trabalho, e o papel do educador na escola, enquanto estimulador de reflexões e ações neste âmbito. O percurso histórico da Orientação Profissional no Brasil - Perspectiva da Orientação Profissional na escola e suas dimensões na sociedade; Orientação Profissional e preparação para o mundo do trabalho; Educação, trabalho e meios de produção. Os segmentos sociais e a relação de produção na sociedade brasileira. A história do trabalho e da produção no Brasil; A Orientação Profissional e a questão da escolha profissional; Interesses, aptidões e habilidades; Escolha profissional na sociedade de classes.

    9 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    Compreender os princípios e práticas de planejamento educacional e pedagógico, analisando seus reflexos no âmbito da Gestão Escolar, aliado à reflexão sobre a tipologia e dimensões da avaliação em educação, evidenciando objetivos e aprimoramento de práticas avaliativas na ação de Gestores Educacionais. Atividade Complementar Integrada

    10 - PRATICAS INCLUSIVAS EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Conceito de Inclusão; Adaptação Curricular para os alunos com necessidades inclusivas. Política de Educação inclusiva e o trabalho pedagógico no espaço escolar. Métodos e técnicas de inclusão e de intervenção.

    11 - SUPERVISÃO EDUCACIONAL

    A coordenação pedagógica/supervisão educacional: histórico, conceitos, características e especificidades. A coordenação pedagógica: realidade e perspectivas; condições subjetivas e objetivas da ação. Supervisão educacional na atualidade: princípios filosóficos e pedagógicos. Coordenação/supervisão educacional: conhecimento, ética e cidadania. Coordenação/supervisão educacional e o Currículo: qualidade do ensino e cidadania. Gestão democrático-participativa e a coordenação/supervisão educacional: o Projeto-Político-Pedagógico (PPP) em questão. Especificidades da ação do Coordenador/Supervisor Educacional: a Legislação, Planejamento, Acompanhamento e a Avaliação do trabalho pedagógico - princípios e métodos de intervenção. Formação continuada dos profissionais de educação. Atividade Complementar Integrada

    12 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    13 - TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    Compreensão dos estilos de aprendizagem: aprendizagem normal e disfuncional; e foco nas funções cognitivas, principalmente, atenção, memória, linguagem e funções executivas (e suas alterações). Reflexão sobre a diferença entre síndromes, dificuldades e transtornos; suas comorbidades; e alterações de comportamento. Entendimento básico sobre os transtornos do neurodesenvolvimento (DSM-5): disgrafia, dislexia, disortografia, discalculia, TDAH e autismo. Experiências de flexibilidade nas metodologias docentes com formação junto aos diferentes transtornos. Organização e administração de práticas docentes inovadoras diante do conhecimento sobre os transtornos do desenvolvimento mental (Retardo Mental; Transtornos de Desafio e Conduta; Ansiedade e Fobias; Tiques; Depressão Infantil; Transtorno do Humor). Abordagens neurodidáticas a partir da percepção de alterações de comportamento emocional, cognitivo, físico, social e relacional. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais junto às demandas acadêmicas e emocionais: pensando Ansiedade e Depressão. Inclusão e Mediação Escolar: instrumentos neuropedagógicos com gestão das atividades e dos métodos de avaliação. Atividade Complementar Integrada

     

    Disponível nas Unidades:

    ENSINO REMOTO SÁB MANHÃ
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: ABR / 21

    Pós-Graduação / MBA Presencial e Remoto
    Início: 13/03/2021

    • Curso:

      ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

      1ª Parcela:

      175,00

       

      ___________

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Apenas para alunos com Graduação

Aulas 1x na Semana

Segunda a Sábado | Manhã 9h às 12h | Noite 18:30 às 21:30.

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Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial/Remoto e MBA


Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.

** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.