Faça sua Matrícula Online pagando a 1ª parcela pelo PagSeguro. .
Objetivo
Promover a pesquisa, o diálogo e reflexões sobre o despertar artístico do ser humano no seu processo de desenvolvimento pessoal e social, salientando a importância da arte na construção dos pilares fundamentais da sociedade e de sua construção político-social-cultural. Desenvolver a capacidade cognitiva, motora e psíquica na diversidade das ações lúdicas e inclusivas desenvolvidas nas escolas ou em espaços artísticos, treinando o corpo e a mente para superar capacidades e desenvolver talentos pessoais e/ou coletivos. Pesquisar sobre a importância das artes visuais, da dança, da música, do teatro, da literatura, do cinema, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade de gênero e de corpos para o comportamento da sociedade e suas reflexões históricas estabelecendo pontes com a pedagogia. Abordar também o uso de novas mídias digitais e tecnológicas no processo de construção e desenvolvimento artístico-social-educacional.
1 - A ARTE CINEMATOGRÁFICA E AS NOVAS MIDIAS DIGITAIS
A tecnologia digital inserida na arte e a arte inserida na tecnologia digital. Novas reflexões sobre a utilização da arte no meio digital e suas performances sempre atrelada ao espaço pedagógico e à sua gerência. O estudo do cinema e sua importância cultural nacionalmente e internacionalmente. A importância das redes sociais como propulsão de artes. Criação de vídeos educativos. A tecnologia e a arte como novas frentes artísticas dos novos tempos fora e dentro da escola. Atividade Complementar Integrada.
2 - A ARTE E A CULTURA COMO SENSO CRÍTICO NA EDUCAÇÃO
Pensar a importância da arte na sociedade e na escola. Valorização das potencialidades individuais e coletivas dos alunos. Discutir sobre o currículo e as produções artísticas diferenciadas geradoras de cultura. Refletir atualmente e historicamente sobre a cultura e sua diversidade nacional e mundial estabelecendo pontes com a pedagogia. Atividade Complementar Integrada.
3 - A ARTE E A NEUROCIÊNCIA
Pesquisar sobre o cérebro como propulsor de arte e cultura. A arte como geradora de mudanças físico, mentais e afetivas. A importância da arte no desenvolvimento motor, social, mental e emocional do indivíduo e do coletivo ao qual pertence. Atividade Complementar Integrada.
4 - A LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO
Pensar a importância da escrita no processo de desenvolvimento cognitivo. Desenvolver o processo de leitura dentro da sala de aula. Criação de textos autorias. Reflexão e pensamento sobre a poesia, a narrativa e a dramaturgia. Debate e aprofundamento sobre autores negros e indígenas. Valorizar a diversidade literária e a cultura de raiz africana e indígena. Atividade Complementar Integrada.
5 - ARTE E INCLUSÃO
A arte como construtora de laços humanos-afetivos. Usar a arte como recurso de reflexão das diferenças humanas. Potencializar as diversidades de habilidades de cada aluno dentro do espaço pedagógico, principalmente no ensino infantil. Criar e pensar em jogos que tragam a inclusão como processo de reflexão no espaço pedagógico e artístico. Refletir sobre políticas de inclusão no ambiente escolar. Atividade Complementar Integrada.
6 - AS ARTES VISUAIS NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Desenvolver potencialidades visuais dentro do meio educacional. Pensar a pintura e o desenho dentro da escola e seu engajamento político. A estética corporal propulsora de liberdade no mundo contemporâneo. Experimentar a pintura clássica e a abstrata. As multiplicidades de cores e formas. A estética como manifestação política e social em luta da diversidade de gênero e de corpos. Atividade Complementar Integrada.
7 - AS LEGISLAÇÕES DA ARTE - FORA E DENTRO DA ESCOLA
Pensar a arte politicamente. Refletir sobre a discussão dos princípios da arte-educação nos currículos escolares e na política pública como um todo. Analisar a importância e a atuação do Produtor Cultural. Pensar a implementação do desenvolvimento artístico nos espaços de educação. Refletir sobre a legislação da arte comparada com outras culturas de outros países. Dialogar sobre direitos autorias. Atividade Complementar Integrada.
8 - MUSICALIZAÇÃO
Potencializar a música e o ritmo como instrumentos propulsores de habilidades artísticas. Explorar a música como ativadora de movimentos corporais expressivos e afetivos - a música como ferramenta pedagógica. A música como elemento de desenvolvimento rítmico, sensorial e cognitivo. Discutir sobre a implementação da música no contexto escolar. Experimentar as múltiplas possibilidades de ritmos e batuques se inspirando na cultura Africana e Indígena. Atividade Complementar Integrada.
9 - O CORPO E SUAS EXPRESSÕES PSICOMOTORAS
Pesquisar e desenvolver jogos corporais que trabalhem o corpo como instrumento de potencialidade ativa. Jogos corporais e expressivos. Desenvolver um olhar cuidadoso para o movimento e suas expressões na dança. O corpo como propulsor de sabedorias motoras, afetivas e cognitivas. Pensar o corpo como elemento de afetividade dentro do espaço escolar. Atividade Complementar Integrada.
10 - O TEATRO E SUAS FERRAMENTAS
Usar o teatro como instrumento pedagógico na sala de aula. Pensar as artes cênicas como ferramenta de sociabilidade. Explorar o espaço cênico e os jogos dramáticos. Desenvolver o mundo do faz de conta. Criar personagens. Desenvolver as capacidades corporais e vocais exigidas no palco. Aprofundar sobre a importância da iluminação e da sonoplastia no palco. Discutir sobre a performance na cultura moderna e contemporânea. Usar o teatro como instrumento de reflexão social e política na escola. Atividade Complementar Integrada.
11 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC
Objetivo: Instrumentalizar os alunos da especialização lato sensu, a partir de ferramentas apropriadas ao desenvolvimento de habilidades e competências individuais necessárias a sua formação acadêmica, através de uma metodologia de aprendizagem contínua, conectada ao cotidiano o que tornará possível obter resultados mais satisfatórios em sua carreira. Ementa: Produção de Artigo Acadêmico, Produção de Conteúdo para WEB, Técnicas de Apresentação, Técnicas de Oratória e Empreendedorismo. Ao concluir o Bloco de Unidades de Aprendizagem, o aluno estará apto a definir entre os 4 modelos disponíveis para produção do Trabalho de conclusão de curso: Artigo Acadêmico; Protótipo de PODCAST; Vídeo apresentação e Modelo de Negócios (método Canvas)
Curso:
ARTE E EDUCAÇÃO1ª Parcela:
175,00___________
Valor da 1º parcela a pagar agora:
175,00Demais parcelas em 12 x 175,00 no Boleto.
Pague com cartão de crédito a 1ª parcela de R$175,00 pelo PagSeguro e sendo aprovado a matrícula é liberada na hora.
Pague com boleto a 1ª parcela de R$175,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Pague com Débito online a 1ª parcela de R$175,00 pelo PagSeguro e após a confirmação do pagamento um e-mail será enviado com o link para fazer a matrícula.
Formas de Pagamento:
Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
Comprovante de residência (Xerox ou Original no nome do aluno)
1 foto 3x4 atual
* Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
** Consulte nossos programas de Complementação para ex-alunos.
*** O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.