Pós-Graduação / MBA Presencial

Pós-Graduação / MBA Presencial - Matrículas Online

Cursos de especialização que preparam você para novos desafios na sua carreira.

Faça sua Matrícula Online pagando a 1ª parcela pelo PagSeguro. Você pode pagar o curso inteiro a Vista com 5% de desconto.

  •  

    Objetivo

    O objetivo do Curso de Administração e Supervisão Escolar da AVM é promover a capacitação de profissionais graduados nas diferentes áreas do conhecimento (Pedagogos, Professores da Educação Básica, Psicólogos, Administradores, etc.), para estudos e práticas nas áreas da Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico em espaços escolares públicos e privados, a partir de uma postura crítica, criativa e de tomada de decisões compromissadas com o fortalecimento de uma escola reflexiva, inclusiva e favorecedora de aprendizagens significativas.

    Ver disciplinas e ementas

    1 - ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

    Administração educacional e Administração Escolar: histórico, conceituação, princípios e especificidades. Tendências atuais de Administração Educacional no Brasil. A função social da escola e as condições objetivas de trabalho. Ação crítica da Administração educacional, o projeto institucional e seus fins. A autonomia da escola e a participação na gestão escolar. Funções da Administração educacional na organização e dinâmica escolar em espaços públicos e privados. A gestão de pessoas, dos recursos materiais e financeiros na escola. A gestão democrático-participativa: Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar. Atividade Complementar Integrada

    2 - CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

    Análise histórica, ideológica, cultural e epistemológica do currículo. Paradigmas curriculares: técnico, prático e crítico e suas implicações no processo de desenvolvimento curricular. A disciplina também apresenta e discute questões contemporâneas que envolvem o currículo relacionando-as com os aspectos legais e as atuais políticas públicas. Estudo da BNCC na educação básica e suas articulações. Atividade Complementar Integrada

    3 - DIREITO E LEGISLAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    O Sistema Educacional Brasileiro: legislação e organização. Estrutura política e administrativa do ensino no Brasil: o papel da União, dos Estados, dos Municípios e das instituições de ensino das redes pública e privada. Análise, interpretação e aplicação da Legislação Educacional vigente: CF/1988, Lei 9.394/96, Lei 8.069/90 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Atividade Complementar Integrada

    4 - ESCOLA, FAMÍLIA E EDUCAÇÃO

    História social da família. Família e contemporaneidade. Rotinas e dinâmicas familiares. Políticas públicas e família. Redes de inter-relação das crianças na família. Escola e família: dimensões socializantes e processos formativos.Atividade Complementar Integrada

    5 - INOVAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS EM EDUCAÇÃO

    Habilidades e competências de um Gestor Educacional. Inovação em Educação. Relações Interpessoais e o espaço escolar. Estilos de liderança em Gestão Educacional. Gestão de Conflitos e criatividade. Atividade Complementar Integrada

    6 - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

    Compreender os princípios e práticas de planejamento educacional e pedagógico, analisando seus reflexos no âmbito da Gestão Escolar, aliado à reflexão sobre a tipologia e dimensões da avaliação em educação, evidenciando objetivos e aprimoramento de práticas avaliativas na ação de Gestores Educacionais. Atividade Complementar Integrada

    7 - SUPERVISÃO EDUCACIONAL

    A coordenação pedagógica/supervisão educacional: histórico, conceitos, características e especificidades. A coordenação pedagógica: realidade e perspectivas; condições subjetivas e objetivas da ação. Supervisão educacional na atualidade: princípios filosóficos e pedagógicos. Coordenação/supervisão educacional: conhecimento, ética e cidadania. Coordenação/supervisão educacional e o Currículo: qualidade do ensino e cidadania. Gestão democrático-participativa e a coordenação/supervisão educacional: o Projeto-Político-Pedagógico (PPP) em questão. Especificidades da ação do Coordenador/Supervisor Educacional: a Legislação, Planejamento, Acompanhamento e a Avaliação do trabalho pedagógico - princípios e métodos de intervenção. Formação continuada dos profissionais de educação. Atividade Complementar Integrada

    8 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

    Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)

    9 - TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

    Compreensão dos estilos de aprendizagem: aprendizagem normal e disfuncional; e foco nas funções cognitivas, principalmente, atenção, memória, linguagem e funções executivas (e suas alterações). Reflexão sobre a diferença entre síndromes, dificuldades e transtornos; suas comorbidades; e alterações de comportamento. Entendimento básico sobre os transtornos do neurodesenvolvimento (DSM-5): disgrafia, dislexia, disortografia, discalculia, TDAH e autismo. Experiências de flexibilidade nas metodologias docentes com formação junto aos diferentes transtornos. Organização e administração de práticas docentes inovadoras diante do conhecimento sobre os transtornos do desenvolvimento mental (Retardo Mental; Transtornos de Desafio e Conduta; Ansiedade e Fobias; Tiques; Depressão Infantil; Transtorno do Humor). Abordagens neurodidáticas a partir da percepção de alterações de comportamento emocional, cognitivo, físico, social e relacional. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais junto às demandas acadêmicas e emocionais: pensando Ansiedade e Depressão. Inclusão e Mediação Escolar: instrumentos neuropedagógicos com gestão das atividades e dos métodos de avaliação. Atividade Complementar Integrada

     

    Disponível nas Unidades:

    CENTRO SÁB MANHÃ
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: OUT /20
    MÉIER 3ª NOITE
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: OUT /20

    NITERÓI SÁB MANHÃ
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: OUT /20
    NITERÓI 4ª NOITE
    Inscrições: Encerradas
    Próx turma: OUT /20

    Pós-Graduação / MBA Presencial - Início: 29/08/2020

    • Curso:

      ADMINISTRAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

      1ª Parcela:

      250,00

       

      ___________

      Valor da 1º parcela a pagar agora:

      250,00

      Demais parcelas em 12 x 250,00 no Boleto.

      ou

      A vista com 5% de desconto:

      3.087,50

       

      Formas de Pagamento:

       Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.

       Pague com boleto a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.

       Pague com Débito online a 1ª parcela de R$250,00 OU o valor total do curso a vista 3.087,50 já com 5% de desconto pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.

       

       

      Faça a Pré-Matrícula desse curso

Apenas para alunos com Graduação

Aulas 1x na Semana

Exceto o curso EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO que tem aula duas vezes na semana.
Segunda a Sábado | Manhã: De 8h às 12h | Tarde: De 13h às 17h | Noite: De 18h30 às 22h30.

Acesse as Unidades

Manual do Aluno

 Manual do Aluno - Pós-Graduação Presencial e MBA
 Manual do Aluno - DFM

Documentos necessários para inscrição

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual

* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.

** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.

*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.